Conheça os principais perfis de condutores no trânsito

por | out 22, 2015 | Educação para o trânsito | 0 Comentários

conheça os tipos de motoristas existentesBoa parte da população mundial gasta horas diárias enfrentando o trânsito e dirigindo para se locomover de um lugar para o outro. Para que o ato de dirigir seja algo cada vez mais seguro é primordial conhecer as diversas normas de trânsito para ser um bom motorista.

Entretanto, poucos são os que seguem à risca todas as condutas de bom comportamento no trânsito, como, por exemplo, o respeito às placas e sinalizações. Este desrespeito e outros fatores influenciam diretamente na existência de diferentes tipos de condutores. Cada um com uma característica principal que o influencia negativamente no trânsito. Para não se tornar nenhum destes tipos de motorista e garantir a sua segurança (e também a do outro) no trânsito, separamos, no post de hoje, uma pequena descrição de cada um destes perfis, de forma que, se você se identificar com algum deles, é importante saber o que é necessário mudar. Vamos lá?

Conheça os tipos de motoristas

Condutor depressivo

Dentre os tipos de motoristas, este perfil é facilmente identificável. Costuma apresentar indícios muito evidentes de desmotivação ao dirigir e pouco ou nenhum interesse pela própria vida, enquanto está no trânsito.

Condutor agressivo

Este é um dos tipos de motoristas que pode ser considerado o mais danoso ao trânsito e à segurança de todos como um todo. Ele costuma conduzir perigosamente e se envolve facilmente em problemas no trânsito, que o torna mais propenso a causar acidentes graves.

Condutor introvertido

Geralmente apresenta um comportamento inseguro e tímido. Dentre os tipos de motoristas, este apresenta um grau de desmotivação dos mais altos, sendo que muitos não aparentam se interessar em manter a própria segurança.

Condutor inseguro

Este motorista costuma apresentar muita indecisão e dúvidas. Ele é incapaz de tomar atitudes rápidas enquanto dirige: uma atitude potencialmente perigosa.

Condutor aprendiz

Geralmente associado a um conhecimento teórico insuficiente do trânsito e suas normas, dentre os tipos de motoristas, este pode ser considerado um dos mais impetuosos.

Condutor impulsivo

Não costuma pesar suas decisões no trânsito e as consequências que elas possam ter. Tem um excesso de confiança, que pode vir a se tornar prejudicial, pois ele não tem o hábito de analisar os riscos.

Condutor sugestionável

Dentre os tipos de motoristas já citados, este pode ser considerada uma mistura do tipo inseguro com o aprendiz. Ele não consegue tomar decisões e sendo muito imperito.

Condutor distraído

Este tipo de motorista tem muita dificuldade em manter a concentração por muito tempo, que acarreta a falta de atenção e, possivelmente, acidentes de trânsito, por conta do uso de eletrônicos enquanto dirige, por exemplo.

Condutor negativista

Entre os tipos de motoristas, o negativista assemelha-se muito com o primeiro citado (depressivo), ainda que não apresente traços da doença. Está sempre de mau humor, com sono e desanimado. Por conta disto, acaba se desinteressando pelo trânsito e não se importa em dirigir corretamente.

Condutor inquieto

Muito semelhante ao condutor impulsivo, este, o inquieto está sempre muito agitado e tem dificuldades em manter a atenção, o equilíbrio e está sempre distraído com algo.

Condutor estressado

Este tipo de motorista perde o controle com muita facilidade e tem muita tendência à agressividade, sendo um dos tipos de motoristas mais perigosos com altas tendências a provocar acidentes de trânsito.

Condutor dependente químico

Como o próprio nome já diz, este condutor dirige sob o efeito de entorpecentes, seja ele qual for, e não se importa se está ou não comprometendo a sua segurança ou a do outro. Este tipo é o responsável pela criação da Lei Seca, que visa evitar acidentes e mortes no trânsito devido ao uso de álcool.

Estes são alguns os principais tipos de condutores de veículos que existem. Achou interessante conhecer mais sobre eles e suas atitudes? E que tal aprender mais sobre o trânsito? Entre em contato conosco ou deixe o seu comentário aqui!