Mitos e verdades sobre mulheres no volante

por | out 25, 2016 | Segurança | 0 Comentários

Mitos e verdades sobre mulheres no volanteMulheres no volante, perigo constante. Quem nunca ouviu essa frase alguma vez na vida? Apesar de parecer engraçada para algumas pessoas, afirmações como essas geralmente estão cheias de preconceitos e ideias generalistas de que todas as mulheres são piores do que qualquer homem na direção.

A verdade é que todo mundo, independente do sexo, está sujeito a cometer erros na direção que muitas vezes podem levar até à suspensão da habilitaçãoque aliás pode ser resolvido mais facilmente do que se imagina.

Para acabar com isso e colocar algumas verdades na mesa, o Icetran separou alguns mitos e verdades sobre mulheres no volante.

O que é verdade e o que é mito sobre mulheres no volante?

Um estudo realizado nos Estados Unidos com mais de 6 milhões de acidentes automotivos, entre 1997 e 2007, constatou que sim, as mulheres se envolvem muito mais em acidentes do que os homens.

Mas se analisarmos os aspectos sociológicos envolvidos por trás deste estudo, concluir que “mulheres no volante são piores do que os homens” não é tão simples como parece.

Isso porque dizer que toda mulher é ruim no volante é como dizer que todo homem é ruim na cozinha.

Da mesma forma que os homens geralmente não são bons cozinheiros pelo fato de não estarem acostumados a cozinhar desde crianças, as mulheres muitas vezes têm maiores dificuldades em dirigir porque, desde pequenas, veem os carros apenas como mais um meio de transporte e não como um objetivo de desejo como os homens.

Em outros estudos, por exemplo, pesquisadores da AAA (New York Car and Travel) concluíram que, apesar dos homens muitas vezes serem de fato mais habilidosos do que as mulheres no volante, existe uma série de outras características femininas que as tornam melhores motoristas do que os homens.

Uma dessas características é a maior capacidade que as mulheres têm de prestar atenção aos mínimos detalhes.

Seja na hora de enviar o carro para a manutenção ou prestar atenção nos detalhes da pista, os estudos levantaram que as mulheres tendem a ser muito mais cuidadosas e atentas aos detalhes do que os homens.

Uma questão de perspectiva

Apesar dos resultados, os próprios pesquisadores reconheceram que julgar se as mulheres no volante são piores ou melhores do que os homens pode envolver muito mais aspectos do que apenas estatísticas.

Segundo eles, o fato de os homens serem ensinados (e de certa, forma pressionados) a serem melhores motoristas do que as mulheres pode influenciar muito como todos eles se comportam no trânsito.

Isso sem falar na maior facilidade e confiança de correr riscos, características praticamente “obrigatórias” para qualquer homem moderno.

Por isso, se você é mulher e acredita que é uma motorista ruim em relação aos homens, não se preocupe. Isso é resultado de muitos fatores que definitivamente não estão sobre o seu controle e, no final de tudo, ser melhor ou pior não tem muita importância, afinal, o que fará de você uma ótima condutora é o seu comportamento diante das situações de risco ou nos momentos onde a educação no trânsito falar mais alto.

O que importa é dirigir sempre de forma segura, prezando pela sua vida e das pessoas à sua volta.

Se você teve sua habilitação suspensa por algum motivo, não deixe de conferir o Guia Completo Sobre Carteira de Habilitação Suspensa, do Icetran. Nele, você vai encontrar informações importantes sobre a suspensão de CNH e, principalmente, um passo a passo para conseguir sua habilitação de volta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *