Como perder o medo de dirigir

por | ago 7, 2016 | Primeira Habilitação | 35 Comentários

Como perder o medo de dirigirO medo de dirigir está ligado ao processo de ansiedade, causando um sentimento que acaba por prejudicar o nosso dia a dia. Nesses casos, a melhor forma de perder o medo de dirigir é aceitar que esta ansiedade existe.

Conheça as principais causas e saiba como combater o medo de dirigir

Atualmente, a ansiedade é apontada como o vilão da humanidade. Quantas pessoas ouvimos dizer diariamente “eu sou muito ansioso(a)”? A verdade é que a ansiedade não é sempre ruim, ela é considerada saudável se não atrapalhar as atividades cotidianas. Isso porque ela funciona como um estímulo, um alerta. Já a ansiedade patológica geram sofrimento e podem ser reconhecidas por sinais como, por exemplo, tremores, falta de ar, tensão muscular, insônia e irritação.

A ansiedade patológica se desenvolve de diversas formas, entre elas, fobias, transtornos de pânico e transtorno obssessivo-compulsivo, ou seja, em forma de medo. Esta característica normal e acentuada também está presente no medo. Em níveis normais garantem a sobrevivência do indivíduo diante de um ameaça real, já em níveis mais altos, leva ao afastamento de situações, como dirigir.  

Quais os motivos que levam uma pessoa a ter medo de dirigir?

O medo de dirigir, assim como todos os outros, é ocasionado por um estímulo exterior e está associado a sentimento de raiva ou vergonha, por exemplo. Traumas passados e o trânsito agitado das cidades grandes ou de estradas podem ser apontados como motivos para sentir medo de dirigir. Além disso, a insegurança gerada pela má formação de motoristas também podem ocasionar o medo.

Entre as preocupações de quem sente medo de dirigir estão errar na frente dos outros, atrapalhar o trânsito, machucar alguém ou ser criticado.

Como perder o medo de dirigir?

O melhor tratamento é com ajuda de um profissional e muito treino. Abaixo apresentamos algumas dicas que irão te ajudar a perder o medo de dirigir com mais facilidade. Na maioria das vezes, isso tudo não passa de uma fobia ou trauma que você já tenha passado no trânsito.

Consulte um psicólogo

O tratamento com um profissional será fundamental para que você possa controlar o lado emocional, se reequilibrando, para que volte a treinar na direção. O mais indicado é que se busque a Terapia Comportamental Cognitiva.

Pratique

O importante neste passo é ir com calma, passo a passo, sem acelerar se você não se sentir confortável o suficiente, mas também colocando e enfrentando pequenas metas e evitando a frustração. Comece tirando e colocando o carro da garagem, quantas vezes forem necessárias até que os sintomas de nervosismo acabem. Dê continuidade com uma volta no quarteirão, depois dois quarteirões, aumentando o trajeto até que a volta se estenda ao bairro. Estipule uma meta de dez destinos a serem completados e vá tentando alcançá-los na ordem dos mais fáceis aos mais difíceis.

Mantenha a calma

Durante a prática procure ruas não tão movimentadas, porém, mentalize vias mais agitadas, faça exercícios trocando as marchas, realizando ultrapassagens, acelere e desacelere, e procure relaxar ao máximo. Outra dica é colocar músicas agradáveis e relaxantes.

Lembre-se sempre: o enfrentamento é a base para perder o medo de dirigir e não sofra por antecipação pensando no que pode acontecer.

Faça outro curso de direção

Se você não se sentir seguro sobre a sua habilidade de dirigir, faça mais um curso de direção para habilitados. Relembrar conteúdo, aprender novas regras nunca é demais. Pense nestas aulas extras como um investimento que irá te habilitar para seguir em frente e dirigir. Utilize as dicas de direção defensiva à seu favor e deixe de lado o medo de dirigir.

Quer reforçar o que já aprendeu e perder o medo de dirigir? Continue seguindo nossas dicas aqui do blog e, caso tenha alguma dúvida, não deixe de perguntar nos comentários abaixo.

Perder medo de dirigir

35 Comentários

  1. Sonia Maria De Magalhaes

    Mas o meu medo é justamente tirar ecolocar ocarro da garagem

    Responder
  2. Fantasma do Espaço

    Meu problema é não ter carro…
    Fiquei 10 anos sem dirigir um carro. Fui na Auto, fiz tudo e tirei a Cnh. Olhe que os caras jogaram direto no transito pesado uma pessoa que só tinha Conhecimento empírico da coisa…

    Pegar o carro dos outros (inclua o do meu Pai), eu não gosto, vai que da uma merda. Eu já tenho sorte para acontecer problemas e problema é “Gasto”.

