Perdi minha CNH: O que devo fazer para solicitar a segunda via da CNH?

por | nov 14, 2018 | CNH | 61 Comentários

Perdi minha CNH

Perdi minha CNH, e agora? Por mais que ninguém queira fazer essa pergunta, a verdade é que imprevistos acontecem e, por incrível que pareça, solicitar a segunda via da CNH pode ser mais fácil do que as pessoas imaginam.

Afinal, como já abordamos recentemente em outro texto do Blog, a CNH é documento obrigatório para qualquer pessoa que estiver conduzindo um veículo no Brasil. A não apresentação da Carteira Nacional de Habilitação implica em multa e a apreensão do veículo.

Perdi minha CNH, e agora? Preciso solicitar a segunda via?

A CNH é um documento importante por se tratar da licença para dirigir veículos automotores e também por ser um documento pessoal de identificação. Portanto, sua perda ou extravio recomendam a adoção de algumas medidas que devem ser tomadas imediatamente a fim de evitar complicações no futuro.

Depois, basta seguir os passos abaixo para que em algumas semanas você já ter a sua nova CNH e estar habilitado para dirigir novamente.

perdi minha cnh

1. Procure uma delegacia da Polícia Civil

Após procurar a CNH por todos os lugares possíveis e certificar-se de que ela está realmente perdida, é imprescindível levar os seus documentos pessoais (RG e CPF) à uma delegacia da Polícia Civil mais próxima para que um Boletim de Ocorrência (B.O.) seja registrado. Este Boletim de Ocorrência, além de evitar problemas no futuro, caso alguém use sua CNH de má fé, também pode ser necessário na hora de solicitar a segunda via da CNH na unidade do Detran em sua cidade.

2. Certifique-se que você está habilitado para tirar uma segunda via da CNH

Se eu perdi minha CNH, posso, mesmo assim perder o direito de dirigir? Sim, apesar da solicitação de uma segunda via da CNH ser um procedimento relativamente simples, existem algumas condições que precisam estar em dia. São elas:

  • Não estar com a CNH vencida (Caso esteja, o procedimento adequado é solicitar a renovação e não a emissão de uma segunda via);
  • Efetuar o pedido no estado da federação onde ela foi emitida. É possível fazer em estado diferente mas o procedimento é mais complexo e demorado;
  • Não possuir pagamentos pendentes com o Detran (IPVA, licenciamentos, multas, etc.).

perdi minha cnh

3. Reúna todos os documentos necessários para solicitar a segunda via da CNH

Para evitar atrasos, é recomendado ter em mãos os seguintes documentos:

  •  RG, Passaporte ou Carteira de Trabalho;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência (Cópia e original);
  • Foto 3×4 (quando a mesma for exigida. Em alguns estados ela é tirada pelo órgão de trânsito no ato do pedido);
  • Boletim de Ocorrência com o registro da perda, furto ou extravio.

4. Solicite a sua segunda via da CNH

Atualmente existem duas maneiras de solicitar a segunda via da CNH: pela internet ou presencialmente no Detran do estado onde ela foi emitida.

Retirar a CNH pela internet certamente é mais cômodo. No entanto, nem todos os Estados do Brasil possuem essa opção no site. Muitos deles apenas dão instruções sobre como recorrer.

Para saber se o Detran de seu Estado permite a solicitação da segunda via da CNH pela internet, basta entrar no site oficial e procurar pela opção, que geralmente é encontrado nos menus como “Serviços ao Motorista”, Serviços para Habilitação”, etc.

Se não for possível solicitar pela internet, o condutor deverá comparecer à unidade do Detran de sua cidade. No local, com os documentos em mãos, é só preencher os formulários de requerimento.

Observação: Caso não exista uma unidade do Detran perto de sua cidade, uma opção é procurar a Delegacia da Polícia Civil mais próxima.

perdi minha cnh

CNH Digital pode garantir mais segurança

Quem deseja minimizar os riscos de perda pode contar com a ajuda da tecnologia para isso. A solução está na CNH-e, um aplicativo móbile que chegou para trazer mais segurança e comodidade aos motoristas. Nesse App o recurso digital tem o mesmo valor jurídico da versão impressa. Portanto, se você quiser, pode deixar a CNH de papel em casa e levar consigo apenas a versão digital. Desde que você leve consigo o seu Smartphone.

A solução está disponível tanto na Google Play Store quanto na App Store. Nela, são armazenados todos os dados da versão impressa, inclusive foto e QT Code, que garante a autenticidade do documento.

