Como saber se você tomou uma multa de trânsito? Confira neste guia

por | fev 14, 2018 | Multas de trânsito | 13 Comentários

Como saber se você tomou uma multa de trânsitoNão cometer infrações é requisito para evitar uma multa de trânsito. Mas, como saber se você está livre delas? Saiba consultar para ficar em dia com estes débitos.

Todo bom motorista sabe que precisa respeitar a legislação e dirigir de forma defensiva para não ser autuado por infrações.

Porém, muitas pessoas, ainda acumulam débitos em seu nome, acreditando estarem em conformidade com o DETRAN, por não terem cometido nenhum deslize.

Pois saiba que, mesmo dirigindo de acordo com as leis, você não está isento de receber uma notificação.

Se você não tem o hábito de consultar se tomou ou não uma multa de trânsito, saiba que você pode fazer parte dessa estatística, mesmo sem saber. 

Para que isso não aconteça com você, preparamos esse post, com um passo a passo bem explicativo. Acompanhe para entender!

Por que devo saber se tomei uma multa de trânsito?

Quem faz seus trajetos de carro ou de moto certamente já deve ter se perguntado: “será que eu tomei uma multa de trânsito?”

Se você é cauteloso e tem a certeza de que isso não aconteceu com você, ainda assim, é bom ficar atento. Especialmente se você é o dono do veículo e divide a direção com um familiar, ou ainda, é empresário e tem uma frota.

Isso porque, as multas de trânsito sempre estão vinculadas ao veículo. Portanto, quem vai ser notificado pela infração é o proprietário do veículo, mesmo que não tenha sido ele o condutor infrator. Com isso, teoricamente, ele é o responsável pelo pagamento da multa.

E é justamente por isso que, saber se você tomou ou não uma multa de trânsito é tão importante. Você não pode deixar os débitos acumulando, uma vez que eles podem gerar sérias consequências.

Multas não pagas podem impedir a renovação do CLA ( Certificado de Licenciamento Anual). Podem também, impedir a transferência do veículo em uma venda e ainda, podem fazer com que o devedor tenha o nome incluso no cadastro de inadimplentes, vindo a sofrer uma cobrança judicial.

Como saber se existem multas em meu nome?

Para saber se você foi autuado, existem duas possibilidades. Aguardar a notificação do Órgão de Trânsito (que pode ser do Município, Estado, ou União – dependendo da via onde ocorreu a infração) ou fazer uma consulta pela internet. Veja abaixo como proceder em cada caso:

Notificação de autuação

Assim como condutores, as autoridades ligadas ao trânsito também têm deveres a cumprir com os cidadãos. E a notificação da multa é uma delas.

Sempre que houver uma autuação ou uma penalidade for aplicada, o órgão emissor precisa notificar, por escrito, o proprietário do veículo.

O problema é que, nem sempre elas chegam ao seu destino. Isso porque, as pessoas esquecem de atualizar o endereço que deram ao fazer o registro do veículo.

É importante lembrar que esse esquecimento não invalida a multa, muito pelo contrário. E outra, caso a tentativa de envio pelo correio falhar, o órgão autuador pode comunicar o proprietário do veículo por edital.

Consulta online

É possível não correr o risco de ter uma multa de trânsito para o seu carro ou ligada ao seu nome, sem que você tenha conhecimento disso. Recomendamos que você faça uma consulta no site do DETRAN.

Você nem precisa perder tempo se deslocando até um posto de atendimento. Pode fazer a consulta direto pela internet.

O primeiro passo é, portanto, acessar o site do DETRAN do seu estado. Lá, consulte a situação do seu veículo e a sua também. Para fazer a consulta tenha em mãos os documentos do seu veículo (RENAVAM e a placa) e a sua carteira nacional de habilitação (número e dados do condutor). Isso porque, você deve fazer a busca tanto pelos dados do veículo, como do condutor.

Preencha todos os campos exigidos nas duas categorias. Você vai ver que, no resultado da sua busca você terá um resumo com todas as informações do seu veículo e também, o número de pontos acumulados no seu prontuário.

