MOPP e outros cursos a distância para motoristas são válidos?

por | jan 22, 2020 | Ensino a Distância | 16 Comentários

Neste artigo e no vídeo apresentado pelo Paulo Botelho, especialista em gestão e segurança de trânsito, falamos sobre cursos para motoristas pela internet. Este é um dos temas dos quais se tem falado muito nos últimos meses.

https://www.youtube.com/watch?v=r8A6i8vIonU

Uma das principais perguntas que se tem feito em nossos canais de comunicação refere-se ao MOPP e outros cursos a distância para motoristas:

Afinal, os cursos para motoristas pela internet são permitidos?

Sim! Os cursos no formato EAD estão regulamentados pela resolução 730 do CONTRAN, e neles incluem-se os cursos para motoristas.

Você sabe quais são e qual e a finalidade dos cursos especializados para condutores de veículos? Os cursos especializados são destinados a condutores de:

  • transporte coletivo de passageiros;
  • transportes escolares;
  • transporte de produtos perigosos (MOPP);
  • emergência;
  • transporte de carga indivisível.

Estes cursos têm a finalidade de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar condutores, habilitando-os à condução desses veículos de acordo com a regulamentação do CONTRAN.

O CONTRAN regulamentou os cursos especializados para condutores de veículos definindo sua carga horária, a grade curricular e os requisitos que os condutores devem possuir para se matricularem nesses cursos.

Cada curso especializado é constituído de 50 horas/aulas. O curso poderá se desenvolver na modalidade de Ensino a Distância através de apostilas atualizadas e outros recursos tecnológicos.

Existem empresas que trabalham na área de Ensino a Distância desde 2009, como é o caso do ICETRAN, com mais de 20 anos de mercado e há mais de 10 anos utilizando plataformas de EAD.

Cuidados que se deve tomar

Um cuidado que se deve ter é se as empresas que estão oferecendo esses cursos a distância para motoristas realmente têm autorização.

Tem sido muito comum encontrar empresas oferecendo cursos para motoristas em homologação do DENATRAN e sem ser credenciada pelo DETRAN de seu Estado.

Por esse motivo separamos 3 dicas para você verificar se uma empresa realmente está credenciada e pode oferecer o curso para você.

Dica 1: verifique se a empresa tem homologação do DENATRAN

O DENATRAN é o Departamento Nacional de Trânsito. É através dele que a empresa ganha autorização para oferecer o curso.

Qualquer empresa séria irá divulgar isso em seu site, ou pelo menos irá informar, quando solicitada, qual a portaria da homologação que permite oferecer o curso.

Dica 2: verifique se a empresa está credenciada pelo DETRAN para oferecer o curso em seu Estado

Isso é simples! A empresa pode fornecer essa portaria ou você pode consultar diretamente no site do Detran do seu Estado.

Dica 3: verifique se a empresa faz parte de alguma associação

Hoje no Brasil temos a Associação Brasileira de Entidades de Ensino a Distancia do Trânsito e Transporte (ASBEAD).

Para se associar, a empresa precisa cumprir todos os requisitos para dar os cursos.

Essas são as principais dicas para que você não seja enganado e possa fazer um curso que tenha validade.

Dúvidas frequentes sobre cursos especializados a distância

Só quem exerce a atividade sabe o quão importante é ter disponível uma plataforma a distância, sem precisar se deslocar para fora de sua cidade, bastando ter acesso à internet para ter acesso aos cursos.

Saiba agora as respostas às principais dúvidas sobre os cursos a distância para motoristas.

Quando o condutor estará apto a conduzir o veículo em que realizou o curso especializado?

Os condutores aprovados no curso especializado e os que realizarem a atualização exigida terão os dados correspondentes registrados em seu cadastro pelo órgão ou entidade executiva de trânsito do estado.

A informação constará no campo “observações” da CNH.

Qual é a validade do curso especializado?

Os cursos especializados têm validade de 5 anos. Após decorrido este prazo os condutores deverão realizar a atualização dos respectivos cursos. Eles devem coincidir com a validade do exame de sanidade física e mental do condutor constantes em sua CNH.

Quais são os requisitos para realizar os cursos a distância para motoristas?

Para o curso para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros e para condutores de transporte escolar os requisitos para matrícula são:

  • ser maior de 21 anos;
  • estar habilitado no mínimo na categoria D;
  • não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses;
  • não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH ou pena recorrente de crime de trânsito.

Nos cursos para condutores de veículos de transporte de produtos perigosos, emergência e carga indivisível, o requisito que muda é a categoria da habilitação.

No curso de produtos perigosos você precisa estar habilitado nas categorias B, C, D e E.

No curso para condutores de veículos de emergência você precisa estar habilitado em uma das categorias: A, B, C, D ou E.

No curso para condutores de veículos de transporte de carga indivisível você deve estar habilitado na categoria C ou E.

Especialize-se agora com o MOPP e outros cursos a distância para motoristas!

Esses cursos são destinados aos condutores de veículos que exercem atividades profissionais de relevante utilidade pública. Pode ser no transporte de pessoas, na prestação de socorro ou na condução de cargas e produtos perigosos. E ainda na segurança e defesa da população.

Dessa forma, os condutores que desejarem realizar esses cursos devem estar conscientes da responsabilidade da atividade que irão desenvolver. Em contrapartida, terão maiores ganhos.

Se você tem interesse em realizar esta atividade profissional, o ICETRAN oferece o MOPP e outros cursos a distância para motoristas. Mais informações aqui.

16 Comentários

  1. rogerio landim da rocha

    bom dia ,sou Rogerio gostaria de saber se posso fazer este curso de transporte de emergência ,pois já tenho preciso atualizar ,mas na minha cidade não estou conseguindo realizar o curso ,sou de Guarulhos SP ,aqui não foi liberado EAD ainda e não consigo vaga para realizar meu curso de atualização, gostaria de saber se fizer com vocês ira inserção na minha habilitação ,aguardo seu contato obrigado.

    Responder
    • Icetran

      Rogério,
      Solicito que você envie email para pedagogico @icetran.com.br para obter todo o detalhamento da realização de cursos especializados (caso do transporte de emergência) em EAD. informe seu Estado e cidade de origem, para que informem se o Detran/SP recebe o certificado oriundo de outro Estado ou, se é possível fazer EAD por instituição credenciada junto ao Detran/SP.

      Responder
  2. Ismael Martins da silval

    Aplicado curso resolução 168 EAD no estado de mg ?

    Responder
    • Icetran

      Ismael,

      A regulamentação dos curso de trânsito na modalidade EAD são feitas pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran, e valem para todo o país. Assim, Minas Gerais também deve estar aplicando, por meio das Instituições que o Detran/MG já tenha credenciado.

      Responder
  3. Ellielson de Souza

    Estou querendo fazer o curso EAD, poderia me auxiliar?

    Responder
    • Icetran

      Olá Ellieson,
      Sim, você pode entrar em contato com pedagogico@icetran.com.br e pedir todas as orientações.

      Responder
  4. Andrade jr

    Boa noite, presciso fazer curso de EAD de coletivos, faz fiz duas vezes, seria so atualização, cnh e de Sao Paulo mais estoumorando em Fortaleza, seria possivel

    Responder
    • Icetran

      Andrade,
      O curso em EAD pode ser feito na Instituição devidamente homologada pelo Denatran (caso do Icetran). Após a realização existem os procedimentos de envio do documento para o Detran de origem, quando o curso é realizado fora da localidade de origem da CNH do condutor.

      Responder
    • Icetran

      Alessandro,
      Realmente são cursos interessantes e de grande importância para o conjunto da segurança no trânsito.

      Responder
    • Icetran

      Ana,
      Existem instituições credenciadas para realizar estes cursos. Verifique na plataforma do icetran.com.br sobre a oferta dos diferentes cursos especializados.

      Responder
  5. Josiani Camporez

    Sou de venda nova do imigrante és como faço pr fazer o curso MOPP

    Responder
    • Icetran

      Josiani,
      Verifique no “site”do Detran as instituições credenciadas para o Estado. O site do icetran, https://www.icetran.com.br tem informações dos cursos que ministramos em Santa Catarina e outros Estados.

      Responder
  6. Danilo da Silva Santos

    Maior dor de cabeça. Diz o curso pelo icetran de Santa Catarina, sou do estado de saoSão Paulo e eles não mandam o curso para o Detran. Falaram q eu tenho q procurar um Detran do meu estado com o certificado em mãos e pedir para q eles coloquem meu curso na minha CNH. Coisa mais sem noção, Pq isso quem faz é quem dá o curso. Já fui no Detran e fui informado pela funcionária q se o curso não consta no site do Detran do estado de São Paulo, não adianta pedir a segunda via da CNH Pq vai vir sem o curso. Colegas meus fez o curso presencial e ao término a empresa já manda automaticamente o curso para o Detran, o aluno só pedi a segunda via da CNH. Agora esse EAD é problema, vc só recebe o certificado. Quem comprova q o curso Ta feito desse jeito?

    Responder
    • Icetran

      Danilo,
      Compreendemos sua angústia e insatisfação. Contudo, Todas as instituições credenciadas precisam seguir as determinações emanadas pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran. De acordo com a Resolução 802/2020, em seu artigo 6A, quando o condutor realiza o curso em EAD em Estado diferente de onde fez sua habilitação o procedimento será o seguinte: 1. Se a instituição que ministrou o curso também for credenciada no Estado de habilitação do condutor, ela mesma envia eletronicamente o certificado para o Detran de habilitação do aluno para que este faça o registro no RENACH.
      2. Se a instituição que ministrou o curso não for credenciada ainda no Estado de habilitação do condutor, ela envia o certificado para o Detran de onde o aluno fez o curso e este Detran deverá encaminhar para o Detran de onde o aluno fez habilitação.
      Infelizmente ficou um tanto ruim a normativa, mas foi publicada pelo Contran e temos que segui-la. Em resumo:
      Vc tem sua CNH em São Paulo, fez o curso por Santa Catarina. O Icetran precisa enviar seu certificado para o Detran/SC e o Detran/SC é quem pode enviar os dados para o Detran/SP. E, somente o Detran/SP, de posse das informações, pode lançar no RENACH.
      segue trecho da Resolução Contran: Art. 6A
      § 2º O lançamento da conclusão do curso na modalidade
      EAD no RENACH só pode ser realizado pelo órgão ou
      entidade executivo de trânsito do Estado ou do Distrito
      Federal de registro da CNH do condutor.”

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *