Se você é o tipo de pessoa que está sempre atenta aos detalhes do seu veículo, já deve ter se perguntado o que significam e para que servem as descrições nos pneus.
Procurar entender todas aquelas letras e números não é uma das tarefas mais divertidas do mundo, mas é extremamente importante pois, de maneira geral, indicam todas as informações relevantes que você precisa saber sobre uma das partes mais importantes do seu carro: o pneu.
O que significam as descrições nos pneus?
Para entender melhor as descrições nos pneus e facilitar a leitura, é importante observar que todas as informações contidas na marcação são separadas basicamente em sete partes:
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Medidas
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Código Internacional de Classificação
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Treadwear (Durabilidade)
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Traction (Aderência)
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Temperature (Resistência à Temperatura)
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Tube Type / Tubeless (Câmara de Ar)
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Certificação de Qualidade
Parece muita informação? Não se preocupe, a partir de agora vamos explicar como compreender cada uma dessas partes e porque saber ler esta marcação é fundamental na hora de escolher o pneu ideal para seu veículo.
Medidas
As medidas de um pneu podem ser representadas em milímetros ou polegadas. As informações sempre indicam as medidas de aro, largura e tamanho da parede do pneu, popularmente conhecida como “perfil”.
Portanto, um pneu com a marcação 175/70R15 teria as seguintes medidas:
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175 mm de largura;
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70 de perfil – o que significa que a parede do pneu compõe 70% de sua largura total (ou seja, 122,5 mm);
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13 polegadas de diâmetro (Aro 13).
A letra “R” na marcação indica que o pneu é radial. Ou seja, as lonas de sua carcaça estão dispostas perpendicularmente em direção ao centro do pneu.
Caso um X na marcação (por exemplo, 31X10.5R15) significa que todas as medidas estão representadas em polegadas, e não milímetros.
Código Internacional de Classificação: P, LT, ST e T
Essas letras indicam para qual tipo de veículo o pneu é recomendado de acordo com o seu porte.
- P (Passenger Car) = Carro comum, para passeio;
- LT (Light Truck) = Caminhonetes ou caminhões de pequeno porte;
- ST (Special Trailer) = Trailers maiores, mais comum em outros países;
- T (Temporary) = Pneu de emergência, popularmente conhecido como “estepe”.
Por não ser obrigatório, nem todos os pneus contam com esta informação.
Treadwear (Durabilidade)
O Treadwear determina a resistência do pneu ao desgaste natural através de testes laboratoriais, podendo variar entre 60 e 680.
Em outras palavras, quanto maior o valor do Treadwear na descrição do pneu, maior sua durabilidade.
Obviamente a durabilidade de um pneu também vai depender muito das condições externas, como condições da pista, temperatura, calibragem e balanceamento – e por isso destaca-se a importância da manutenção preventiva do veículo para aumentar sua durabilidade.
Traction (Aderência)
Após vários testes de aderência do pneu em pistas molhadas, o mesmo recebe uma nota que pode ser AA, A B e C.
A nota AA é a mais alta e indica que o pneu tem aderência excelente em pistas molhadas, e C é a nota mínima aceitável para que o pneu seja comercializado.
Saber esta informação é extremamente importante para pessoas que desejam viajar e não têm certeza qual tipo de pneu é o mais adequado, pois influencia diretamente na estabilidade e aderência do veículo na estrada.
Temperature (Resistência à Temperatura)
Todo pneu gera calor devido ao atrito com o solo durante a rodagem e, por isso, saber sua resistência à temperatura é essencial na hora de avaliar a durabilidade e desempenho do mesmo.
Isso porque, quanto maior for a capacidade do pneu em distribuir calor, maior será sua vida útil.
A nota deste índice pode ser A, B ou C.
Tube Type / Tubeless (Câmara de Ar)
Os pneus Tube Type (TT) são aqueles modelos que ainda possuem câmara de ar, e os Tubeless (TL) são os que contam com novas tecnologias que dispensam este item.
Apesar desta marcação ainda ser obrigatória para descrições nos pneus, atualmente a grande maioria dos pneus são Tubeless – ou seja, sem câmaras de ar.
Certificação de Qualidade
Para garantir a qualidade do pneu e, consequentemente, a segurança dos condutores, todos os pneus comercializados no Brasil precisam ter obrigatoriamente o selo do Inmetro, representado pela letra N.
Informação nunca é demais
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