Os riscos no abuso da velocidade e no consumo de álcool no trânsito

por | jul 22, 2015 | Educação para o trânsito | 0 Comentários

os riscos da velocidade no trânsitoVocê já ultrapassou o limite de velocidade no trânsito em algum momento da sua vida? Saiba que isso pode trazer consequências terríveis, já que vemos todos os dias nas mídias muitos acidentes envolvendo alta velocidade nas vias. Portanto, é essencial ter em mente a importância de manter a velocidade indicada para manter sua vida e a dos demais usuários da via sempre em segurança. Afinal, quando estamos dirigindo não lidamos apenas com a nossa segurança, mas também com as das pessoas que estão ao nosso redor, e também dos pedestres. Vamos conferir mais informações importantes sobre este assunto? Acompanhe:

As consequências do excesso de velocidade

Você sabia que os limites de velocidade são definidos de acordo com as características físicas da via (geometria, tipo e condições de pavimento, dentre outras)? E que as condições de tempo também podem afetar na escolha de velocidade adequada para o tráfego no local? O excesso de velocidade pode provocar acidentes, como atropelamento de pedestres, capotamento do veículo, entre outros, que podem ser fatais em algumas situações. O excesso de velocidade ainda é infração de trânsito, com previsão de penalidade de multa e até de suspensão do direito de dirigir, conforme previsto no artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro.

Os riscos de se dirigir alcoolizado

600683.jpegDirigir sob efeito de álcool é infração de trânsito, com previsão de multa e suspensão do direito de dirigir por doze meses (vide Lei 11.705/08 e 12.760/2014). Ainda, dirigir sob efeito de álcool pode ser enquadrado como crime de trânsito. Infelizmente, ainda se tem encontrado muita gente com esta prática inadequada em nossas vias, o que eleva as estatísticas de acidentes e morte no trânsito. Portanto, se beber, utilize outro meio de transporte, chame um táxi ou pegue carona (com alguém habilitado e que não tenha ingerido bebida alcoólica), combinado?

Limites do teste de bafômetro

O motorista deve ter sempre em mente que, o limite é “zero” de álcool quando for dirigir. Independente da existência do valor da multa e da suspensão do direito de dirigir, o que mais importa é cuidar da vida, da segurança sua e das demais pessoas. “Seja você a diferença (positiva) no trânsito”.

A velocidade no trânsito é um assunto sério que pode colocar sua vida e a dos pedestres em perigo. Lembre-se que a alta velocidade no  pode deixar vidas inocentes em risco e até mesmo matar. É imprescindível manter a velocidade indicada das placas locais em que você está conduzindo, para evitar acidentes e até mesmo tragédias.

E você, o que pensa sobre velocidade e álcool no trânsito? Deixe sua opinião, pois ela é muito importante pra gente!