Ensino a distância: liberdade de horários para assistir as aulas

por | maio 27, 2015 | Ensino a Distância | 1 Comentário

Ensino a DistânciaCom tantos compromissos atualmente, como: trabalho, trânsito, família, sem contar os momentos de lazer, descanso e convivência com os amigos, tem sobrado pouco tempo para estudar. A popularização da internet e da tecnologia têm colocado a opção do ensino à distância (EAD) como uma alternativa prática, segura e viável para as pessoas que não tem tempo para se dedicar aos estudos como precisariam ou desejariam.  Confira outras vantagens de estudar à distância.

Qualidade comprovada

Na verdade, o ensino a distância é uma modalidade de ensino bastante antiga. Quem não se lembra dos famosos cursinhos de eletrônica e mecânica pelo Correios? A cada ano, o avanço da tecnologia permite melhorar e aperfeiçoar cada vez mais os cursos EAD, a tal ponto que em exames aplicados pelo INEP (2006) para estudantes do ensino superior mostraram que, 7 dos 13 cursos de graduação avaliados, os estudantes da modalidade EAD se saíram melhor que os dos cursos presenciais.

Como funciona o ensino a distância

No ensino a distância, são disponibilizados livros, apostilas (online e impressas), aulas em vídeo, apresentações em slides e fóruns de discussão, além de acesso aos professores do curso via email. O conteúdo programático é disponibilizado previamente aos alunos, bem como as datas de entrega de trabalhos e conclusão de atividades.

Alguns cursos EAD solicitam que o aluno frequente a escola uma vez por semana, outros exigem a presença do aluno apenas para fazer as provas finais do curso e grande parte permite que o curso seja acompanhado 100% online, sem necessidade de se deslocar até uma escola.

Vantagens

As aulas gravadas em vídeo podem ser assistidas quantas vezes o aluno quiser. No EAD, cada aluno tem o seu ritmo e estuda do seu jeito, o que nem sempre é possível no ensino presencial, onde o aluno tem que disputar a atenção do professor com os colegas e assistir aulas sendo, constantemente, interrompido por perguntas e pelo inevitável barulho das conversas paralelas em sala, sem contar que não é possível reprisar uma aula presencial, a não ser que ela seja gravada.

Além disso, o aluno do curso EAD faz seu horário: pode estudar a qualquer hora do dia e nos dias que preferir. Muitos alunos de cursos EAD preferem estudar somente nos finais de semana e quando não tem compromissos de trabalho, por exemplo. Outros alunos gostam de estudar durante a noite ou de madrugada, quando a família dorme para evitar interrupções e distrações. Outros utilizam o horário de almoço para colocar os estudos em dia.

Outra vantagem do EAD é não precisa se deslocar até a escola. Desta forma, o aluno economiza tempo e dinheiro em deslocamentos e evita o trânsito, congestionamentos, ônibus lotados e até mesmo assaltos (comuns em grandes cidades).

Gostou do conteúdo? Quer compartilhar a sua experiência com o Ensino à Distância conosco? Entre em contato!