Portadores de necessidades especiais: Entenda a Resolução 304 sobre regulamentação das vagas

por | fev 3, 2016 | Portadores de necessidade | 2 Comentários

Portadores de necessidades especiais - resolução 304Quem é portador de deficiência e tem dificuldades de locomoção, sabe quanto o dia a dia destes indivíduos é repleto de obstáculos e desafios. A resolução 304 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) regulamenta as vagas de estacionamento, definidas em Lei, para Portadores de Necessidades Especiais.

O que é a resolução 304?

Considerando a necessidade de uniformizar, em âmbito nacional, os procedimentos para sinalização e fiscalização do uso de vagas regulamentadas para estacionamento exclusivo de veículos utilizados no transporte de Portadores de Necessidades Especiais ou deficiência e com dificuldade de locomoção, o Contran publicou a resolução 304, em 2008, que regulamenta as vagas de estacionamento definidas na Lei n° 10.098/00:

  • As vagas reservadas para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção serão sinalizadas pelo órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via utilizando o sinal de regulamentação R-6b “Estacionamento regulamentado”;
  • Para usufruir das vagas reservadas, os beneficiários devem portar credencial emitida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito do município de domicílio.

Como Portadores de Necessidades Especiais podem obter a credencial?

A credencial precisa ser solicitada à entidade ou ao órgão competente de trânsito da localidade de domicílio da pessoa interessada no procedimento. Tem direito à credencial as pessoas com deficiência ou com dificuldade para se locomover, conforme a Resolução do CONTRAN nº 304/08 e a Lei Federal nº 10098/00, Decreto nº 5296/2004 e os idosos, de acordo com a Resolução do CONTRAN Nº 303/08 e a Lei Federal nº 10741/03.

Vale ressaltar que, o condutor precisa portar a credencial e posicioná-la em uma área visível em seu automóvel, como, por exemplo, sobre o painel do carro.

Lei 13.146 de 6.7.2015

Em julho de 2015 foi publicada a Lei 13.146, que apresenta alterações significativas em artigos do Código de Trânsito Brasileiro e melhor define as questões de mobilidade e inclusão das pessoas que são Portadores de Necessidades Especiais ou que tenham algum tipo de dificuldade de locomoção no espaço público.

Link para a acesso a Lei 13.146/2015

2 Comentários

  1. Guilherme

    Caso ja possuo autorização por portar deficiencia em uma das pernas. Recebida pela receita federal.

    Esta tem valor para utilizar na Receita Estadual.

    Responder
  2. Arlan Amaral

    Fui multado hj por estacionar em vaga de deficiente,que não estava sinalizada e a placa que dizia ser vaga de deficiente estava a 3mts de distância de onde estacionei,e não tinha mais nenhuma vaga de deficiente,só a que meu carro estava parado,achei muito mal sinalizada,se tivesse visto a placa na frente da vaga ou do lado não teria estacionado

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Oferecer vagas de estacionamento privado para clientes é permitido? - […] A lei restringe que espaços de recuo paralelos à via sejam reservados apenas para ambulâncias, viaturas, idosos ou deficientes.…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *