O que a legislação diz sobre usar o celular enquanto dirige?

por | maio 18, 2016 | Legislação | 6 Comentários

usar o celular enquanto dirigeOs celulares se tornaram os eletrônicos mais amados em todo o mundo e grande aliados da comunicação. Mas é preciso lembrar que quando o assunto é direção, o cenário muda e os queridos aparelhos móveis se tornam proibidos pela legislação de trânsito, ou seja, não é permitido usar o celular enquanto dirige.

Em 2015, o número de linhas de celulares ativas no Brasil chegou a 283,5 milhões, dados que só tem aumentado com o tempo. Além disso, o surgimento de diversos aplicativos de trocas de mensagem são outros fatores que tornam o celular tão atraente.

Pode parecer tentadora a ideia de usar o celular enquanto dirige para responder o grupo de amigos quando o sinal está vermelho, ver as últimas postagens do Facebook na sua linha do tempo ou mesmo querer fazer uma ligação quando se está preso no trânsito. O problema é que essa prática é proibida e pode gerar multa e, no futuro, até suspensão da CNH, dependendo de quantos pontos o motorista já tiver. Sem contar algo mais grave como um acidente fatal.

O que pode acontecer se você for pego ao usar o celular enquanto dirige?

De acordo com a legislação brasileira de trânsito, usar o celular enquanto dirige é proibido, mesmo que se esteja utilizando fones de ouvido que permitam deixar as mãos livres. Essa determinação faz parte do artigo 252 e pode ser encontrada no código de trânsito brasileiro. A penalidade para quem desrespeita essa lei atualmente é uma multa e infração considerada média, o que significa 4 pontos na carteira.

Fique atento!

A partir de novembro desse ano, o código de trânsito sofrerá reajustes e usar o celular enquanto dirige passará a ser considerada uma infração gravíssima, tendo o valor da multa reajustado de 85,13 reais (custo atual) para 293,47 reais.

Vale lembrar que o condutor que comete uma infração gravíssima tem uma perda de 7 pontos na carteira de motorista. O número máximo de pontos que o motorista pode ter é de 20 pontos, depois ele terá sua CNH suspensa.

O que eu faço se precisar falar ao telefone?

Se enquanto dirige o motorista precisar usar o celular para ligações ou troca de mensagens, a forma correta de agir, sem infligir o código brasileiro de trânsito e sem correr o risco de ser autuado, é estacionar o carro na próxima parada segura e só voltar a dirigir quando não precisar mais do celular.

Outra opção é o uso da tecnologia bluetooth para fazer ligações, ela pode ser encontrada em modelos de rádios para carro ou mesmo com acessórios extras. O importante é que ele permite atender a uma chamada sem precisar segurar ou mexer no celular, permitindo que o condutor mantenha a atenção na pista.

Por que usar o celular enquanto dirige é proibido?

Os especialistas garantem que o cérebro humano tem dificuldades de executar mais de uma atividade ao mesmo tempo, dificultando assim conseguir manter o foco necessário em ambas. Dirigir exige muita atenção, não só para não cometer erros ao conduzir, mas também para estar atento e evitar possíveis acidentes relacionados a fatores externos, como uma colisão, um animal na pista, a necessidade de desviar de última hora, entre outras.

Ao falar ao telefone enquanto dirige ou enviar mensagens de textos, automaticamente o nível de concentração diminui e passa a ser dividido com outras tarefas, o que eleva a chance de um possível acidente.

Para se ter ideia, desde que o celular se tornou tão popular entre as pessoas, o número de acidentes causados pela troca de mensagens enquanto dirige já ultrapassou o número de acidentes consequentes do uso do álcool.

Conclusão

Deixar de mexer no celular enquanto dirige é importante não apenas para evitar as multas e uma futura suspensão da carteira de motorista, mas também para a segurança de todos os outros condutores.