Como será a educação a distância nos próximos 10 anos?

por | jan 20, 2016 | Ensino a Distância | 2 Comentários

educação a distância em 10 anosEducação a Distância tornou-se motivo de orgulho para toda a sociedade mundial pela nobre missão de democratizar a educação. Agora, a iniciativa completa 10 anos e, graças aos avanços constantes das tecnologias de internet e aparelhos móveis, o futuro da educação não só está garantido como deve evoluir muito na próxima década. E para comemorar, desenvolvemos o blog post de hoje com as tendências mais fortes que deverão impactar o avanço da educação a distância nos próximos dez anos. Venha descobrir!

1. A tecnologia como aliada para o futuro da educação

A nova geração de estudantes é altamente engajada em tecnologias de jogos eletrônicos, onde os games deverão ser adaptados aos métodos de ensino para incentivar um aprendizado mais divertido e eficiente. Seguindo o mesmo conceito da gamificação, os simuladores virtuais deverão permitir a criação de ambientes (laboratórios, cabines, escritórios, entre outros) totalmente virtuais e online para o aprendizado na prática. Os serviços de banda larga também deverão receber maiores investimentos e proporcionar o aumento da utilização de tablets smartphones nos estudos. Eles serão uma ferramenta tecnológica importante para agregar mobilidade aos estudos.

2. Surgimento de cursos além do caráter universitário

Novas profissões surgem todos os dias e o EAD (Ensino a Distância) acompanha esta evolução oferecendo cursos de especialização, que vão muito além do que as universidades oferecem, hoje. A maioria dos cursos online permite uma profissionalização mais aprofundada segmentando os cursos universitários. Enquanto uma universidade oferece um curso de comércio exterior, o EAD pode segmentar e oferecer uma especialização em logística, por exemplo.

3. A educação a distância irá democratizar o ensino e quebrar fronteiras

A tendência sugere a criação de uma plataforma de criação e compartilhamento de conteúdos de forma aberta para toda a rede mundial de computadores. Os mesmos conteúdos utilizados de forma programática nos cursos de educação a distância deverão ser disponibilizadas para o acesso universal. Outro conceito importante a ser abordado é a interligação entre EAD’s de todo o mundo com a finalidade de promover uma inteligência coletiva. Dessa forma, a educação a distância irá colaborar para a democratização do conhecimento e estimular a interação multicultural entre estudantes de diversas partes do planeta.

4. Alguns exemplos de cursos de educação a distância que deverão crescer

A globalização da educação a distância em si já demanda a criação e desenvolvimento de cursos de línguas. A necessidade de se falar dois ou mais idiomas não será mais uma opção ou exigências curriculares, mas crucial para se comunicar de forma efetiva com as pessoas.

Os primeiros dez anos de evolução da educação a distância foram importantes para a adequação das novas metodologias de ensino e aprendizado ao cenário atual. No entanto, essa evolução não para por aqui e deve influenciar mudanças significativas para o futuro da educação nos próximos dez anos.

5. E os cursos online na área de trânsito?

Já existem vários cursos online ligados à área de trânsito. Um dos mais procurados e que está se expandindo de forma rápida é o de Reciclagem para Condutores Infratores. A necessidade cada vez maior de motoristas mais conscientes e responsáveis é uma realidade refletida pelo crescimento dos registros de acidentes causados por imprudência nas estradas brasileiras e mundiais. O Curso de Reciclagem para Condutores Infratores é oferecido pelo Icetran, no Brasil, para os Estados de SC, MG e PE. As vantagens em se fazer este curso online são várias, mas podemos destacar que todos os nossos cursos são homologados pelos órgãos de trânsito a nível nacional e temos mais de 16 anos de experiência na área de trânsito, com professores e educadores altamente qualificados e capacitados atuando em nossos cursos.

cnh suspensa - curso online de reciclagem para condutores

E você, já fez cursos online? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência e opinião com a gente!