Para saber mais acesse o site do DENATRAN. Lá você encontra tudo o que você precisa saber para aderir a CNH-e. A página reúne, além de respostas para as perguntas mais frequentes, um tutorial bem explicativo que ensina o passa a passo desse processo. Vale a pena conferir.

Então, conseguimos tirar a sua dúvida sobre como retirar a segunda via da CNH? Se não, sinta-se à vontade para deixar seus comentários ou fazer sua pergunta específicas. 

61 Comentários

  1. Edeson Dos Santos Silva Dedé

    esclareceu todas as dúvidas, obrigado.

    Responder
  2. Regiano Costa

    muito bom.

    Responder
  3. Patricia Freire

    Perdi minha habilitacao E esta perto.de vence que faco

    Responder
  4. Rafaela

    Quanto tempo demora pra vir a nova carteira?

    Responder
  5. Evelyn

    E se ela for provisória?

    Responder
  6. Madson

    Me tira essa dúvida como eu perdi a minha habilitação e tou com todos os documentos e o B.O eu solicitando a segunda via pela internet eu tenho que pagar ? E depois que eu pagar estar tudo resolvido é só esperar em casa ?

    Responder
    • Icetran

      Olá Madson. Seria interessante você acessar o site do DETRAN do seu Estado para verificar o procedimento correto. Para cada estado pode haver uma legislação diferente. Neste artigo mencionamos de uma forma mais generalizada, por isso você deve se dirigir até o DETRAN.

      Responder
  7. Giane

    Minha cnh esta vencida ,,só que eu perdi e queria renovar como faço ?

    Responder
  8. Marcos Crispim dos Santos

    Eu perdi a minha categoria CNH A , mais eu tinha duas porque eu adicionei para abrir AB aí eu perdi CNH A mas eu não dei queixa de de peido perdi o que eu faço agora

    Responder
  9. Jean

    Meu pai perdeu a cnh fais uns cinco ano e nao renovou nada e do modelo antigo ainda oq temos que fazer. Tirar outra ou dah para consegui recuperar

    Responder
  10. Luiz Augusto dos santos Lopes

    Quanto tá pra recupera cnh 2via

    Responder
  11. Vânia emilia Carlota

    Eu perdi a minha habilitação qual o valor que vou paga

    Responder
  12. Letícia Castro Lôla Oliveira

    No site do DETRAN, pra solicitar a segunda via da CNH, é solicitado o número do registro. Mas se eu perdi o documento, não tenho mais o número do registro. Será que presencialmente é possível tirar a segunda via ainda?

    Responder
  13. Rita Rodrigues de Sousa

    Qual o procedimento eu deva tomar?
    roubaram a minha cnh provisória e eu não sei o numero do registro.
    como que eu faço para pedi uma outra? Sendo que ela vai vencer agora em agosto.
    seria melhor eu esperar para pedir a definitiva?

    Responder
    • Icetran

      Olá Rita,

      A orientação é que se procure imediatamente o Detran para emissão de uma segunda via. Importante registrar Boletim de Ocorrência da perda do documento e também não dirigir enquanto estiver com o novo documento. Caso você decida aguardar o vencimento da PPD, não dirija, registre o Boletim de Ocorrência e procure o Detran assim que chegar a data para solicitar a impressão da CNH.

      Responder
  14. Edno Ferreira da Silva

    Perdi minha CNH em uma enchente onde morava a 15anos atrás e agora queria tirar outra mas estou sem saber como é o que fazer alguém pode me orientar por favor obrigado

    Responder
    • Icetran

      Olá Edno,

      Dirija-se até o DETRAN e solicite uma 2º via da sua CNH.

      Responder
  15. Tatiana

    Minha CNH tirei em Mairiporã mas ultimamente moro na Bahia e perdi todos os documentos……..o que devo fazer??

    Responder
    • Icetran

      Olá Tatiana,

      Você precisa ir ao DETRAN da sua região e solicitar uma transferência de processo para o local do seu domicílio.

      Responder
  16. Juracy

    Satisfatório

    Responder
  17. Gilliane Ferreira

    Olá!
    Perdi minha CNH,Fui tentar fazer a segunda via mas pedem comprovante de endereço no meu nome ,Não tenho nenhum pq mudei de municipio so tenho no nome do meu esposo mas não só.os casados no papel que eu faço ?

    Responder
    • Icetran

      Gilliane,

      Faça Boletim de Ocorrência da perda do documento. Procure o Detran, leve seus documentos comprobatórios de endereço, porque os dados de sua CNH estão no RENACH e o órgão acessa.

      Responder
    • Icetran

      Caro Pedro. Alguns Estados brasileiros adotaram a chamada “CNH Social”, onde o programa cadastra pessoas e assume os custos do processo de habilitação. Em Santa Catarina não temos este modelo implementado.

      Responder
  18. Luiz Carlos Miller

    Perdi minha CNH, estou usando a digital.
    Se eu fazer o BO, a digital será bloqueada, vou poder usar a digital até pedir a segunda via?

    Responder
    • Icetran

      Olá Luiz,
      Ao fazer o Boletim de Ocorrência você informa apenas a perda do documento físico. Enquanto você não cancelar o documento CNH no órgão de trânsito a Digital permanece em validade.

      Responder
  19. Thayara Batista

    Olá, Perdi minha CNH no dia 15/11 tentei fazer boletim no site no dia 16/11 mas não conseguia concluir porque dava erro no cep da minha residência . Sendo assim já solicitei a 2 via no site do detran e já paguei no banco. Porém hoje 17/11 fui tentar fazer o boletim informando as datas certinho na ocorrência e consegui conclui. Gostaria de saber se mesmo fazendo boletim minha CNH está válida? já que já solicitei outra ( porém com mesmo dados)

    Responder
    • Icetran

      Thayara,

      O Boletim de ocorrência, em si, não cancela a validade de sua CNH. Este cancelamento somente ocorrerá quando feito pelo Detran, mediante sua solicitação.

      Responder
  20. Ligia

    Olá,perdi minha Cnh (já fiz o b.0) .Além disto ela também está VENCIDA!
    Quais passos devo seguir para renova lá ?

    P.S:Acabei de agendar exame médico pelo próprio site do Detran em uma clínica indicada pelo próprio site mas estou na dúvida se ao ir fazer o exame a clínica irá me solicitar a Cnh .

    Lembrando :Extraviei minha Cnh e a mesma encontra se vencida .

    Responder
    • Icetran

      Ligia,
      Em geral, este é o procedimento padrão. Acessar o site do Detran, agendar a renovação por meio do exame de aptidão física. Lembrando que a CNH ainda permanece válida para uso em até 30 dias contados da data do vencimento.

      Responder
  21. Juliene

    Perdi minha carteira com todos documentos
    Fiz o b.o no outro dia e agora como faço pra cancelar cnh que estava junto tmbm?

    Responder
    • Icetran

      Juliene,

      Importante procurar o Detran, de posse do Boletim de Ocorrência, e solicitar o cancelamento. Verifique se o Detran tem essa possibilidade de fazer o pedido por meio eletrônico (no site).

      Responder
  22. Isabelly

    Perdi a minha ,prestei b.O mais não consegui resolver nada como faço ?

    Responder
    • Icetran

      Isabelly,
      Com o Boletim de Ocorrência, solicite uma segunda via junto ao Detran.

      Responder
  23. ramon

    COMO POSSO SABER se preciso agendar renovação ou 2 via?

    Responder
    • Icetran

      Ramon,
      Em geral o site oficial dos Detran informam as atividades que precisam de agendamento. Sugiro acessar o site ou ligar no Detran para obter com mais precisão este dado.

      Responder
  24. Ronaldo Bento Júnior

    Boa noite, perdi minha cnh e registrei ocorrência, ela venceu em dezembro de 2020, mas, conforme o Contran, quem teve a cnh vencida em dezembro de 2020 poderá renovar em dezembro de 2021. Ao solicitar a segunda via no site do Detran-DF, aparece uma mensagem: “Dirija-se a uma clínica, pois, seus exames estão vencidos”. Será que vou ser obrigado a renovar, mesmo com a Resolução 805 emitida pelo Contran?

    Responder
    • Icetran

      Ronaldo,
      O Contran estendeu os prazos de várias situações no trânsito durante o período do Decreto emergencial de pandemia, incluindo a renovação da CNH. Contudo, à medida que os Detran forem retomando as atividades os mesmos informam os procedimentos para se fazer os serviços. Veja no site do Detran como está funcionando o agendamento do exame de saúde e procure efetivar o mais breve possível, dentro do que disponibiliza o órgão.

      Responder
  25. Francisco de Sousa Ribeiro

    Jente como eu faço pra solicitar o código de solicitação da CNH, para cadastrar no apricativo dijital? Porque perdi a minha habilitação já com código atrás bem atualizado a
    habilitação.

    Responder
    • Icetran

      Francisco,
      Sugiro fazer contato com Detran, setor de habilitação, para verificar todo o passo a passo para fazer a Carteira digital, evitando assim informar equivocadamente dados solicitados.

