Pedalar na praia: boas razões para deixar o carro em casa

por | jan 16, 2019 | Ciclista | 0 Comentários

pedalar na praia

O pôr do sol a beira da praia é um convite à pedalada. Agora, para que a combinação praia e bicicleta seja perfeita é preciso tomar alguns cuidados.

Para muita gente o litoral costuma ser um refúgio no verão. Mas, ao invés de sair de carro, fazendo o mesmo trajeto de sempre, você já pensou em pedalar na praia para aproveitar o sol, a brisa e a paisagem?

Além de ecológico, andar de bike é um exercício simples, saudável e divertido. Por isso, combina perfeitamente com o clima do litoral.

É verdade também que você precisa tomar alguns cuidados, sobretudo com o calor do verão.

Para isso, vamos te ajudar a tirar o melhor proveito das bicicletas em uma viagem à praia com algumas dicas importantes.

Você tem boas razões para deixar o carro em casa

Você já deve ter ouvido falar que andar de bicicleta pode trazer diversos benefícios aos ciclistas. Agora, você sabia que pode começar a usufruir deles com uma pedalada de apenas 10 minutos diários?

A atividade, quando regular, te ajuda a se manter em forma, previne doenças, contém o estresse e melhora o seu humor e qualidade de vida.

Ainda assim, mesmo com todos esses benefícios, é importante tomar alguns cuidados antes do exercício. O acompanhamento médico é sempre recomendado, assim como uma boa dose de hidratação e alongamento.

Portanto, se você está pensando em aproveitar o verão para pedalar na praia, confira algumas dicas que podem evitar acidentes e ajudar você a ter uma experiência incrível!

Dicas para pedalar na praia com segurança e mais conforto

O cuidado deve começar no transporte

A quantidade de carros levando bicicletas para o litoral costuma aumentar muito no verão. E faz todo o sentido, afinal, a paisagem litorânea é um convite para quem gosta de pedalar.

No entanto, os cuidados com a segurança devem começar já no transporte da magrela. E você tem algumas opções para levá-la no carro: desmontada dentro do porta-malas, montada em um suporte de teto ou em um suporte traseiro acoplada ao seu automóvel. Neste caso, é importante lembrar para que você não deixe as luzes de sinalização e a placa do veículo encobertas para não correr o risco de ser multado.

Proteja o seu corpo

Pedalar na praia, principalmente no verão pede atenção redobrada com o sol. Portanto, usar protetor solar é altamente recomendado. Caso você prefira, também pode fazer uso de roupas longas que contenham fator de proteção solar. Luvas e capacetes também são indispensáveis, sobretudo para proteger seu corpo em uma possível queda. Se o passeio for a noite, coletes com faixas reflexivas ajudam bastante.

Além disso, hidrate-se e alimente-se antes mesmo de sentir sede ou fome, para garantir a energia que você precisa para pedalar. Para isso, faça pequenas paradas e aproveite para descansar e curtir a vista. Uma alternativa para ter consigo água sempre fresca é revestir as garrafinhas d’água (caramanholas) com meias molhadas. Assim, a água contida na meia evapora e mantém o conteúdo sempre fresco.

Respeite a sinalização

Assim como os motoristas, os ciclistas também precisam respeitar a sinalização de trânsito. Já listamos aqui no Blog o que o Código de Trânsito Brasileiro fala sobre este assunto. Vale rever o artigo para mantê-lo fresco na memória antes do seu passeio.

De forma geral, jamais ande na contramão, use as mãos para sinalizar seus movimentos, não pedale nas calçadas e equipe sua bicicleta com itens de segurança. Lembre-se que alguns deles são obrigatórios, como a campainha, a sinalização noturna e o espelho retrovisor.

Cuide também da sua magrela

Para concluir, lembre-se que ao chegar em casa depois de pedalar na praia você precisa lavar toda a sua bike antes de guardá-la. E isso vale para qualquer passeio no litoral, mesmo que você esteja longe do mar. A maresia pode enferrujar as engrenagens, o quadro e os freios, reduzindo a vida útil da sua bicicleta. Finalizada a limpeza, reaplique os lubrificantes. Para guardá-la, o ideal, mesmo em locais fechados, é cobri-la com capas de nylon protegendo toda a sua estrutura.

Esperamos que essas dicas não apenas te incentivem a pedalar na praia, como também te ajudem a aproveitar mais a paisagem e os bons momentos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *