Dicas e cuidados ao viajar com filhos pequenos

por | dez 12, 2018 | Férias | 0 Comentários

viajar com filhos pequenos

Viajar de carro na companhia de filhos pequenos não é complicado. Com alguns cuidados e planejamento se torna possível carregar boas histórias na bagagem.

Viajar com filhos pequenos é uma grande oportunidade que temos para tirar um tempo em família, conversar, contar histórias e nos divertir.

No entanto, para enriquecer o trajeto e fazer com que a viagem deixe lembranças extraordinárias é importante tomar algumas precauções. Ser organizado e ter algumas brincadeiras na manga também pode ajudar.

Como viajar com filhos pequenos sem passar aperto dentro do carro

Proporcionar boas experiências, colocá-los em contato com diferentes culturas e poder dedicar um tempo de qualidade para a família está entre os principais benefícios de viajar com filhos pequenos.

Mas, para que a viagem seja tranquila e divertida para todos é importante considerar algumas questões. Sobretudo, porque quando se viaja com crianças e bebês, é preciso ter bom senso e entender que os pimpolhos têm necessidades específicas.

É preciso redobrar os cuidados com a alimentação, a exposição ao sol, respeitar os horários de sono e outras rotinas.

Além disso, é importante ter consciência de que com filhos pequenos o ritmo é outro. Pequenos imprevistos podem acontecer e você precisa estar preparado para enfrentá-los, sem frustração.

Planeje o roteiro para agradar a todos

Ao viajar com filhos pequenos é importante planejar o destino para que ele atenda as expectativas de toda a família.

Para isso, o indicado é que você não escolha destinos isolados, sem hospital por perto. Brotoejas, enjoos e até mesmo pequenos arranhões pode exigir cuidados médicos, portanto, é bom ficar atento! Não esqueça de carregar com você o endereço e o telefone do centro de saúde mais próximo, ou ainda, o contato do seu pediatra.

Então, antes mesmo de viajar pesquise o seu destino e as condições da via. Também conheça o clima e as opções de passeio para adultos e crianças para que a satisfação seja garantida!.

Dentro do carro, nada de colo!

Para transportar bebês e crianças dentro do carro você precisa fazer isso com segurança.

Obrigatório, neste caso, é usar os dispositivos de proteção (bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, de acordo com a idade da criança).

Lembre-se que viajar com filhos pequenos fora dessa regra é infração gravíssima. Rende multa e o motorista pode ter o carro retido até a regularização.

Escolha bem os horários da viagem

Se a viagem for longa, é importante ter algumas cartas na manga dentro do carro. E ainda, se planejar para as rotinas de alimentação, as trocas de fraldas e os horários de sono. Entenda que as crianças precisam se alimentar e dormir direito. Respeite isso e tudo correrá bem.

Para distrair os pequenos dentro do carro, uma boa dica é levar alguns brinquedos e estudar passatempos divertidos para os momentos de tédio. Baixar jogos para o tablet, levar livros, lápis de cor e jogos de mesa são algumas das possibilidades.

Tome cuidados com a alimentação

Uma das principais preocupações dos pais ao viajar com filhos pequenos é com a alimentação. Mas, com certos cuidados a tarefa não se torna complicada.

Ainda assim, é importante verificar a procedência dos alimentos e evitar as comidas vendidas por ambulantes.

Dentro do carro, uma sugestão interessante é carregar papinhas prontas, frutas, sanduíches e o pacote de bolachas favorito dos filhotes. Lanchinhos leves, além de ajudar no intervalo das refeições, também podem acalmar o humor infantil. Lembre-se disso!

Saiba lidar com imprevistos

Quem tem filhos pequenos sabe que eles têm necessidades específicas. Dependendo da criança, estar longe de casa e de um ambiente que lhes é familiar pode ser mais complicado.

Portanto, é preciso ter paciência para saber respeitar o tempo e as vontades que os filhotes apresentam.

Alguns contratempos, como um resfriado, uma febre, um dentinho nascendo podem fazer com que você tenha que adiar a viagem. Prepare-se para isso para não se frustrar.

Para pequenos imprevistos, que possam acontecer durante a viagem, é importante levar consigo uma farmacinha. Um raladinho, um enjoo e até uma picada de inseto podem ser incômodas e precisam de cuidados.

Esperamos que depois desse artigo você esteja mais seguro para viajar com filhos pequenos. Ao se permitir viver essa experiência em família, seguindo os devidos cuidados, todos saem ganhando. Pode acreditar!