Uma das funções das películas automotivas é puramente estética. Mas elas também reduzem a incidência de raios UV e tornam os vidros mais resistentes em casos de vandalismo e acidentes.
Longe de ser apenas um dispositivo estético, a película automotiva para vidros desempenha uma série de funções – todas elas de suma importância para proteger o veículo e, também, para a segurança e bem-estar do condutor e dos passageiros.
Chamadas também de “Insulfilm automotivo”, são películas fabricadas especialmente para veículos, considerando, para tanto, todas as especificidades desses espaços e a que estão expostos cotidianamente. Uma das funções dessas películas é o antivandalismo.
Veículos nos quais há películas nos vidros tendem a ser menos furtados quando comparados aos que não possuem essa proteção.
Como funciona a película automotiva antivandalismo?
A tecnologia por trás das películas – sejam elas arquitetônicas (aplicadas em imóveis) ou automotivas (específicas para veículos) – é considerada de ponta hoje em dia. Por essa razão, cada vez se aprimoram mais os processos de fabricação, bem como a sua aplicação.
As películas de segurança, por sua vez, são desenvolvidas em diversas espessuras, sendo todas elas projetadas por engenheiros que levam em consideração a dimensão da peça de vidro e sua localização no automóvel.
As espessuras das películas estão entre 0,1mm e 0,375mm. Parece pouco? Na prática, isso faz uma diferença enorme, especialmente em casos onde há rompimento dos vidros ou mesmo a tentativa de rompimento dos vidros.
Para os veículos, ter vidros mais resistentes é especialmente positivo.
Quando há algum acidente, como uma batida, os vidros tendem a se estilhaçar, podendo ferir o condutor, passageiros e até mesmo pedestres.
Se os vidros têm maior resistência, estarão menos suscetíveis a esse tipo de problema, zelando, assim, pela segurança das pessoas.
No que se refere ao antivandalismo propriamente dito, o aumento da resistência dos vidros dificulta a ação de quem tentar furtar o veículo. Por terem consciência disso, é fato que os bandidos tendem a evitar furtar veículos com películas nos vidros.
Existem outros benefícios das películas para vidros? Sim! Além do antivandalismo e da prevenção contra estilhaçamento em casos de acidentes ou choques, a película automotiva tem outras funcionalidades, a saber:
- Controlam a entrada de raios ultravioleta, raios esses que são prejudiciais à saúde das pessoas;
- Auxiliam na conservação do estofamento, volante e painel do veículo, já que os raios UV também são danosos para essas peças e superfícies, acelerando o processo de degradação natural;
- Equilibram a temperatura do interior do veículo, pois diminuem a entrada de calor, evitando, assim, o uso constante do ar-condicionado.
O que dizem as normas de trânsito sobre o uso de película automotiva?
O uso das películas para vidros em veículos deve estar de acordo com o que estabelece a Resolução 254/2007 do CONTRAN.
A transparência deve ser de, no mínimo, 75% nos para-brisas, 70% nos vidros laterais dianteiros e 28% nos demais vidros, com exceção do teto. Película espelhadas são proibidas.
O proprietário de veículo que descumprir com essas normas estará cometendo uma infração grave, segundo o art. 230, Inciso XIV, do CTB. As consequências previstas são cinco pontos na CNH e uma multa no valor de R$ 195,23.
Vale lembrar que, nesses casos, o veículo poderá ser retido até que se regularize a situação dos vidros.
Película de segurança e blindagem é a mesma coisa?
Não. Blindagem é outro procedimento que, inclusive, não interfere apenas nos vidros, mas na lataria, nos painéis das portas, teto e outras partes do veículo.
Quando pensamos nas diferenças entre a blindagem e a colocação de película automotiva, é preciso entender que, na blindagem, os vidros originais do veículo geralmente são diretamente substituídos por outros, que tenham, em sua composição, algumas camadas de lâminas de vidros e polímeros.
Já a instalação de películas, como o nome já diz, consiste, basicamente, em instalar uma película protetora sobre os vidros do veículo, sem a necessidade de substitui-los por outros, nem nada parecido a isso.
Além dessas diferenças conceituais, a blindagem e a colocação de películas têm funções bem diferentes entre si.
Por isso, na hora de decidir o que você quer fazer, pense, antes, em qual é o seu objetivo principal.
E, seja qual for a sua escolha, lembre-se de seguir todas as normas de trânsito, evitando, com isso, problemas com possíveis multas de trânsito!
Hi Leyendo,
Thanks for your comments. We have been working for an always safer traffic.
Everything is very open with a really clear clarification of the challenges.
It was definitely informative. Your site is extremely helpful.
Many thanks for sharing!