Fique atento! Saíram os novos prazos para cursos de instrutor, examinador, diretor geral e de ensino. Então confira agora esse post e não corra o risco de ficar desatualizado.

Cursos com o prazo prorrogado

O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, publicou a RESOLUÇÃO Nº 801, de 22 de outubro de 2020. Esta nova norma, prorroga por um ano o prazo de validade dos cursos de:

– Instrutor de trânsito;

– Instrutor de curso especializado para condutor de veículo;

– Diretor-geral de CFC;

– Diretor de ensino de CFC;

– Examinador de trânsito;

– E os respectivos cursos de atualização.

Desta forma, esses cursos, que de acordo com a Resolução 789 do CONTRAN, têm validade máxima de cinco anos, tem a sua data de vencimento prorrogadas por mais um ano, totalizando 6 anos.

categorias de cnh

Outras prorrogações

Ademais, outro prazo prorrogado também por mais um ano pela Resolução, foi o referente à utilização dos veículos de aprendizagem. Incluindo portanto:

– Para a aprendizagem na categoria A: dois veículos automotores de duas rodas, de no mínimo cento e vinte centímetros cúbicos, com câmbio mecânico. E ainda, não sendo admitida alteração da capacidade estabelecida pelo fabricante, com, no máximo, cinco anos de uso, excluído o ano de fabricação;

Para a aprendizagem na categoria B: dois veículos automotores de quatro rodas, exceto quadriciclo, com câmbio mecânico. E também, com, no máximo, oito anos de uso, excluído o ano de fabricação;

– Para a aprendizagem na categoria C: um veículo de carga com peso bruto total de, no mínimo, seis mil quilogramas, não sendo admitida alteração da capacidade estabelecida pelo fabricante, com, no máximo, quinze anos de uso, excluído o ano de fabricação;

– Para a aprendizagem na categoria D: um veículo motorizado, classificado de fábrica, tipo ônibus, com, no mínimo, sete metros e vinte centímetros de comprimento. E ainda, utilizado no transporte de passageiros, com, no máximo, quinze anos de uso, excluído o ano de fabricação; e

Para a aprendizagem na categoria E: uma combinação de veículos, cujo caminhão trator deverá ser acoplado a um reboque ou semirreboque, registrado com peso bruto total combinado  de, no mínimo 6.000 kg (seis mil quilogramas) e comprimento mínimo de 13,00 m (treze metros), com, no máximo, quinze anos de uso, excluído o ano de fabricação.

Aliás, essas prorrogações entrarão em vigor no dia 03 de novembro de 2020.

Quer saber mais?

Então confira nossos cursos de especialização e atualização! Possuímos cursos específicos para cada um desses casos elencados no post. Inscreva-se já! 

Além disso, disponibilizamos conteúdos semanais sobre trânsito e transporte em nosso canal do YouTube! Os temas são variados com vídeos de 5 a 10 minutos.

transferir pontuação

4 Comentários

  1. Givanildo

    Escutei comentários que pra abrir uma auto escola atualmente um carro e Uma moto isso procede

    • Icetran

      Givanildo,
      São várias regras para você abrir um Centro de Formação de Condutores – CFC. Sugiro ler as exigências na Resolução 789 Contran. Pode acessar pelo site http://www.denatran.gov.br, acessa Legislação, depois Resoluções, e abra a de número 789.

  2. Givanildo

    Quero saber se posso abrir uma auto escola com um carro e Uma moto apenas

    • Icetran

      Givanildo,
      São várias regras para você abrir um Centro de Formação de Condutores – CFC. Sugiro ler as exigências na Resolução 789 Contran. Pode acessar pelo site http://www.denatran.gov.br, acessa Legislação, depois Resoluções, e abra a de número 789.