Pedalar na cidade pode ser seguro e agradável. Faz bem para a saúde, o meio ambiente e o bolso. Mas, será que você está aproveitando esses benefícios da melhor forma?
Seja para cuidar da saúde, contribuir com o bem-estar do planeta ou por necessidade é cada vez maior o número de pessoas que decidem fazer seus trajetos de bicicleta.
Mas, apesar dos benefícios, não dá para sair por aí pedalando sem conhecer muito bem as vias, nem tampouco a sua bicicleta.
Portanto, se você estiver cogitando a hipótese de pedalar na cidade, saiba que existem meios seguros para você embarcar nessa aventura. Pronto para começar?
Vença o medo de pedalar na cidade
É bastante comum que as pessoas sintam medo de pedalar na cidade. E tudo isso tem fundamento, é verdade.
O ciclista urbano convive diariamente com diversos desafios. Entre eles: buracos na pista, as dificuldades para encontrar um estacionamento para a bicicleta, a impaciência de alguns motoristas, e por aí vai.
Mas, saiba que o uso da bicicleta pode ser viável e seguro. Desde que algumas regras sejam seguidas para a boa convivência no trânsito.
Saiba como fazer o seu trajeto com segurança
A primeira coisa a se fazer é conhecer o que diz a legislação para ciclistas no Brasil. Dedicamos um artigo inteiro para falar sobre ela aqui no blog. Se você quiser, pode ler e ficar por dentro de tudo!
Você vai ver que estar bem informado vai te ajudar bastante. Além disso, procure se familiarizar com o trajeto e com a sua bicicleta para não correr riscos desnecessários. No mais, é só manter a atenção na via e seguir as dicas que levantamos para você:
Acessórios recomendados
O Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 105, lista alguns itens que são obrigatórios para as bicicletas. Entre eles está a campainha, a sinalização noturna dianteira, traseira, lateral, nos pedais e o espelho retrovisor do lado esquerdo.
O capacete, ao contrário do que muitos acreditam, não é obrigatório. Apesar disso, ele pode reforçar a sua segurança e, por isso, deve ser um item a ser considerado.
O mesmo vale para o uso das roupas específicas para o ciclismo, luvas, óculos e sapatilhas. Esses itens podem evitar desconfortos e ainda melhorar o seu desempenho no pedal.
Não pedale na contramão
Pedalar na cidade na contramão aumenta os riscos de você se envolver em um acidente. E pior, pode agravar as lesões em caso de atropelamento.
Portanto, pedalar no mesmo sentido dos carros, além de ser uma obrigação prevista por lei, é uma regra que visa a sua segurança. No Código de Trânsito isso está bem claro: bicicletas devem circular na via, no mesmo sentido dos carros e com preferência sobre eles.
Cuidado com as portas
Muitas pessoas ao saírem de seus carros olham no retrovisor e se preocupam em ver se não há outro veículo vindo nessa direção. Porém, eles podem olhar em um ângulo que faça com que a bicicleta fique em um ponto cego e isso impede que ela seja vista, principalmente à noite.
Por isso, fique a uma distância que seja suficiente para que a porta seja aberta e você não colida com ela. Outra opção é ocupar a faixa seguinte. Em situações que você não pode prever a intenção do motorista, não se arrisque!
Ande pela direita, mas nem tanto
Sempre ande pela direita. Ela é mais segura pois é dedicada aos veículos que trafegam em menor velocidade.
Porém, não se posicione muito no canto. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) obriga os carros a passarem a 1,5 metros de você, mas nem todos sabem disso. Portanto, use mais ou menos um terço da pista. Assim, mesmo que um motorista apressado tente forçar a passagem, você não vai tomar um susto e terá espaço para uma manobra mais segura.
Prefira ciclovias e ruas mais calmas
Não importa se o trajeto é mais longo, escolha sua rota pensando na sua segurança.
Ruas menores e mais calmas são mais seguras e agradáveis. Fuja dos horários de pico e dê preferência para locais com ciclovias e ciclofaixas. Essas áreas protegem vidas por separar os ciclistas dos demais veículos no trânsito.
Sinalize, sempre!
Para sua segurança, dos pedestres e até dos demais motoristas sinalize suas intenções ao pedalar na cidade. Faça isso apontando a direção que você quer tomar com seus braços e certifique-se de ser visto no trânsito.
Se você gostou de saber como pedalar na cidade com segurança, compartilhe com seus amigos para que mais pessoas se disponham a experimentar essa sensação nas ruas.