Os benefícios de pedalar na cidade vão muito além da economia. Saiba tirar proveito!

Os benefícios de pedalar na cidade vão muito além da economia.Pedalar na cidade pode ser seguro e agradável. Faz bem para a saúde, o meio ambiente e o bolso. Mas, será que você está aproveitando esses benefícios da melhor forma?

Seja para cuidar da saúde, contribuir com o bem-estar do planeta ou por necessidade é cada vez maior o número de pessoas que decidem fazer seus trajetos de bicicleta.

Mas, apesar dos benefícios, não dá para sair por aí pedalando sem conhecer muito bem as vias, nem tampouco a sua bicicleta.

Portanto, se você estiver cogitando a hipótese de pedalar na cidade, saiba que existem meios seguros para você embarcar nessa aventura. Pronto para começar?

Vença o medo de pedalar na cidade

É bastante comum que as pessoas sintam medo de pedalar na cidade. E tudo isso tem fundamento, é verdade.

O ciclista urbano convive diariamente com diversos desafios. Entre eles: buracos na pista, as dificuldades para encontrar um estacionamento para a bicicleta, a impaciência de alguns motoristas, e por aí vai.

Mas, saiba que o uso da bicicleta pode ser viável e seguro. Desde que algumas regras sejam seguidas para a boa convivência no trânsito.

Saiba como fazer o seu trajeto com segurança

A primeira coisa a se fazer é conhecer o que diz a legislação para ciclistas no Brasil. Dedicamos um artigo inteiro para falar sobre ela aqui no blog. Se você quiser, pode ler e ficar por dentro de tudo!

Você vai ver que estar bem informado vai te ajudar bastante. Além disso, procure se familiarizar com o trajeto e com a sua bicicleta para não correr riscos desnecessários. No mais, é só manter a atenção na via e seguir as dicas que levantamos para você:

Acessórios recomendados

O Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 105, lista alguns itens que são obrigatórios para as bicicletas. Entre eles está a campainha, a sinalização noturna dianteira, traseira, lateral, nos pedais e o espelho retrovisor do lado esquerdo.

O capacete, ao contrário do que muitos acreditam, não é obrigatório. Apesar disso, ele pode reforçar a sua segurança e, por isso, deve ser um item a ser considerado.

O mesmo vale para o uso das roupas específicas para o ciclismo, luvas, óculos e sapatilhas. Esses itens podem evitar desconfortos e ainda melhorar o seu desempenho no pedal.

Não pedale na contramão

Pedalar na cidade na contramão aumenta os riscos de você se envolver em um acidente. E pior, pode agravar as lesões em caso de atropelamento.

Portanto, pedalar no mesmo sentido dos carros, além de ser uma obrigação prevista por lei, é uma regra que visa a sua segurança. No Código de Trânsito isso está bem claro: bicicletas devem circular na via, no mesmo sentido dos carros e com preferência sobre eles.

Cuidado com as portas

Muitas pessoas ao saírem de seus carros olham no retrovisor e se preocupam em ver se não há outro veículo vindo nessa direção. Porém, eles podem olhar em um ângulo que faça com que a bicicleta fique em um ponto cego e isso impede que ela seja vista, principalmente à noite.

Por isso, fique a uma distância que seja suficiente para que a porta seja aberta e você não colida com ela. Outra opção é ocupar a faixa seguinte. Em situações que você não pode prever a intenção do motorista, não se arrisque!

Ande pela direita, mas nem tanto

Sempre ande pela direita. Ela é mais segura pois é dedicada aos veículos que trafegam em menor velocidade.

Porém, não se posicione muito no canto. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) obriga os carros a passarem a 1,5 metros de você, mas nem todos sabem disso. Portanto, use mais ou menos um terço da pista. Assim, mesmo que um motorista apressado tente forçar a passagem, você não vai tomar um susto e terá espaço para uma manobra mais segura.

Prefira ciclovias e ruas mais calmas

Não importa se o trajeto é mais longo, escolha sua rota pensando na sua segurança.

Ruas menores e mais calmas são mais seguras e agradáveis. Fuja dos horários de pico e dê preferência para locais com ciclovias e ciclofaixas. Essas áreas protegem vidas por separar os ciclistas dos demais veículos no trânsito.

Sinalize, sempre!

Para sua segurança, dos pedestres e até dos demais motoristas sinalize suas intenções ao pedalar na cidade. Faça isso apontando a direção que você quer tomar com seus braços e certifique-se de ser visto no trânsito.

Se você gostou de saber como pedalar na cidade com segurança, compartilhe com seus amigos para que mais pessoas se disponham a experimentar essa sensação nas ruas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *