Qual a documentação obrigatória para veículos estrangeiros?

por | fev 14, 2017 | Documentos | 1 Comentário

documentação obrigatória para veículos estrangeirosOs três primeiros meses do ano sempre trazem consigo uma quantidade considerável de turistas sul-americanos que veem no Brasil – um dos paises mais bonitos do mundo – uma ótima oportunidade para passar o verão. Mas será que todos eles estão cientes da documentação obrigatória para veículos estrangeiros?

Para se ter uma ideia, a Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis (um dos destinos mais procurados do país) estima que a ilha irá receber mais de 2 milhões de turistas do mundo todo – somente na alta temporada.

Com tantos turistas nas estradas e cidades brasileiras – principalmente as litorâneas – é inevitável que vez ou outra ocorra um acidente de trânsito, seja por consequência do desconhecimento das leis de trânsito no país (principalmente a que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas por quem dirige), ou até pela da sinalização viária em outra língua.

Veja qual é a documentação obrigatória para veículos estrangeiros, seja você um visitante internacional ou brasileiro.

Documentação obrigatória para veículos estrangeiros: Tudo o que você precisa saber

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), condutores que já estão habilitados a dirigir em seus países de origem e desejam conduzir veículos no território brasileiro precisam realizar o pedido de registro e reconhecimento de habilitação estrangeira em qualquer unidade do Detran.

Para saber qual a unidade do Detran mais próxima de você, consulte o site oficial do Denatran.

documentação obrigatória para veículos estrangeiros que deve ser apresentada no pedido de reconhecimento junto ao Detran consiste nos seguintes documentos:

  • Carteira de Habilitação (original e cópia) do país de origem;

  • Comprovação de entrada e permanência legal no Brasil;

  • Carteira de Habilitação traduzida por um tradutor público juramentado ou pelo consulado do país de origem;

  • Comprovante de residência (original e cópia) emitido com no máximo três meses de antecedência.

Vale ressaltar que todos os documentos apresentados precisam estar dentro de suas respectivas datas de validade, incluindo Passaporte e Carteira de Habilitação do país de origem.

Denatran e Detran: Qual a diferença?

Devido a similaridade dos termos, é comum estrangeiros confundirem o Denatran com o Detran.

Por isso, para simplificar:

Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) é o órgão do governo brasileiro responsável por controlar, supervisionar e fiscalizar todas as políticas de trânsito do Brasil. Além disso, ele também é responsável por ações de educação e conscientização no trânsito.

Já o Detran é a unidade estadual (presente em praticamente todas as cidades do país por meio das Ciretrans) que representa o Denatran. Os Detrans são responsáveis pela formação e habilitação dos condutores, registros de veículos e documentação obrigatória para veículos estrangeiros.

Dicas para turistas estrangeiros ao dirigir no Brasil

Todas as leis e regulamentações que os condutores brasileiros e estrangeiros que dirigem no Brasil precisam seguir estão especificadas publicamente no Código de Trânsito Brasileiro.

Basicamente, as normas de trânsito no Brasil são bastante semelhantes às de outros países da América do Sul e, por isso, o condutor estrangeiro precisa se atentar muito mais ao comportamento dos condutores e pedestres brasileiros do que na legislação em si.

Por isso, esteja atento às seguintes dicas:

Adquira um GPS: Especialmente para turistas estrangeiros que não estão muito familiarizados com a língua portuguesa, adquirir um GPS pode evitar muita dor de cabeça, especialmente em cidades menores, onde não há uma sinalização muito clara.

Dirija defensivamente: Como dizem por aí, dirija sempre esperando que o inesperado vai acontecer. O comportamento dos motoristas brasileiros pode variar de acordo com a cidade e não é uma boa ideia esperar que um acidente aconteça para perceber isso.

Cuidado com os caminhões: Ao contrário de muitos países do mundo, o transporte de cargas no Brasil é feito quase que exclusivamente através de caminhões. Por isso, se for pegar a estrada, dirija com cautela, mantenha uma distância segura da traseira dos caminhões e nunca realize ultrapassagem em locais não permitidos.

Por último, mas não menos importante, aproveite a experiência! O povo brasileiro é famoso por sua hospitalidade e no trânsito não é diferente.

Com a documentação obrigatória para veículos estrangeiros em dia, definitivamente não há motivos para se preocupar ao dirigir pelo Brasil.

Para mais dicas sobre as leis brasileiras de trânsito e como ser um motorista mais consciente, confira os outros textos do Blog do Icetran. Temos informações valiosas para todo e qualquer condutor. Sejam eles estrangeiros ou não!