A formação do condutor diante da tecnologia de inteligência artificial

por | abr 8, 2020 | Ensino a Distância | 0 Comentários

formação do condutor

Soluções tecnológicas e plataformas robustas mudam rotina do ensino convencional e reduzem as chances de irregularidades e fraudes. Nesse novo mundo, em que a inteligência artificial estará cada vez mais presente, todos poderão se beneficiar

A aplicação da tecnologia e o uso da inteligência artificial nos veículos, assim como no processo de formação do condutor e qualificação do mesmo, já é uma realidade definitiva. 

E, daqui pra frente, isso tende a aumentar cada vez mais.

Quem não sonha com um carro que disponha de recursos que proteja seus ocupantes e facilite a circulação? 

Aplicativos que permitem escolher o melhor trajeto para um destino, assim como sensores de estacionamento que alertam para colisões e o air bag são hoje recursos embarcados confirmando que, além do conforto, a segurança também é uma prioridade.

Condutores mais conscientes

Essa valiosa e indispensável tecnologia, que tão bem combina com os carros, ajudam também na formação de condutores mais conscientes e preparados para o desafiador dia-a-dia no trânsito.

Nos últimos anos temos visto que a tecnologia também vem mudando o modo como as pessoas se preparam para dirigir e, assim, serem melhores motoristas

Com menos burocracia, redução de fraudes e mais transparência, as autoescolas estão caminhando para uma outra realidade: agora, elas podem ser mais conectadas com o futuro através de novas ferramentas tecnológicas.

Tempo atrás, era comum ver candidatos à habilitação comparecerem a um Centro de Formação de Condutores (CFCs), marcar presença nas aulas e ir embora. 

O acompanhamento não era efetivo, e essa irregularidade, já resolvida com recursos mais modernos de controle, ainda marca a reputação desses estabelecimentos.

Agora, as soluções para gestão estão ainda mais avançadas e podem eliminar muitos problemas. 

O cadastro biométrico e a identificação facial já são transformações que agregam novas tecnologias. São softwares de identificação confiáveis que utilizam algoritmos exclusivos para o reconhecimento e verificação das pessoas envolvidas no processo de formação.

Ensino a Distância

Vimos também a chegada do Ensino a Distância (EAD) no segmento de trânsito. 

Inicialmente, nos cursos de “Reciclagem de Condutores Infratores” e, mais recentemente, nos “Cursos de Atualização”, no “Curso Preventivo para Motoristas Profissionais” e para os “Cursos Especializados”. 

Uma novidade que alia inúmeras vantagens, como estudar sem sair de casa, usando qualquer dispositivo conectado à internet. Além da disponibilidade de fazer o curso a qualquer hora do dia ou da noite. Em qualquer um do 7 dias da semana com custos mais baixos. 

Tudo isso, com absoluta segurança e controle das autoridades de trânsito. Que agora têm acesso permanente aos sistemas que são, previamente, testados e homologados pelo DENATRAN.

A importância da tecnologia no processo de formação de condutores, seja ele presencial ou a distância, vai além de oferecer mais agilidade para alunos, instrutores e autoridades. 

A transparência é uma das principais vantagens que certificam e garantem uma formação segura e de boa qualidade.

Ajustar e atualizar processos

Existe o caráter global da prestação de serviços em todo o mundo. Algo que se torna difícil separar das demandas de consumo, cada vez mais exigentes, do que há de mais moderno e atualizado no mercado. 

O modelo econômico emergente é o da agilidade aliada à segurança e confiabilidade. Ou seja, um contraponto aos modelos tradicionais mais pesados, caros e burocráticos. 

Agora então, quando enfrentamos um enorme desafio pela pandemia que atinge todo o planeta. Ou seja, todos os setores econômicos estão se ajustando e atualizando seus processos valendo-se das inovações

As soluções tecnológicas garantem um novo olhar para a formação de condutores. Adicionando a presença de especialistas cada vez mais conectados e dedicados à profissão e ao ensino de trânsito

São novas oportunidades para a confiança e agilidade nos serviços dos órgãos públicos. Que agora contam com a evolução da qualidade de ensino dos CFCs. Além da expertise das instituições homologadas para o Ensino a Distância e do avanço tecnológico para o progresso do setor. 

Com a tecnologia, antigas necessidades e recorrentes problemas passam a fazer parte do passado. E dessa forma se revelam como solução para o presente.

Conheça o Icetran

O Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (Icetran), fundado em 1998, é considerada a mais importante instituição da área educacional ligada ao setor de trânsito e transportes no País. 

Oferecendo uma série de cursos EAD, o Instituto ganhou destaque. Principalmente quando o assunto é atualização para renovação da CNH e reciclagem de condutores. Além de cursos especializados para profissionais do trânsito: taxistas, caminhoneiros, entre outros, por exemplo.

Recentemente, o Icetran passou a ofertar, gratuitamente, para todos os Estados, o curso de atualização para renovação da CNH. Ele ficará disponível até 30/05/2020.

Veja todas as possibilidades oferecidas pelo Icetran aqui: icetran.com.br

__

Por Fernando Pedrosa, professor e especialista em Prevenção e Educação no Trânsito.