Nova medida de segurança prevê a inclusão de QR-Code na CNH

por | maio 10, 2017 | CNH | 0 Comentários

Nova medida de segurança prevê a inclusão de QR-Code na CNHA inclusão do código QR-Code na CNH evitará cópias ilícitas e fraudes, além de facilitar a verificação dos dados pessoais do condutor, foto e números de identificação do documento.

As Carteiras Nacionais de Habilitação, desde janeiro deste ano, passaram a ter um novo design, com a intenção de garantir maior segurança ao documento.

Entre as alterações que já haviam sido anunciadas estão as mudanças na cor do documento, o layout e a inclusão de itens de segurança como marcas d’água, holografia e dois números de identificação do condutor, um estadual e outro nacional.

A novidade, divulgada neste início de maio, é a inclusão de um novo recurso, o QR-Code. Este código será impresso na parte interna da CNH, e pode ser lido com a câmera do celular através de um aplicativo mobile, que está disponível para Android e iOS.

Estas alterações fazem parte da nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). E tem validade para todo o país.

Por parte do DENATRAN essas alterações não terão custos adicionais. Porém como a emissão da Carteira de Habilitação é estadual, caberá a cada estado regulamentar o seu preço.

Conheça a nova tecnologia: o que é QR-Code?

QR-Code é uma sigla em inglês e significa Quick Response Code, algo como “código para resposta rápida”, assim denominado, por sua capacidade de ser rapidamente interpretado pelas pessoas.

Trata-se de um código de barras bidimensional, que já existe desde 1994.  Para sua interpretação o código pode ser escaneado usando a câmera da maioria dos celulares. Um aplicativo usa a câmera do smartphone para ler o código e a salva para futuras consultas ou compartilhamentos.

Entenda as utilidades da inclusão do QR-Code na CNH

A fim de evitar cópias ilícitas e fraudes, a inclusão do QR-Code na CNH, além de garantir a autenticidade do documento, facilitará a verificação os agentes de trânsito e demais públicos.

Como a CNH é também considerada um documento válido de identificação, empresas também poderão usar a tecnologia para se certificarem sobre a veracidade das informações fornecidas no documento apresentado.

Para que isso aconteça, um sistema eletrônico, gerido pelo SERPRO – Empresa de Tecnologia do Governo – dará acesso a todas as informações do Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH), sem a necessidade de digitar estas informações, contando apenas com a leitura do código.

Quem ainda possui a CNH dentro da validade não precisa fazer a troca

A mudança será gradual e não exige que motoristas que estejam com a CNH dentro do prazo de validade façam a troca antes do vencimento do documento.

A mudança passa a valer para condutores que fizerem a renovação do documento a partir de maio de 2017, ou que solicitarem uma 2ª via a partir deste período (em caso de roubo, perda ou qualquer outro motivo).

Todas as CNHs emitidas a partir de maio/2017 já contam com as novidades

Pensando no futuro, o SERPRO pretende disponibilizar também dados de infração juntamente com os dados hoje já disponíveis no QR-Code na CNH.

A meta é que em 5 anos todos os brasileiros já estejam inclusos dentro do novo modelo de habilitação.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. CNH Digital. Saiba tudo sobre a nova carteira nacional de habilitação - ICETRAN - Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte - […] pré-requisito para se ter acesso a CNH Digital, é possuir a nova carteira de habilitação – com QR Code…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *