Você é um bom motorista? Conheça os impactos da direção defensiva no trânsito e os benefícios para um convívio mais saudável

por | jun 7, 2017 | Direção Defensiva | 0 Comentários

Você é um bom motorista? Conheça os impactos da direção defensiva no trânsito e os benefícios para um convívio mais saudávelConhecer, aplicar e treinar habilidades de direção defensiva no trânsito é essencial para se conquistar mais cordialidade e um convívio mais saudável nas vias públicas.

Você se considera um motorista experiente e que sabe usar suas habilidades para driblar os problemas que pode encontrar no trânsito?

As dicas a seguir foram levantadas para te ajudar neste processo. Afinal, mesmo bons motoristas podem ser pegos de surpresa por alguma adversidade, que podem prejudicar o seu desempenho ao volante.

Por isso, informação nunca é demais, ainda mais quando o assunto são os benefícios da direção defensiva no trânsito. Acompanhe para manter-se atualizado e renovar seus conhecimentos.

Saiba porque o conhecimento sobre as práticas de direção defensiva no trânsito são importantes

Pesquisas apontam que a maior parte dos acidentes de trânsito são provocados por falha humana. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) esse índice pode chegar a 90%.

Por tamanho impacto, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) hoje exige que todas pessoas, para tirarem sua carteira de motorista, passem pelo curso de direção defensiva.

Muito mais do que uma obrigação, conhecer sobre as práticas de direção defensiva, tanto como condutores como pedestres, pode salvar vidas, além de evitar atitudes que possam gerar acidentes e outros danos a outras pessoas que também fazem uso destas vias.

Sem contar que alguns procedimentos incorretos, seja em atitudes do condutor ou problemas com o veículo, são considerados infrações, e tem por consequência penalidades previstas em lei.

Por tudo isso, é muito importante que você conheça todas as práticas de direção defensiva no trânsito. Além de se prevenir e contribuir com a redução de acidentes, o conhecimento levará ao aperfeiçoamento das suas habilidades.

A prática da direção defensiva no trânsito conduz à perfeição

O conhecimento, associado ao uso defensivo da direção, se faz necessário para que você possa antever problemas, e encontrar soluções no momento certo, e ter certeza que a sua tomada de decisão será a mais assertiva.

E para isso não basta estudar estas regras uma vez na vida. Além de sempre haver mudanças na legislação, esbarramos também em outra questão. Que é o esquecimento das regras básicas, em especial por motoristas que já tem a direção como um hábito.

O fato de tirarem a habilitação enquanto jovem e depois não buscarem atualizar-se mais, pode causar um distanciamento daquilo que é correto em se tratando da direção defensiva no trânsito. Por isso, cursos de reciclagem e a leitura constante são fundamentais.

Hoje a informação está ao alcance de todos. O mercado oferece diversos cursos e ainda, se pode encontrar informações em blogs de entidades peritas no assunto, em sites de órgãos públicos e ainda, no Código de Trânsito Brasileiro.

E é somente com o uso, aplicado no seu cotidiano, dos elementos básicos que compõem a direção defensiva no trânsito que ela funcionará na prática.

Como reverter o conhecimento em boas práticas para um convívio mais saudável no trânsito

Não é necessário ter super poderes para prever os perigos em trânsito. Estar munido de conhecimento e preparar-se para eventualidades já faz muita diferença.

Essas previsões podem ser desenvolvidas, com treinamento e estudo constante, além do uso do bom senso no dia a dia. Neste cenário algumas práticas são recomendadas.

Fique atento aos elementos da direção defensiva no trânsito e siga tranquilo.

Conhecimento. Para conhecer as normas de trânsito você tem como principal fonte o Código de Trânsito Brasileiro.

Atenção. Princípio essencial para ser um bom motorista. Direcione seus esforços para manter-se concentrado nos elementos da via e na manutenção do seu veículo.

Previsão. Antecipe-se a possíveis riscos e adversidades. Garantir a capacidade de reação requer manter a distância e a velocidade permitidas na via, e portanto segura para todos.

Ação. Tome atitudes positivas em trânsito, usando para isso seu conhecimento, suas habilidades, as leis de trânsito e os meios de transporte utilizados.

Habilidade. Com aprendizado, treino e a prática da direção defensiva no trânsito você conseguirá melhorar suas habilidades, para que elas produzam efeitos cada vez mais positivos.

No mais, uma boa conduta se faz com bom senso, atitudes educadas, paciência e respeito, para aumentar a segurança e a cordialidade no trânsito.