Principais serviços oferecidos em um Centro de Formação de Condutores

por | jun 29, 2016 | Autoescola | 0 Comentários

Serviços oferecidos em um Centro de Formação de CondutoresAs Autoescolas, ou Centro de Formação de Condutores, são escolas credenciadas para capacitar condutores e futuros condutores por meio de aulas teóricas e práticas conforme descrito por lei.  Existem duas classificações de CFCs: o CFC A, que realiza cursos teóricos, provas de renovação e reciclagem; e CFC B, que realiza a aplicação de cursos práticos de direção.

Antigamente conhecidos como autoescolas, passaram a chamar Centro de Formação de Condutores após uma resolução do CONTRAN, isso porque a própria legislação de trânsito passou a exigir maior variedade de serviços, além da primeira habilitação.

Você conhece os principais serviços oferecidos em um Centro de Formação de Condutores?

Primeira Habilitação

Assim como era previsto nas autoescolas, o Centro de Formação de Condutores é responsável pelos cursos que habilitam condutores nas categorias “A”, “B” ou “A e B”, ou seja, a primeira habilitação. O processo pode durar o período de um ano, mas só estão aptos a iniciar as aulas pessoas que foram aprovadas no teste médico e psicológico.

O curso teórico tem carga horária mínima de 45 horas. O conteúdo aborda legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, noções de meio ambiente e convívio social e noções sobre o funcionamento de veículos.

Já o curso prático tem carga horária de 25 horas, dividido em aulas em veículo de aprendizagem (duração de 20 horas) e aulas em simulador de direção (duração de 5 horas). Tanto a primeira, quanto a segunda devem ter práticas noturnas e diurnas, no caso da simulação o conteúdo deve ser nas duas situações.

Adição de Categoria

O condutor que já tirou sua habilitação numa autoescola ou Centro de Formação de Condutores na categoria A ou B, mas pretende ter as duas, não precisa passar por todo o processo novamente. Para essa finalidade bastam 15 aulas práticas da nova categoria a ser adicionada, sem a necessidade de realizar aulas teóricas novamente.

Troca de categoria

Para se obter as categorias “C”, “D” e “E” é preciso já ser habilitado em outra categoria específica. Saiba qual categoria de CNH é ideal para você!

Para o condutor que deseja obter a categoria “C” é preciso estar habilitado há pelo menos um ano na categoria “B”; para obter a “D” é preciso estar habilitado na “C” há pelo menos um ano e na B há pelo menos dois; e para obter a “E” é preciso ser habilitado há pelo menos um ano na “C” ou na “D”. Seja qual for a categoria que o condutor deseja obter, deverá ser realizado um curso prático de 15 horas em um Centro de Formação de Condutores credenciado.

Fique ligado! Nem todo Centro de Formação de Condutores está habilitados para cursos das categorias “C”, “D” e “E”!

Curso de atualização

A renovação da CNH deve ser feita entre um mês antes e um mês depois da data do vencimento. Caso a carteira tenha sido tirada antes de 1999, o condutor que não quiser fazer uma prova, deverá realizar um curso de 15 horas sobre Direção Defensiva e Primeiros Socorros em um Centro de Formação de Condutores. Esta modalidade de curso pode ser realizada em EaD.

Curso de Reciclagem

Condutores que tiveram seu direito de dirigir suspenso por determinadas infrações ou somaram 20 pontos ativos na habilitação deverão realizar o curso de reciclagem para condutores. Este curso pode ser realizado em um Centro de Formação de Condutores ou de forma online, porém, modalidade EAD (online) ainda não está disponível em todos os estados do Brasil. São 30 horas de aula, sendo oito sobre direção defensiva, quatro sobre primeiros socorros, doze de legislação de trânsito e seis de relacionamento interpessoal. Para saber como funciona o Curso de Reciclagem online, temos este outro artigo que trata especificamente deste assunto.

Quer saber mais sobre cursos na área de trânsito? Acompanhe nosso blog ou visite nosso site para ver todos os cursos que temos disponíveis.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *