4 dicas de direção que podem salvar vidas, inclusive a sua

por | nov 8, 2016 | Direção Defensiva | 0 Comentários

4 dicas de direção que podem salvar vidas, inclusive a suaVocê se sente inseguro ao conduzir um veículo ou deseja melhorar suas habilidades no volante sem muito esforço? As dicas de direção a seguir foram sugeridos por motoristas experientes e – acredite ou não – podem te ajudar a salvar a sua e outras vidas também. Acompanhe!

“Mas eu já sou um ótimo motorista!”

Pode até ser verdade, mas uma pesquisa realizada pela Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) constatou que, mesmo com o número de acidentes no trânsito aumentando em todo o Brasil, mais da metade dos motoristas entrevistadas se julgaram “bons motoristas”.

Portanto, seja você uma das pessoas ou não, vale a pena conferir as  dicas de direção que separamos para você. Afinal, independente da sua habilidade no volante, conhecimento nunca é demais.

As dicas de direção a seguir são simples, mas podem salvar vidas

Mesmo com todos os avanços tecnológicos que temos presenciado nos automóveis todos os anos, muitas pessoas ainda deixam de prestar atenção em alguns detalhes importantes e, mesmo conduzindo carros sofisticados e tecnologia de ponta, acabam causando acidentes que poderiam ser facilmente evitados com algumas dicas de segurança simples, mas extremamente úteis.

Mas afinal, quais dicas são essas?

1. Elimine os pontos cegos dos retrovisores

Pode parecer uma daquelas dicas de direção óbvias para algumas pessoas, mas tem muito acidente acontecendo nas ruas simplesmente pelo fato de algumas pessoas não saberem ajustar os retrovisores externos de forma correta – ou seja, eliminando todos os “pontos cegos” das laterais do veículo.

Neste caso, uma boa dica é ajustar os espelhos laterais de uma forma que os lados do próprio carro fiquem quase invisíveis pra você, deixando um campo de visão maior para identificar os carros que estão atrás ou ultrapassando o seu.

2. Sempre mantenha os faróis acesos

Mesmo os faróis dos veículos serem na maioria das vezes considerados (principalmente pelos brasileiros) apenas ferramentas complementares para noite ou condições climáticas ruins, um estudo recente constatou que apenas deixar os faróis do veículo acesos durante o dia pode reduzir as chances de acidentes em até 32%.

Não entenda mal. A habilidade e responsabilidade dos condutores ainda são os fatores mais importantes quando se trata de segurança no trânsito, mas se dicas de direção como esta podem diminuir significativamente as chances de se envolver em acidentes, por que não colocá-las em prática?

3. Utilize o freio de mão mesmo em superfícies planas

Muita gente não sabe, mas os freios de mão dos veículos perdem a eficiência quando não são usados regularmente.

Sistemas como estes (também conhecidos como freios de emergência) são compostos por cabos de aço que, como qualquer outro material do tipo, podem enferrujar mais rapidamente quando estáticos por longos períodos.

Por isso, acionar o freio de mão do seu veículo é importante mesmo quando estacionado em lugares planos. Afinal, você não quer que o freio de emergência do seu veículo perca a eficiência ao longo dos anos – ou mesmo se rompa na hora que você mais precisar dele.

4. Não pise no freio por qualquer motivo

Pressionar os freios em momentos de “susto” quando se está na direção do veículo é uma reação comum e natural de motoristas sem muita experiência – e na maioria das vezes esta reação é a melhor solução possível.

Mas em alguns momentos, como no caso do pneu furar em alta velocidade, pressionar o pedal do freio pode fazer o veículo capotar ou, no mínimo, perder completamente o controle da direção.

Por isso, lembre-se que nem sempre nossos instintos estão certos e, se o pneu furar quando você estiver em alta velocidade, apenas pressione o acelerador levemente até que o controle da direção seja recuperado.

Errar é humano, insistir no erro não

Se você comete muitos erros no volante ou não tinha a menor ideia das dicas citadas aqui, não se sinta sozinho. Todas as dicas de direção listadas aqui foram baseadas nos erros mais comuns que vemos motoristas – experientes ou iniciantes – cometendo no trânsito, praticamente todos os dias.

E se você teve a sua carteira suspensa por qualquer motivo, saiba que é possível recuperá-la facilmente através do Curso de Reciclagem Para Condutores Infratores.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. 5 Dicas para prevenção de atropelamento - ICETRAN - Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte - […] já abordamos em um texto sobre dicas de direção que podem salvar vidas, um estudo recente constatou que apenas…
  2. Como ajustar o banco do motorista para dirigir com mais segurança? - […] Afinal, quando o banco do carro está bem ajustado, o motorista tem a estrutura necessária para que ele possa…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *