Finanças pessoais: aprenda a poupar dinheiro com a economia do veículo

por | fev 21, 2018 | Dicas | 0 Comentários

Finanças pessoais: aprenda a poupar dinheiro com a economia do veículoPoupar é um desafio para você? Descubra como você pode guardar dinheiro para grandes ou pequenos feitos com a economia do veículo.

Investir no futuro, conquistar a independência financeira, ter segurança para mudanças inesperadas, não importa o motivo. Poupar dinheiro é uma prática necessária para todos nós.

Ainda que, os consumistas de plantão possam não concordar, uma coisa é fato. Pessoas que atingem o sucesso financeiro são, em geral, aquelas que conseguem pensar no seu dinheiro a longo prazo. Isso, consequentemente, impõem que não se gaste tudo o que se tem, para guardar ou investir lá na frente.

É certo também que essa equação, na prática, não é tão simples assim de ser alcançada. Ela assusta e provoca muitos questionamentos.

Vender meu carro é uma solução? Andar de táxi, Über ou outros aplicativos é vantajoso? Álcool ou gasolina?

Afim de jogar uma luz sobre todas essas dúvidas, vamos dar algumas dicas sobre economia do veículo e quais ações podem – e devem – ser adotados pelas pessoas que desejam poupar dinheiro para fazer mais com os recursos que têm.

Para a economia do veículo avalie a melhor opção: álcool ou gasolina

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que desejam poupar com o seu veículo é a escolha sobre qual combustível utilizar, no caso do carro ser flex.

Isso porque, quando que o preço do álcool na bomba pode ser melhor, e o seu rendimento também? Já a gasolina, possui maior eficiência energética, mas é mais cara. Então, qual a melhor opção?

Especialistas indicam que, se o preço do etanol for mais de 70% o da gasolina, você deve ficar com o derivado do petróleo. Se o preço do litro do álcool for inferior a isso, vale a pena utilizá-lo. Contudo, você pode, por conta própria, fazer estes cálculos. Existem vários aplicativos para te ajudar com isso. Você só precisa informar o preço dos combustíveis que os Apps fazem as contas pra você.

Varie os meios de transporte para se deslocar

Ter um carro para se deslocar de um lado para o outro pode ser muito cômodo, porém, não é barato. Por isso, se a sua intenção é economizar dinheiro com seu carro, usar o veículo apenas para trajetos mais longos pode compensar.

Em roteiros mais curtos, como ir até a padaria ou fazer outra atividade que seja mais próxima de casa, vá a pé ou de bicicleta. Para ir para o trabalho, caso você more até 10Km de distância da empresa, usar o transporte coletivo pode ser uma boa ideia.

Você também tem como opção o taxi e outros aplicativos de mobilidade urbana (como Über, 99, Cabify e Easy). Para conseguir economizar mais um pouco, você pode fazer uso de um outro aplicativo: o Vah. Ele compara o preços dos Apps citados para elencar a melhor opção para o consumidor no momento da corrida. Segundo a empresa, os clientes conseguem economizar até 30% nas viagens.

Alugar um carro, para passeios de final de semana, também pode ser compensador. Eles estão mais baratos hoje em dia. Você tem até a opção de comparar o preço entre as locadoras. O App Rentcars é um exemplo.

Compare preços dos serviços para poupar

Assim como o Vah, o Rentcars e outros aplicativos de mobilidade urbana, você tem outras várias soluções tecnológicas para te ajudar na economia do veículo. Use deles para gastar menos com serviços que também impactam e estão relacionados com o uso do carro.

Se você costuma deixar o carro em estacionamentos particulares, por exemplo, pode fazer uso dos Apps Lets Park, Onde Parar ou Parkingaki. Eles indicam a opção mais próxima de você, e ainda, os preços para te ajudar a gastar menos.

Você pode, inclusive, gerenciar todos os gastos possíveis que você tem com seu carro com um aplicativo. O Nexer é um exemplo. Ele gerencia as principais atividades do carro, como manutenções, gastos com combustível e falhas no veículo para você poder se controlar melhor.

Compartilhe o carro para economizar dinheiro

Outra forma de economizar dinheiro com o carro é dividindo os custos de combustível nos trajetos que você faz na cidade e em viagens.

Você pode fazer isso do jeito tradicional, compartilhando o espaço no seu veículo com colegas de trabalho e amigos, ou ainda, fazer uso de aplicativos especializados. Você pode oferecer carona com o Bla Bla Car, por exemplo, e dividir os gastos com outras pessoas que estão indo para o mesmo caminho. A exemplo dele, você tem outras opções, como o App Caronetas, Dwingo e o BeepMe.

Viu só? Opções não faltam para te ajudar com a economia do veículo. Basta você testar as opções e ver aquela que mais se encaixa na sua rotina.

Ah, e se você quiser se aprofundar no assunto, saiba que no blog do Icetran você encontra outros posts relacionados. Não deixe de conferir!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *