5 infrações de trânsito que poucos conhecem, mas que podem pesar no bolso

por | jul 12, 2017 | Multas de trânsito | 0 Comentários

5 infrações de trânsito pouco conhecidas, mas que podem pesar no bolsoMitos e práticas recorrentes, porém perigosas, levam motoristas a cometerem infrações de trânsito sujeitas à multas e outras penalidades.

Dirigir é uma tarefa que pode parecer muito simples, porém exige muita atenção, paciência e respeito para que se consiga equilibrar o tripé segurança, integridade física e patrimonial, não apenas do condutor, mas de todos os agentes que dividem este mesmo espaço.

E para somar, contribuindo para que a ordem seja mantida, o Código de Trânsito reúne normativas que orientam a boa conduta.

Entretanto, o desconhecimento sobre o seu conteúdo, leva a criação de alguns mitos, que muitas vezes distorcem a realidade e acabam se difundindo erroneamente entre a população.

Além de provocar acidentes, as infrações de trânsito podem gerar multas, retenção do veículo e outras penalidades. E por isso, é tão importante conhecer a legislação e adotar atitudes defensivas ao dirigir.

A fim de evitar que condutores sejam levados, por desconhecimento da legislação, a cometerem infrações de trânsito, preparamos, no post de hoje, uma lista com 5 dicas esclarecedoras sobre este assunto. Acompanhe.

Conheça algumas infrações de trânsito curiosas, que merecem sua atenção

Dirigir com o braço do lado de fora do carro é uma infração

Dirigir com o braço para fora do veículo é uma prática recorrente em muitas cidades. Motoristas usam o recurso como apoio, outras vezes para se refrescar em dias quentes, mas a verdade é que este ato constitui uma infração média e gera pontos na carteira.

Fora isso é uma situação que coloca em risco a vida do motorista e dos passageiros, e os expõem a vários riscos em caso de colisões.

Condutores que assumem uma condição inadequada ao volante, tem sua capacidade de reação reduzida, dificultando que manobras de emergência sejam executadas com cautela e a devida atenção para que acidentes sejam evitados.

Usar fone de ouvido enquanto dirige é proibido por lei

Falar ao celular, enquanto se dirige, é uma infração de trânsito conhecida por muitos motoristas. Entretanto, a prática não está liberada, pelo fato do motorista usar para este fim, o fone de ouvido.

Quem pensa que apelar para os fones é uma solução, está muito enganado. Usar o fone de ouvido para falar ao celular, e até mesmo, ouvir música, é uma prática proibida por lei, e portanto sujeita à multas.

O mesmo vale para quem dirigir ouvindo som alto. O motorista também está cometendo uma infração, que pode render multa e gerar 5 pontos na CNH.

Dirigir em baixa velocidade gera multa e pontos na CHN

Muita gente acredita que apenas dirigir em alta velocidade seja considerado uma infração. Mais um mito, erroneamente difundido entre a população.

A verdade é que, motoristas que forem deflagrados, dirigindo abaixo da velocidade permitida – diga-se que corresponda à metade da velocidade máxima permitida para o local – e desde que a via esteja com o trânsito livre, também estará cometendo uma infração.

Andar abaixo da velocidade permitida gera multa e 4 pontos na carteira. Entretanto, em casos onde existam congestionamentos ou possíveis outros problemas, que dificultem o fluxo normal dos veículos na via, a lei não se aplica.

É proibido passar o carro em poças de água para molhar pedestres

Em dias de chuva, quem anda a pé pelas vias, é quem mais sofre, com os problemas gerados pelo acúmulo de água na pista.

Mas, motoristas desavisados devem ficar atentos, não apenas com os perigos de se dirigir em dias de chuva, mas também, para não passar por poças d’água que possam molhar pedestres.

A prática, além de ser falta de educação, também desobedece às leis de trânsito, e por isso, pode gerar multa ao motorista infrator e somar mais 4 pontos na carteira.

Deixar vazio o reservatório do limpador de para-brisas é infração

O uso do limpador de para-brisas é fundamental em dias chuvosos, para melhorar a visibilidade e impedir acidentes. Trata-se de um item de segurança, porém se estiver vazio, fica inoperante, e por isso, aparece entre as infrações de trânsito.

Em dias de chuva, todo o cuidado é válido. E isso inclui a certificação da água no reservatório do limpador de para-brisas. Fique atento!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Transporte de animais dentro do veículo: conheça as regras - […] de encerramos o nosso artigo vale aqui uma ressalva. Todo esse aparato é importante sim para evitar infrações, mas…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *