Se você tem carteira de motorista é sua obrigação dirigir com segurança, cuidando não só de você, mas do outro também. Porém, com toda esta correria que vivemos, em nosso dia a dia, temos pressa para chegar em nossos compromissos, reuniões, tarefas e viagens. Com todas estas atribuição, é comum o condutor não dar importância para um item de extrema importância: o nosso corpo. Por isto, no artigo de hoje, abordaremos alguns cuidados essenciais que todo o motorista deve ter com o corpo e também com a saúde. Acompanhe:
Limites do corpo
Você sabia que devemos dirigir somente quando o nosso corpo tem condições para executar esta tarefa? Não é à toa que quem sofre de labirintite, por exemplo, e tem crises de tontura precisa evitar dirigir, durante estes períodos, devido à grande possibilidade de sofrer e causar acidentes. Então, você deve respeitar o limite do seu corpo.
Ingestão de bebida alcoólica x direção
O problema se agrava quando as pessoas insistem em ingerir bebida alcóolica e, logo em seguida, dirigem colocando em risco a vida do motorista e dos outros que não tem nada a ver este ato de irresponsabilidade. Bebida alcoólica e direção é uma combinação que não dá certo. Afinal, muitos acidentes e mortes foram causados devido a esta atitude imprudente.
Boa noite de sono
Muitos acidentes ocorrem na estrada, durante as viagens. Para viajar bem e sem preocupação, recomenda-se uma boa noite de sono para evitar fadiga e cansaço ao pegar a direção.
Uso de medicamentos
Às vezes, o uso de medicamentos ao dirigir deve ser evitado para que a segurança não seja comprometida. Alguns destes tem como efeito a sonolência (leia sempre a bula). A saúde no trânsito exige que você se cuide, principalmente ao fazer trajetos mais longos e demorados. O melhor que você deve fazer é esperar passar esse “efeito colateral” e dirigir sempre na companhia de alguém habilitado para que possam dividir a direção.
Visita anual ao oftalmologista
Outro aspecto acerca da saúde no trânsito é a sua visão. Você já fez a sua consulta anual ao oftalmologista? Enxergar bem é imprescindível para evitar acidentes e fazer uma viagem segura.
Uso de drogas
O uso de drogas é de extremo prejuízo à saúde e, deve ser mantido longe da direção, uma vez que confunde os seus sentidos e aguça outros, podendo deixar você confuso e lento para os reflexos de direção.
Fique atento: Você deve-se evitar dirigir, mesmo quando estiver apenas com náuseas. Este sintoma pode levar você a passar mal e perder o controle da direção.
Gostou do artigo de hoje? Tem alguma sugestão ou quer compartilhar a sua experiência conosco? Deixe sua mensagem aqui nos comentários!
Idosos na direção: até que idade podemos dirigir? - ICETRAN
[…] com o avanço da idade nosso organismo pode apresentar algumas fragilidades e é importante ficarmos atentos a estes sintomas para não comprometer a segurança nas […]
Entenda como você pode evitar os perigos de dirigir com sono
[…] Apesar das evidências confirmarem os perigos de dirigir com sono, muitos motoristas ignoram os riscos e continuam pegando o volante mesmo nestas condições. As consequências desse ato, como você já sabe, podem ser trágicas. […]
O que fazer em caso de pane no carro? - ICETRAN - Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte
[…] pane no carro, até porque ela pode acarretar em diversos outros transtornos no trânsito que podem colocar em risco a sua segurança, a dos seus passageiros e a dos outros […]
5 dicas para evitar acidentes de trânsito e não ser multado
[…] tolerância é zero, por isso nem adianta dizer que foi só uma latinha. Entre as dicas para evitar acidentes de trânsito, essa salva vidas: a bebida alcoólica reduz os reflexos e a atenção, então beber e dirigir, […]
Mortes em rodovias federais nos feriados de fim de ano
[…] Segurança no Trânsito e Saúde […]