Dicas para taxistas: Como fidelizar e reter seus passageiros

por | maio 11, 2016 | Taxi | 0 Comentários

fidelizar e reter seus passageirosMuitos taxistas têm se queixado do aplicativo Uber. Com seus preços mais acessíveis, ele vem desviando clientes dos motoristas de táxi em diversos estados do Brasil. Em meio a toda a polêmica sobre a regularização (ou proibição) do Uber, por enquanto a melhor solução para os taxistas é encontrar meios alternativos de recuperar e reter seus clientes. Veja neste artigo 3 dicas para taxistas fidelizar e reter seus passageiros e conseguir mais corridas.

1. Aprimore seu atendimento ao cliente

O primeiro ponto essencial para fidelizar e reter seus passageiros é a maneira como o taxista trata este cliente. Ser educado e simpático são itens obrigatórios. Mas a questão do atendimento vai um pouco além, e envolve bastante sensibilidade.

O taxista deve observar se o cliente deseja conversar ou prefere fazer a viagem em silêncio, e respeitar essa preferência para não criar um clima desconfortável durante o trajeto. Caso o cliente seja um turista e demonstre interesse, o taxista pode usar seu conhecimento da região para oferecer informações úteis.

Na hora do embarque e desembarque, estar atento às malas do cliente também é importante; deixar que ele as carregue completamente sozinho causa uma impressão negativa, de preguiça ou má vontade. E, quando a corrida terminar, é importante não sair correndo para a próxima; ao menos, use um minuto para agradecer o cliente e colocar-se à disposição para outras oportunidades. Um cartão de visitas com seus contatos é muito útil neste momento final.

2. Garanta as condições do seu instrumento de trabalho

Quem trabalha como taxista possui dois instrumentos de trabalho: o carro e a sua própria imagem. É importante zelar por ambos. Lembre-se de que o cliente irá levar estes critérios em consideração na hora de chamá-lo – ou não – para a próxima corrida. A aparência, tanto do veículo quanto do condutor, certamente são ítens para serem levados em conta na hora de fidelizar e reter seus passageiros.

O carro, é claro, passa por inspeções periódicas. Do contrário, não pode receber a licença necessária para operar. Porém, não são apenas os aspectos mecânicos que importam; é preciso realizar também a manutenção estética do veículo. Isso inclui manter os bancos limpos, recolher qualquer lixo do chão, cuidar do estofado dos assentos, utilizar um desodorizador de carros e, obviamente, lavar o carro periodicamente.

Quanto à aparência do taxista, algumas empresas de taxi adotaram a uniformização. É uma solução prática e garante uma impressão bem profissional, que agrada os clientes. Mesmo que você não deseje adotar um uniforme, o uso de trajes mais sociais é importante, evitando trabalhar de regata, bermuda, camisa aberta, por exemplo. Além disso, é importante atentar aos cabelos, barba e unhas. Mesmo que o taxista trabalhe atrás de um volante, ele deve encarar sua imagem no emprego com a mesma seriedade de um funcionário de escritório.

3. Ofereça algo a mais para fidelizar e reter seus passageiros

Neste item, é a criatividade e a disposição do taxista para agradar que irão fazer a diferença na hora de fidelizar e reter seus passageiros. Reflita e descubra o que você pode oferecer, que agregue valor ao seu serviço.

Alguns taxistas atendem clientes em outro idioma, e conseguem fidelizar o público executivo, já que as empresas buscam motoristas bilíngues para levar e trazer seus diretores, investidores e clientes que vêm do exterior. Aliás, algumas escolas de idiomas já oferecem Inglês e Espanhol voltado para taxistas.

Nessa mesma intenção de “oferecer algo mais”, quem trabalha como taxista pode abastecer seu carro com água, chocolates e biscoitos para os passageiros, como cortesia. É uma forma de deixar a viagem mais agradável e menos cansativa. Revistas e jornais também atendem a esse propósito.

Pensando na falta de tempo das pessoas, e em sua necessidade de permanecer sempre conectados, outra dica útil para os taxistas é oferecer carregadores de bateria e internet wifi no veículo.

Resultados pela fidelização, não pelo preço

Lembre-se: fazer algo a mais é uma estratégia eficiente para garantir a fidelização e até mesmo a atração de novos passageiros. É preciso implementar essa estratégia de maneira constante, visando o benefício do cliente. Assim você poderá ver resultados em um prazo relativamente curto.

Quer mais dicas para trabalhar como taxista? Leia os outros artigo do blog do Icetran voltados para sua área.