Dirigir um veículo à noite é seguro?

por | jul 4, 2018 | Dicas | 1 Comentário

dirigir um veículo

Dirigir um veículo na ausência da luz requer cuidados, pois, nem sempre conseguimos ter a mesma precisão que teríamos durante o dia.

O medo de dirigir à noite está entre as fobias mais comuns relacionadas ao trânsito.

Por outro lado, muitos condutores dizem preferir dirigir neste horário, em especial para fugir dos congestionamentos.

E você, acha que a noite apresenta condições ideais para a prática da direção?

Independente de qual for a sua opinião, saiba que dirigir um veículo à noite exige uma série de cuidados.

Isso porque, nosso organismo reage de forma diferente na ausência da luz, dificultando a nossa percepção do ambiente.

Ainda assim você não precisa deixar de lado esse hábito, caso tenha preferência de pegar a estrada neste horário.

É necessário apenas que você tenha consciência dos riscos para redobrar a sua atenção e dirigir com mais segurança. Saiba como chegar lá acompanhando o artigo a seguir.

A ausência da luz e as suas consequências

Muitas são as interrogações que aparecem quando a questão é dirigir um veículo à noite. E cá para nós, muitas delas têm fundamento. Afinal, tudo o que se relaciona a direção veicular oferece mais riscos na ausência da luz.

Veja a seguir alguns pontos que justificam tal afirmação.

A escuridão pode induzir ao sono

De acordo com estudos divulgados pela ABRAMET – a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – o organismo humano, na ausência da luz, produz um hormônio chamado melatonina.

Essa substância é responsável por nos induzir ao sono e atinge a sua produção máxima por volta de duas a três horas da madrugada. O que para quem está dirigindo é um perigo.

A percepção do ambiente muda

À noite é bem comum haver uma desorientação espacial, ou seja, se torna mais difícil dimensionar espaços, distâncias e velocidades.

Essa situação é agravada pelo fato das nossas reações oculares também se tornarem mais lentas nesse período. Com isso, não conseguimos ver detalhes nas imagens, apenas contornos ou vultos.

Portanto a nossa percepção do ambiente muda e é prejudicada, podendo cair em até 50%. Isso se as condições foram normais, pois nos casos onde a pessoa já apresenta alguma patologia ocular esse índice pode ser ainda maior.

A luz dos faróis pode ofuscar a visão

Se não bastassem as consequências da escuridão no próprio organismo, temos ainda o agravante da luz dos faróis.

A luz alta tem efeitos tão intensos que pode até cegar uma pessoa por 6 segundos. Parece pouco, mas, imagine alguém de olhos fechados, dirigindo enquanto conta até seis. Como você deve imaginar, o risco de acidentes é enorme!

Adversidades podem agravar a situação

Até aqui você já percebeu que são várias as situações que reforçam o fato de que dirigir um veículo à noite não é o ideal. Porém, não são apenas essas condições que são preocupantes.

Existem outros fatores que podem agravar a situação. Entre eles a chuva, a neblina, os buracos na pista e outras situações adversas. Ninguém está ileso de enfrentá-las em trânsito. No entanto, é certo dizer também que dirigindo com cautela e de forma defensiva os riscos de um acidente acontecer são bem menores.

Dicas para dirigir um veículo à noite com segurança

Bem, como você pode perceber, dirigir à noite não é uma condição ideal, mas, você pode tornar essa prática mais segura.

Para driblar os riscos de dirigir um veículo à noite não tem jeito, é preciso que os condutores ampliem o seu conhecimento. Busquem treinamento e reciclagens que possam ensiná-los a se defender melhor nessas adversidades.

No entanto, dicas simples também podem fazer uma enorme diferença quando a intenção é aumentar os níveis de segurança.

Já falamos em detalhes sobre elas aqui no Blog. Recomendo que você refaça essa leitura para ampliar o seu conhecimento. Pra quem não leu, aqui vai um resumo:

Mantenha uma distância segura do veículo da frente, desvie o olhar das luzes dos faróis dos carros, redobre a atenção, mantenha seu foco na via e por fim, diminua a velocidade. Sempre respeitando os limites impostos pelo Código de Trânsito e o que orienta a sinalização da via.

Gostou de ler as dicas sobre como dirigir um veículo à noite com segurança? Agora, que tal compartilhar essas dicas com seus amigos e familiares?

Lembre-se que a sua percepção do risco e as suas atitudes podem fazer uma enorme diferença para a maior segurança no trânsito!