      Responder
  26. andre carlos

    perdi minha cnh e estou com muita dificuldade para fazer o pedido para tirar a segunda via. o sistema nao conclui

    Responder
    • Icetran

      Andre,
      Neste caso, como você está sentindo dificuldades no sistema, sugiro fazer contato telefônico com o Detran, setor de habilitação, para verificar a forma de se fazer online o pedido ou, se será necessário agendar uma ida ao órgão de trânsito.

      Responder
  27. Armando

    Perdi a CNH física. Posso andar com a cnh-e até o vencimento?

    Responder
    • Icetran

      Armando,
      A CNH digital, eletrônica, tem a mesma validade da CNH física.

      Responder
  28. Jilda

    Qual o valor pra 2via da cnh???

    Responder
    • Icetran

      Jilda,
      Acesse o site do Detran, lá você encontrará os valores das taxas para todos os serviços.

      Responder
  29. Vicente

    Perdi minha CNH eu quero código qr pra pega a digital como consigo u código Qr pra escanear a digital

    Responder
    • José Leles de Souza

      Vicente, bom dia. Sugerimos que você entre em contato com o setor de habilitação do DETRAN de seu estado, uma vez que estas informações referentes a possíveis códigos QR de documentos são específicas do órgão de trânsito.

      Responder
    • José Leles de Souza

      Vicente,
      Informações referentes ao documento (tanto CNH quanto CRLV) são dados específicos do órgão de trânsito. Assim, sugerimos que faça contato com o setor de habilitação do Detran de seu Estado para que orientam quanto a forma de providenciar este possível Código. Porém, informo que o procedimento padrão quando se perde a CNH é fazer registro de ocorrência e solicitar outro documento ao Detran.

      Responder
  30. marley Leonardo sosres

    muito bom me ajudou bastant

    Responder
    • Icetran

      Marley,
      Ficamos satisfeitos que a matéria tenha contribuído.

      Responder
  31. Helida Patrícia Dias

    Perdi minha cbh. Baixei a digitatal tem a mesma validade do que a do papel. Posso rodar tranquilamente só com ela?

    Responder
    • Icetran

      Helida,
      A CNH digital tem a mesma validade da física. Porém, como você perdeu o documento físico, sugiro registrar um Boletim de Ocorrência para evitar o uso inadequado por parte outra pessoa.

      Responder
  32. Helida Patrícia Dias

    Perdi minha cbh. Baixei a digital tem a mesma validade do que a do papel. Posso rodar tranquilamente só com ela?

    Responder
    • Icetran

      Helida,
      A CNH digital tem a mesma validade da física. Porém, como você perdeu o documento físico, sugiro registrar um Boletim de Ocorrência para evitar o uso inadequado por parte outra pessoa.

      Responder
  33. Gerda Langmantel Eichholz

    Olá, tem outrA pessoa usado o mesmo número de registro da CNH de meu marido. O q precisamos fazer, pq a CNH vence no final do mês

    Responder
    • Icetran

      Gerda,
      Neste caso, importante registrar Boletim de Ocorrência e entrar em contato com o DETRAN para comunicar o fato é verificar providências.

      Responder
  34. João

    Olá boa tarde. Perdi minha carteira com a CNH e outros documentos e registrei o B.E.O. . Fiz uma postagem nas redes sociais e depois de 3 dias encontrei a carteira. A CNH fica inválida por esse motivo? Devo solicitar a 2° via ? Grato.

    Responder
    • Icetran

      João,
      Se você não solicitou o cancelamento ou bloqueio de sua CNH junto ao órgão de trânsito, em princípio, a mesma permanece válida. Contudo, você pode consultar no Detran (via “site” ou presencial)sobre a regularidade do seu documento.

      Responder
  35. Ana Cristina Silveira

    Perdi minha CNH em 11/2016 (tenho o BO), mas não lembro o número dela e nem consta essa dado no BO.
    Primeiro: Eu consigo renovar minha carteira mesmo assim?
    Segundo: Caso sim, como faço para saber o número do meu CNH para fazer o pedido de renovação?

    Responder
    • Icetran

      Ana,
      Como você, em princípio, não solicitou ao Detran cancelamento de seu documento de CNH quando perdeu a mesma, poderia fazer a renovação normalmente, uma vez que o documento anterior deve constar como válido. Sugiro verificar no “site” do Detran, como se encontra o status de sua habilitação, ou fazer contato com o setor de habilitação do Detran.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *