O que a legislação diz sobre usar o celular enquanto dirige?

por | maio 18, 2016 | Legislação | 6 Comentários

usar o celular enquanto dirigeOs celulares se tornaram os eletrônicos mais amados em todo o mundo e grande aliados da comunicação. Mas é preciso lembrar que quando o assunto é direção, o cenário muda e os queridos aparelhos móveis se tornam proibidos pela legislação de trânsito, ou seja, não é permitido usar o celular enquanto dirige.

Em 2015, o número de linhas de celulares ativas no Brasil chegou a 283,5 milhões, dados que só tem aumentado com o tempo. Além disso, o surgimento de diversos aplicativos de trocas de mensagem são outros fatores que tornam o celular tão atraente.

Pode parecer tentadora a ideia de usar o celular enquanto dirige para responder o grupo de amigos quando o sinal está vermelho, ver as últimas postagens do Facebook na sua linha do tempo ou mesmo querer fazer uma ligação quando se está preso no trânsito. O problema é que essa prática é proibida e pode gerar multa e, no futuro, até suspensão da CNH, dependendo de quantos pontos o motorista já tiver. Sem contar algo mais grave como um acidente fatal.

O que pode acontecer se você for pego ao usar o celular enquanto dirige?

De acordo com a legislação brasileira de trânsito, usar o celular enquanto dirige é proibido, mesmo que se esteja utilizando fones de ouvido que permitam deixar as mãos livres. Essa determinação faz parte do artigo 252 e pode ser encontrada no código de trânsito brasileiro. A penalidade para quem desrespeita essa lei atualmente é uma multa e infração considerada média, o que significa 4 pontos na carteira.

Fique atento!

A partir de novembro desse ano, o código de trânsito sofrerá reajustes e usar o celular enquanto dirige passará a ser considerada uma infração gravíssima, tendo o valor da multa reajustado de 85,13 reais (custo atual) para 293,47 reais.

Vale lembrar que o condutor que comete uma infração gravíssima tem uma perda de 7 pontos na carteira de motorista. O número máximo de pontos que o motorista pode ter é de 20 pontos, depois ele terá sua CNH suspensa.

O que eu faço se precisar falar ao telefone?

Se enquanto dirige o motorista precisar usar o celular para ligações ou troca de mensagens, a forma correta de agir, sem infligir o código brasileiro de trânsito e sem correr o risco de ser autuado, é estacionar o carro na próxima parada segura e só voltar a dirigir quando não precisar mais do celular.

Outra opção é o uso da tecnologia bluetooth para fazer ligações, ela pode ser encontrada em modelos de rádios para carro ou mesmo com acessórios extras. O importante é que ele permite atender a uma chamada sem precisar segurar ou mexer no celular, permitindo que o condutor mantenha a atenção na pista.

Por que usar o celular enquanto dirige é proibido?

Os especialistas garantem que o cérebro humano tem dificuldades de executar mais de uma atividade ao mesmo tempo, dificultando assim conseguir manter o foco necessário em ambas. Dirigir exige muita atenção, não só para não cometer erros ao conduzir, mas também para estar atento e evitar possíveis acidentes relacionados a fatores externos, como uma colisão, um animal na pista, a necessidade de desviar de última hora, entre outras.

Ao falar ao telefone enquanto dirige ou enviar mensagens de textos, automaticamente o nível de concentração diminui e passa a ser dividido com outras tarefas, o que eleva a chance de um possível acidente.

Para se ter ideia, desde que o celular se tornou tão popular entre as pessoas, o número de acidentes causados pela troca de mensagens enquanto dirige já ultrapassou o número de acidentes consequentes do uso do álcool.

Conclusão

Deixar de mexer no celular enquanto dirige é importante não apenas para evitar as multas e uma futura suspensão da carteira de motorista, mas também para a segurança de todos os outros condutores.

6 Comentários

  1. Gabriel Maimoni

    se ei estar dirigindo com o celular em mãos e atropelo alguem eu vou preso ? perco o carro ? alguem pode responde sei que é pergunta besta mas é para o meu trabalho

    Responder
    • Márcia Pontes

      OI Gabriel. Responderá penalmente pelo tipo de lesão que causou ao pedestre: se foi só lesão leve ou se matou, inclusive, o pedestre. Se dessa conduta resta machucar o pedestre consulte o art 303 do CTB; se matou o pedestre, consulte o art. 302 do CTB. Boa pesquisa e bom trabalho.

      Responder
  2. Aldeana Campos

    Gostaria de saber como está sendo fiscalizado este tipo de infração, quero dizer, seria somente por guardas de trânsito ou tem ocorrido utilização de câmeras para detectar o uso de celular.

    Responder
  3. Denis Bay

    Legal essa dicas e isso que a internet esta precisando de blogs igual ao seu Parabéns!!

    Responder
    • Icetran

      Obrigado Denis. Ficamos felizes com seu comentário. Não deixe de seguir nossos artigos.

      Responder
  4. Flavio

    Enviar uma msg de voz enquanto está parado no semáforo cabe autuação? Ainda mais aquele semáforo que tem temporizador, o qual é bem demorado.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mais educação no trânsito: todos juntos por um trânsito melhor - […] Falar ao telefone e mandar mensagens de texto são duas atitudes que contribuem para diminuir a atenção do condutor…
  2. Educação no trânsito preserva a vida e nos transforma em bons cidadãos - […] ainda dois hábitos extremamente comuns e perigosos: falar ou digitar mensagens no celular e se maquiar ao […]
  3. Aplicativos de trânsito: conheça 5 aplicativos essenciais para quem está tirando a primeira CNH ou já é craque no volante. - ICETRAN - Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte - […] e direção são coisas que definitivamente não combinam. Quem usa o telefone em trânsito, além de estar cometendo uma…
  4. 5 infrações de trânsito que poucos conhecem, mas que podem pesar no bolso - ICETRAN - Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte - […] Falar ao celular, enquanto se dirige, é uma infração de trânsito conhecida por muitos motoristas. Entretanto, a prática não…
  5. Pedestres no trânsito: Regras sobre o uso do celular para evitar atropelamentos - ICETRAN - Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte - […] O uso do celular versus direção é amplamente difundido como uma prática ilegal. Porém, muitos pedestres esquecem que eles…
  6. Jovens ao volante e o comportamento de risco no trânsito - […] Manusear o celular, seja para falar ao telefone, mandar mensagens de texto ou de voz tem sido os principais…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *