Curso a distância: Porque escolher o Icetran quando o assunto é trânsito?

por | jan 27, 2016 | Ensino a Distância | 1 Comentário

cursos a distância na area de trânsito e transporteAssim como qualquer outro produto ou serviço, os cursos a distância também exigem certos cuidados na hora da escolha e aquisição. Existem alguns aspectos que você precisa saber sobre a instituição de ensino a distância (EAD) que serão fundamentais para garantir um estudo tranquilo e que entregue resultados reais. Para ajudar você a identificar a melhor instituição de ensino e curso online, apresentamos, no artigo de hoje, cinco dicas importantes a serem seguidas. Confira:

1. Pesquise a credibilidade que a instituição de ensino a distância (EAD) possui

Esse é um dos fatores mais importantes a serem considerados, inicialmente. A credibilidade que uma instituição de cursos a distância possui deverá influenciar na qualidade do ensino e no avanço do seu aprendizado. Para descobrir, se vale a pena estudar em uma determinada EAD, procure fazer contato com estudantes ou ex-alunos (formados ou não) para descobrir mais sobre a instituição. Com as ferramentas de internet (redes sociais, fóruns de discussão e e-mail) essa tarefa pode ser mais fácil que imagina.

O Icetran é um Instituto especializado em cursos voltados para a area de trânsito e transportes. Estamos há 16 anos no mercado e contamos com professores especializados em todos os cursos que oferecemos, online, semi-presenciais ou presenciais. Além disso, os nossos cursos foram desenvolvidos e homologados pelos órgão de trânsito responsáveis pelo conteúdo de cada aula.

cnh suspensa - curso online de reciclagem para condutores

2. Compare a grade curricular entre as instituições de cursos a distância

As grades curriculares dos cursos online podem variar de uma instituição para outra, mas essas mudanças costumam ser sutis. Nada que possa mudar totalmente o conceito do curso e influenciar na formação do aluno. Por isso, pesquise as grades curriculares disponíveis para o seu curso e compare antes de tomar uma decisão que faça você se arrepender mais tarde. Geralmente, as instituições de cursos a distância disponibilizam as grades curriculares de seus cursos online em suas próprias páginas na internet. Caso não possa acessá-las, faça contato direto e solicite a grade.

Caso queira conhecer sobre nossa grade de curso, recomendamos clicar aqui e acessar nosso site.

3. Verifique a carga horária dos cursos a distância que pretende fazer

Além da grade curricular, compare também a carga horária que é disponibilizada para o aprendizado de cada matéria. Isso poderá influenciar na qualidade do ensino. Se você observar alguma instituição que ofereça uma carga horária muito reduzida em comparação com as outras pesquisadas, desconfie. Para ter acesso a carga horária dos cursos online não é difícil. Geralmente, estão indicadas na frente de cada matéria inserida na grade curricular do curso.

O Icetran respeita a carga horária mínima exigida para cada curso que desenvolvemos. A conclusão dos cursos irá depender do desempenho do aluno e de sua disponibilidade para assistir as aulas online. O tempo que será utilizado em cada uma das aulas é monitorado pelo sistema e o aluno não pode avançar sem concluir cada uma das etapas dentro deste tempo estipulado.

4. Certifique-se do prazo concedido para a conclusão do curso

Fazer cursos a distância permite que você escolha o local e o horário mais adequado para estudar tornando o aprendizado ainda mais eficiente. No entanto, cada instituição determina um prazo para a conclusão das matérias e garante a evolução do aprendizado. Esse prazo costuma ser padronizado para não prejudicar as pessoas, que precisam de mais tempo ou aprendem lentamente. E, da mesma forma, também não atrapalhe o andamento do curso para quem aprende mais rápido ou tem mais tempo disponível na agenda para estudar. Então, verifique os prazos concedidos pelo EAD e avalie se é o suficiente para você obter um aprendizado de qualidade.

No Icetran, quem determina o prazo de conclusão é você mesmo. Se fizer todas as aulas dentro do prazo mínimo estabelecido por lei, você concluirá suas aulas mais rapidamente. Mas, se preferir levar mais tempo para realizar suas aulas, não tem problema, pois todo o conteúdo ficará disponível pra você assistir em suas horas vagas.

5. Avalie o grau de conhecimento dos professores

Não há nenhum exagero em avaliar o grau de conhecimento dos professores que lecionam na instituição de ensino a distância que pretende estudar. Afinal, eles serão responsáveis por repassar esses conhecimentos e experiências para você através dos cursos a distância. Sendo assim, quanto maior for o grau de conhecimentos e experiências dos professores, maiores serão as chances de um melhor aprendizado para os alunos. Descubra essas informações solicitando diretamente a EAD os currículos dos professores que lecionarão em seu curso e avalie.

Para entender melhor, veja o exemplo do curso de Reciclagem para Condutores Infratores oferecido pelo Icetran, que promove a responsabilidade social no trânsito por meio de cursos apoiados por uma excelente estrutura de ensino e aprendizado.

cnh suspensa - curso online de reciclagem para condutores

E aí, gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião conosco!