Caso houverem multas, elas serão informadas neste mesmos locais. Aí, é só se organizar para fazer o pagamento dos débitos devidos ou, se preferir, questionar junto ao órgão recursal (JARI) – sempre observando os prazos para recurso.

Aplicativos do DETRAN

Esse recurso é válido somente para alguns estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Bahia. Pessoas que residem nestes endereços podem acompanhar sua situação também pelo celular. Esses aplicativos oferecem ainda funções extras. É possível fazer cotações de seguros, saber o valor do carro pela tabela FIPE, entre outros serviços. Tudo para que o usuário esteja com a informação sempre à mão.

Evitar infrações de trânsito ainda é o melhor caminho

Levar uma multa de trânsito traz prejuízos para o bolso, é verdade. Contudo, é importante ter consciência de que essa questão vai muito além disso. Afinal, muitos acidentes podem ser evitados quando o motorista tem uma postura responsável ao volante.

Como você pode ver, o não pagamento de uma multa de trânsito pode trazer consequências bem sérias. Então, não fique na dúvida. Coloque as dicas que levantamos em prática agora mesmo e não deixe os débitos acumularem.

Ah, e se quiser saber mais sobre multas e segurança no trânsito leia outros artigos relacionados no Blog do Icetran.

13 Comentários

    • Icetran

      Francisco,
      Se você for habilitado, pode acessar o seu prontuário, no “site”do Detran, usando seu CPF. Se não constar nenhuma pontuação ou pendência, está ok.

      Responder
  1. Liza Santos

    Se eu levar uma multa, com quantos dias posso olhar na internet.?

    Responder
    • Icetran

      Liza,
      Depende, quando se trata de autos eletrônicos (tipo sistema mobile da PM) as informações seguem direto para o sistema. Porém, trata-se apenas da autuação. A multa em si, somente constará após análise do auto pela autoridade e cumprido o tempo para recurso na defesa de autuação.

      Responder
  2. Eduardo

    Tenho multas em meu prontuário do Detran SP emitiidas pela Prefeitura de SP com data de 12/03/2019, 23/01/2020 e 06/01/2020 que ainda não saíram do sistema. É normal isso acontecer?

    Responder
    • Icetran

      Eduardo,
      O registro das infrações ficam no prontuário do condutor. Contudo, tendo passado todos os prazos de recursos, a validade de cada infração para a contagem de pontos é que se baliza em doze meses.

      Responder
  3. Laura

    O aplicativo CDT mostra multas que não aparecem no site do DETRAN. Vocês sabem dizer se esse aplicativo disponibiliza logo quando a notificação é expedida? Pois estou com medo de ter tomado e queria saber antes de receber.

    Responder
    • Icetran

      Laura,
      A expedição da notificação é registrada, normalmente, no sistema do órgão executivo de trânsito que aplicou a penalidade. Sugerimos acompanhar no “site” do órgão também.

      Responder
  4. ROMULO GALDINO LISBOA

    Tomei uma multa por licenciamento atrasado mais o veiculo nao estava no meu nome mais o policial pegou minha CNH é colocou o número dela no talão mais nao, assine é minha CNH é pod eu entro no site todos os dias ainda não está constando nada será se esses pontos vai cair é se cair posso recorrer? se cair eu vou perder a minha CNH?

    Responder
    • Icetran

      Romulo,
      A infração de licenciamento atrasado é de responsabilidade do proprietário do veículo, cabendo a este tanto a multa quanto possível ponto.

      Responder
  5. Gilvam

    Oi bom dia
    Fui atuado no bairro do Matão comf 1000 no semáforo placa bui 8512 gostaria de ser informado

    Responder
    • Icetran

      Gilvan,
      Para você saber sobre autuação em seu veículo é só acessar o “site” do Detran e buscar pela placa do veículo e o Renavam.

      Responder
  6. Icetran

    Conferir as situação do veículo e sua documentação é fundamental.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Carteira suspensa: veja como restabelecer a validade e voltar a dirigir - […] Verifique se você recebeu pelo correio todas as notificações. Se preferir, pode ainda, consultar pela internet se existe alguma…
  2. O comunicado de venda de veículo e as regras que devem ser observadas - […] Antes de comprar o veículo é importante que o comprador vá ao DETRAN e verifique se não existe alguma…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *