Tudo sobre primeira habilitação

por | jun 8, 2016 | Primeira Habilitação | 0 Comentários

Tudo sobre Primeira HabilitaçãoTirar a primeira habilitação pode parecer um processo fácil, tenha você feito 18 anos agora ou tenha você decidido tirar a carteira depois. Mas, na verdade, existe todo um processo para se obter a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Tudo isso porque dirigir requer, antes de tudo, muita responsabilidade. A CNH é uma licença que deve ser conquistada.

Apesar de ser um processo rigoroso, não precisa ser complicado. Confira agora tudo o que você precisa saber para tirar a sua primeira habilitação:

Preparação para iniciar o processo da primeira habilitação

Antes de mais nada, para obter a primeira habilitação o candidato deve ter 18 anos ou mais, saber ler e escrever e ter CPF e RG.

O primeiro passo para iniciar o processo da primeira habilitação é fazer um agendamento no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e levar, no dia, original e cópia dos documentos (RG e CPF) e comprovante de residência de até três meses passados.  Neste momento, você também deverá optar por quais categorias irá se habilitar: se categoria A (veículos de 2 a 3 rodas), categoria B (veículos de até oito lugares) ou ambas A e B. O processo para as duas categorias é essencialmente igual, mudando apenas na prova prática.

Com o pré cadastro em mãos, são coletadas as digitais e o futuro condutor é encaminhado para o exame médico e psicológico. Nestes exames serão testadas habilidades em relação a visão, força muscular, capacidade cardíaca e respiratória e saúde mental.

Parte teórica

Para dar continuação à obtenção da carteira de motorista é preciso escolher um Centro de Formação de Condutor (CFC). Este momento é extremamente importante, principalmente, porque os CFC são locais de conscientização para a segurança no trânsito.

As aulas teóricas devem corresponder a um total de 45 horas abordando conteúdos, como legislação, infração, primeiros socorros, meio ambiente e mecânica básica. Para dar seguimento para a parte prática, o futuro condutor deve ser aprovados pela prova teórica com, no mínimo, 70% de acerto. Caso haja reprovação, o exame poderá ser refeito em um prazo de 15 dias.

Parte prática

Já a parte prática compreende 25 horas de aula, sendo 20 horas em veículo de aprendizagem- com 4 horas no período noturno- e 5 horas em simulador de direção veicular- com 1 hora de conteúdo noturno. A prática no período noturno é fundamental para que o condutor sinta mais segurança em condições adversas.

Então, finalmente, é hora da prova prática. É neste momento que a os processos para categorias A e B se modificam. Para os requerentes da carteira de motorista na categoria A são avaliadas as habilidades em um circuito fechado, já para a CNH na categoria B são avaliadas a baliza e um percurso pré determinado.

Vale ressaltar que a partir de 2016, as provas práticas para esta última categoria devem, gradualmente, passar a ser realizada por meio de videomonitoramento, ou seja, o condutor realiza a prova sozinho em um automóvel equipado com câmeras de qualidade HD e acompanhado pelo avaliador por meio do tablet. Esse novo modelo faz com que o futuro condutor fique mais tranquilo, além de facilitar caso algum requerente reprovado queira requerer recurso.

O que falta para obter a Carteira de Habilitação?

O condutor foi aprovado em todos estes exames e provas, mas, ainda assim, ele não obterá a Carteira Nacional de Habilitação. Na verdade, o que ele recebe é a Permissão para Dirigir (PPD). A carteira só será entregue ao condutor após um ano, caso ele não tenha nenhuma multa grave ou gravíssima, ou receba mais de uma vez uma multa média. Somente após este período de adaptação o condutor receberá sua primeira habilitação.

Por isso, é importante estar sempre atento, afinal, dirigir requer muita atenção e responsabilidade.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Categorias de CNH: qual é a ideal pra você? - ICETRAN - Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte - […] saber dicas de como tirar a primeira habilitação? Leia nosso artigo específico sobre o tema em nosso […]
  2. Categorias de CNH: qual é a ideal pra você? - […] saber dicas de como tirar a primeira habilitação? Leia nosso artigo específico sobre o tema em nosso blog. Posted in: Carteira de…
  3. 5 conselhos ao motorista iniciante: O que você precisa saber para andar de moto com segurança - ICETRAN - Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte - […] Também é certo de que a inexperiência pode agravar estes riscos. […]
  4. Meia embreagem perfeita: faça bonito mesmo com trânsito intenso - […] dominar a técnica, principalmente para quem tirou a primeira habilitação há pouco tempo, pode parecer […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *