Cuidados do motorista ao trafegar próximo de escolas e hospitais

por | ago 26, 2015 | Educação para o trânsito | 0 Comentários

cuidados do motorista ao trafegar próximo às escolas e aos hospitaisVocê sabia que no Brasil 38% das mortes acontecem devido aos atropelamentos? A estatística do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) confirma o quanto é importante adotar medidas de segurança voltadas aos pedestres. E não é diferente, quando o assunto são regiões no entorno de escolas e hospitais.

 Atenção ao conduzir seu veículo próximo a escolas e hospitais

É essencial ter muita atenção ao conduzir no entorno de escolas e hospitais.  Geralmente, estas regiões são bem sinalizadas para despertar a atenção do motorista, seja com placas ou com símbolos no asfalto. É altamente recomendado não falar ao celular enquanto se dirige. Também é indicado dirigir de acordo com a velocidade recomendada na região, que geralmente é sinalizada em placas.

 A sinalização das áreas escolares

De acordo com o Denatran, as travessias precisam ser concentradas e organizadas de forma que o motorista reduza qualquer tipo de risco. É importante ressaltar que a escolha do local, além do arranjo de passagens dos pedestres é resultado de um estudo minucioso. Da mesma forma, saiba que os locais de circulação dos ciclistas e pedestres também merecem todo um cuidado.

Segundo o site Doutor Multas, o trânsito é a principal causa de mortes de crianças entre 0 e 14 anos de idade. Por isso a atenção nestas áreas deve ser redobrada.

Legislação

O código na legislação nacional de Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, afirma, que ao conduzir em velocidade inadequada nas proximidades de locais como hospitais e escolas ou onde ocorre uma grande movimentação de pessoas com risco de dano, a pena é detenção de seis meses a um ano com possibilidade de multa. Ou seja, a legislação está ao lado do pedestre para garantir sua segurança e tranquilidade no dia a dia. Portanto, o motorista deve estar sempre atento ao dirigir em todas as vias públicas, e não apenas perto de locais como escolas e hospitais.

É muito importante adotar atitudes, como por exemplo, falar ao celular ou se distrair ao volante, já que graves acidentes podem ocorrer. Todo o cuidado ainda é pouco, quando estamos lidando com a segurança no trânsito, especialmente em locais próximos a escolas e hospitais, que exigem ainda mais atenção do condutor para evitar fatalidades.

E você, qual cuidado acha essencial quando o assunto é tráfego? Deixe sua opinião!