Incentivar o transporte urbano sustentável pode reduzir custos na empresa

por | set 27, 2017 | mobilidade | 0 Comentários

Incentivar o transporte urbano sustentável, além de reduzir custos para as empresas, pode beneficiar a vida como um todo nas cidades.

A necessidade de ir e vir e o crescimento populacional das cidades levaram os sistemas urbanos a ficarem saturados. Um dos setores mais afetados com isso é o transporte.

Como resultado, surgem os congestionamentos, alto consumo de energia, emissões de carbono, a poluição do ar e outros problemas, que ficam mais evidentes nas áreas urbanas, principalmente quando elas concentram um número expressivo de postos de trabalho.

Ao acompanhar todos esses movimentos, fica claro perceber a influência das empresas neste cenário.

Por exercer grande influência no trânsito, em especial pelo deslocamento das pessoas de casa para o trabalho, as empresas têm papel fundamental na busca por soluções que minimizem os problemas no trânsito e os congestionamentos das cidades.

Incentivar o transporte urbano sustentável é também papel das empresas

Embora as empresas não possam controlar a forma como seus funcionários se deslocam ao trabalho, elas, em muitos casos, podem estimular essa escolha por meio dos benefícios concedidos aos seus colaboradores.

Quando uma empresa tem políticas salariais que priorizam benefícios ao uso do transporte urbano sustentável, ela pode estimular uma mudança de hábitos por parte dos funcionários.

Ao fazer isso as pessoas ganham com a melhor qualidade de vida, e as empresas, além de melhorarem sua produtividade, podem se beneficiar com a redução de custos.

Hoje, segundo um estudo realizado pela WRI Brasil Cidades Sustentáveis, as empresas empregam 60% do orçamento com deslocamento dos funcionários em políticas voltadas para o uso dos carros.

Essa realidade poderia ser bem diferente, caso existisse um maior incentivo ao uso do transporte sustentável e a criação de outras medidas de mobilidade corporativa.

Medidas de mobilidade corporativa podem beneficiar empresas e colaboradores

Como podemos perceber a adoção de estratégias de mobilidade corporativa tem o potencial de reduzir o número de viagens de automóvel com um único ocupante, e ampliar o uso do transporte urbano sustentável, como o transporte coletivo e o ônibus fretado.

Mas estas não são as únicas opções disponíveis para as empresas quando o assunto é melhorar a qualidade e a fluidez do trânsito.

Além da promoção de meios sustentáveis de transporte, as empresas poderiam estudar mudanças na jornada de trabalho e outras medidas financeiras e de suporte para melhorar este quadro.

A implementação de algumas destas medidas, segundo a pesquisa da WRI Brasil poderiam gerar uma redução bastante impactante no orçamento das empresas.

Se levarmos em conta as cobranças de estacionamento, as empresas poderiam poupar até 30%. Já se o incentivo viesse de políticas de teletrabalho (uma vez por semana) a redução poderia chegar a 20%. Do mesmo modo, se as empresas incentivassem o uso do ônibus fretado teriam uma redução de 18% no orçamento e com a isenção do desconto do vale transporte de 12%.

Justificativas mais do que plausíveis para o uso do transporte urbano sustentável e a adoção de medidas de mobilidade corporativa.

As melhorias vão além dos impactos financeiros e chegam para toda a população

Engana-se quem pensa que os benefícios do transporte urbano sustentável se limitam às empresas e os seus colaboradores.

Esta prática beneficia, em cadeia, toda a população e compõem uma lista extensa.

Cidades que são adeptas do transporte sustentável e de outras práticas que incentivam e melhoram a mobilidade urbana podem reduzir os gastos públicos com a saúde, uma vez que o número de acidentes é reduzido e a população ganha em qualidade de vida.

Por outro lado podem se beneficiar com a arrecadação de impostos, que aumenta na medida em que as pessoas se tornarem mais produtivas em seus empregos ou consomem mais serviços ao poderem se deslocar sem ficarem presas no trânsito.

Ganha-se também em educação, uma vez que as pessoas podem ampliar sua bagagem cultural podendo visitar museus, teatros, cinemas, bibliotecas, exposições, mesmo que estes locais fiquem distantes das suas residências.

Outro grande benefício está na preservação do meio ambiente. Em tempos onde a sustentabilidade é uma preocupação mundial, adotar formas de locomoção que impactem menos no meio ambiente geraria inúmeros benefícios, tanto com relação à saúde da população quanto ao próprio meio onde vivem.

Saber de tudo isso, reforça a necessidade das empresas de quebrar paradigmas, e ampliarem o seu campo de visão sobre as políticas de benefícios de transporte, para gerarem novas ideias que poderão não apenas reduzir custos, mas também melhorar a vida como um todo nas cidades.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *