Semana Nacional do Trânsito começa dia 18 em todo o país!

por | set 12, 2018 | Educação para o trânsito | 0 Comentários

Semana Nacional do Trânsito

Com o mote “Nós somos o trânsito”, a ação tem o objetivo de envolver diretamente a sociedade e propor uma reflexão sob uma nova forma de encarar a mobilidade.

A semana Nacional do Trânsito, que é comemorada todos os anos de 18 a 25 de setembro, foi criada pela Lei 9.503/97, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.

O objetivo dela é a promoção de ações educativas, pelos órgãos de trânsito e pela sociedade como um todo. Ou seja, trata-se de um estímulo a todos os condutores, pedestres e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro.

A cada ano, o CONTRAN escolhe um tema para a Semana Nacional do Trânsito. E o tema escolhido para 2018 é: “Nós somos o trânsito”.

O mote acompanha o tema do Movimento Maio Amarelo, que foi discutido com a Associação Nacional de DETRANS (AND) e apresentado em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

O tema da campanha em 2018: “nós somos o trânsito”

O tema escolhido para 2018, que acompanha as ações educativas desenvolvidas durante todo o ano, visa conscientizar sobre a responsabilidade que cada um de nós tem para um trânsito mais seguro.

Sobretudo porque 90% dos acidentes, segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como motivação as falhas humanas. Em especial, a imperícia, a imprudência e a desatenção.

Ou seja: a maior parte dos acidentes não acontece. Mas sim, são consequências de escolhas inadequadas ou arriscadas.

Respeito no trânsito. Uma via de mão dupla

Os dados apresentados não deixam dúvidas de que todos nós temos uma parcela de responsabilidade por um trânsito mais humano e menos violento.

Afinal, as atitudes que tomamos no trânsito são fruto das nossas escolhas.

Logo, a opção de manusear ou não o celular enquanto dirigimos é totalmente nossa. Somos nós que decidimos se vamos ou não beber antes de pegar o volante. Assim como, também podemos decidir sobre a velocidade que nosso carro vai pegar e ainda se vamos obedecer ou não as leis de trânsito.

Em resumo: somos nós que escolhemos se vamos ou não colocar a nossa vida e a dos outros em risco. Assim como, machucar, entristecer e deixar nas pessoas marcas dolorosas para o resto de suas vidas. Tudo é uma consequência das escolhas que cada um de nós faz no trânsito.

Portanto, escolha pela gentileza e pela paz no trânsito. Seja você o trânsito seguro!

Participe das comemorações da Semana Nacional do Trânsito

A abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito já tem data definida: será no dia 18 de setembro e deve se estender de norte a sul do Brasil.

A programação como um todo será direcionada a conscientização para a maior segurança no trânsito. Assim como, o incentivo à mudança de comportamento de todos que transitam nesse espaço.

Portanto, durante a semana serão realizadas blitzes educativas e outras atividades. Todas abordando sobre a importância da direção defensiva e o respeito às leis de trânsito. Incluindo orientações sobre regras de circulação, o respeito ao ciclista e o uso do celular no trânsito. Mas também sobre o consumo de álcool e direção, entre outros tópicos.

As ações acontecerão em todo o país em vias públicas, escolas, parques, instituições públicas e privadas. Nestes locais, além de abordagens e exposições, materiais educativos alertarão para o tema conscientizando motoristas e pedestres.

Confira a programação idealizada pelo ICETRAN

Para ficar por dentro da programação completa, idealizada pelo ICETRAN para a cidade de Florianópolis, basta acompanhar as notícias divulgadas no site da Instituição.

Participe você também e faça a sua parte. Como diz o slogan da campanha da década de ação pela segurança no trânsito 2011-2020: juntos podemos salvar milhões de vidas! A exemplo de anos anteriores, a experiência promete ser gratificante!