Como você, motorista, pode ajudar na segurança do transporte coletivo

por | ago 15, 2018 | Direção Defensiva | 0 Comentários

transporte coletivo

O condutor de veículo de transporte coletivo tem muitas responsabilidades no trânsito. Portanto deve respeitar as leis, os limites do seu corpo e do veículo.

Estar atento e respeitar as leis de trânsito são requisitos essenciais para qualquer motorista. Sobretudo para o motorista do transporte coletivo de passageiros.

Segundo o programa Volvo de Segurança no Trânsito, as principais causas dos acidentes envolvendo ônibus são a falta de atenção e a não manutenção da distância segura do veículo da frente.

A boa notícia é que estes acidentes podem ser evitados com gestos simples e a prática da direção defensiva. São atitudes do bem como estas que, no trânsito, fazem a diferença. E podem aumentar a segurança de todos, dentro e fora do veículo.

Dicas para motoristas do transporte coletivo ao volante

A prática da direção defensiva é um hábito que deve ser tomado por todo aquele que conduz um veículo. Sobretudo, aquele que tem como prioridade a vida e a redução de acidentes nas estradas.

Ainda assim, cabe ao motorista profissional, na qual incluímos também o motorista de ônibus, reforçar além destes, outros cuidados.

Entre eles, podemos citar a preocupação com multas, os danos com veículos e até indenizações em caso de vítimas, uma vez que tudo isso pode comprometer imensamente o exercício da sua profissão.

Por isso, a título de reflexão, listamos algumas dicas importantes que você, enquanto motorista do transporte coletivo, deve levar a sério.

Use essa informação como fonte de inspiração para aumentar a sua segurança e dos seus passageiros!

Conduza de forma prudente e tranquila

O motorista de ônibus deve ter consciência da sua responsabilidade ao volante. Portanto, deve se manter atento à via e utilizar os equipamentos de segurança – além de exigir daqueles que transporta que também os utilizem.

Do mesmo modo, deve antecipar-se ao perigo, sabendo como proceder em uma situação adversa, que possa de alguma maneira prejudicar a dirigibilidade do veículo.

Respeite as regras de trânsito e os regulamentos internos

O trânsito é o local de trabalho do motorista, portanto, ele deve conhecer as leis, respeitar os seus limites e os limites do veículo.

Da mesma forma, deve respeitar os regulamentos internos da empresa para a qual presta serviços. Evitando neste caso, prejuízos financeiros e danos de ordem legal.

Esteja preparado física e emocionalmente

O motorista do transporte coletivo costuma passar muitas horas no trânsito. Por isso, é recomendado que ele adote uma postura positiva, esteja bem disposto física e emocionalmente para evitar desgastes.

Assim, deve respeitar os limites do seu corpo, jamais dirigir com sono, sob efeito de álcool ou ainda enquanto estiver fazendo uso de medicamentos que possam comprometer a segurança nas vias.

Até porque, condutores cansados, com dores e até problemas familiares, quando não acompanhados, estão mais sujeitos a cometer erros no trânsito.

Respeite os demais veículos e pessoas no trânsito

Assim como o motorista de ônibus deve zelar pela sua saúde física e emocional, deve também primar por uma boa convivência no trânsito.

Portanto, não deve se envolver em brigas e outras confusões nas vias, mantendo um baixo nível de estresse.

Zele pela boa manutenção do veículo

É de responsabilidade do motorista do transporte coletivo verificar e comunicar as condições do veículo. E ainda, zelar pela boa manutenção, recolhendo os ônibus que apresentem defeitos.

Tudo isso para garantir que todos cheguem bem ao seu destino, sejam eles pedestres, ciclistas e demais motoristas que cruzam o seu caminho.

Cursos ajudam aprimorar as habilidades dos condutores

Como você pode ver, praticar a direção segura é essencial para evitar acidentes. Mas também, proteger tanto o motorista de ônibus quanto seus passageiros de acidentes e outros danos.

Mas, queremos que você saiba que estes procedimentos são apenas os primeiros passos para uma bela trajetória profissional. E você pode, e deve ir muito além deles.

Para aprimorar tais habilidades, um caminho de sucesso são os cursos especializados que no seu caso são voltados à condução de veículos de transporte coletivo de passageiros.

O curso é feito 100% online. E você pode estudar onde e quando quiser, diretamente de seu computador, tablet ou celular!

E aí, gostou das dicas para aumentar a segurança no transporte coletivo? E você, motorista, já adota alguma das precauções que listamos neste artigo? Deixe o seu comentário!