    Responder
  3. Ross Osbourne

    Boa tarde,tirei minha habilitação à cerca de 2 anos e meio,só agora pude comprar meu carro.Mas o problema é que estou com medo,quando faço pequenas manobras e balizas,fico nervoso e saio tremendo!
    Não sai da rua onde moro,quero muito ter coragem pra sair,andar na cidade.Vou tentar as dicas que vocês citaram à cima,obrigado!

    Rogério Olegário

    Responder
  4. Guilherme

    Sou habilitado fazem 11 anos, peguei algumas vezes e até me saí bem, mas me falta habilidade e sinto uma ansiedade e um certo medo, meu pai é muito impaciente e minha mãe não sabe dirigir, e ele não tem tempo pra nada… perdi o ânimo para tentar dirigir e falta dinheiro para um instrutor para habilitados…

    Responder
  5. maria luiza

    graças a Deus, estou perdendo a insegurança, fiz aulas para habilitados e agora saio sozinha, mais uma vez por semana minha instrutoras, me da aulas para ver a onde ainda tenho dificuldade, estou saindo bem, foi difícil mais tem que ser persistente, fiquei 18 anos sem dirigir estou com 61 anos, me sinto uma adolescente
    , não tem idade para aprender, a vida é uma eterna escola.

    Responder
  6. Vania da Gama

    Gostei muito deste artigo. Obrigada.Estou vencendo o medo de dirigir, mas é um processo, no meu caso, muito muito lento e por isso, as vezes perco a paciencia comigo mesma. Os meus maiores medos sao: velocidade e quando as ruas sao muito estreitas. Outra coisa que, infelizmente, me afeta mto é que me sinto pressionada se há carros atrás de mim. Já há alguns percursos em que eu já me sinto segura e até gosto de dirigir…nao vejo a hora de dirigir com menos ansiedade…

    Responder
  7. Talita Ferreira Neto

    Não sei lidar. Já fiz aula para habilitados e tudo, mas simplesmente não consigo enfrentar. Não vai.
    Não nasci pra isso. Tenho muito medo! Medo de sair sozinha e não saber oq fazer em alguma situação, medo de mudar de faixa, medo de errar o caminho e não saber pra onde ir, medo de bater, medo dos ônibus gigantes dividindo espaço comigo, medo de nao ver o motoqueiro, medo da chuva, medo…medo…medo…
    O problema é que todo mundo fica me cobrando: “E o carro?”, “Pq não vai de carro?”, “Tem que ir de carro!” Ahhhhhh
    Não aguento nem mais ouvir a palavra “carro”.
    Sou fraca e medrosa, pronto.. admito.

    Responder
  8. Ana Paula

    Eu dirigi em 1995, inclusive tinha van escolar, não sei qual momento tá minha vida ouve esse bloqueio , hoje tenho um carro que comprei a um mês e nunca o tirei da garagem.

    Responder
  9. Gleice

    Sou habilitada a cinco anos.. e tenho muito medo de guiar um carro, fico nervosa, ansiosa, até dor de barriga da na hora.. Rss
    Esse ano resolvir superar meu medo e estou na batalha pra ser e me considerar uma excelente motorista.
    Nunca tive o apoio de meu pai, era uma pessoa que poderia ter me ajudado muito se quisesse, mas a única coisa que ele sabia me dize, era que nunca eu iria conseguir..
    Mas como Deus é justo e maravilhoso.. Em um belo dia mostrei a meu pai minha CNH e muito breve ele ainda vai está no banco do carona e eu no comando !! Kkkk..
    Boa sorte a todos (as) que estão na mesma luta!

    Responder
  10. Lenira

    Eu já tenho minha habitação, já faz 3,anos que eu tirei, e tenho medo de dirigir, agora eu espero que aprendo com as suas dicas.

    Responder
  11. Helio

    Eu sofri um acidente em 98 deu PT no meu carro e graças a Deus nao aconteceu nd comigo nem com meu primo depois dessa nunca mais peguei e nem renovei minha cnh mas hj sinto muita necessidade de dirigir tenho que encarar e vencer esse medo

    Responder
  12. José Luís da silva,

    Eu sugiro a pessoa sair com o carro, de madrugada quando as ruas estão totalmente vazias. .. Claro se a sua cidade não for uma metrópole, onde o trânsito até diminui um pouco mas não para. Por volta de 2;00 até as 4:00 quando os ônibus começam a rodar, dá para praticar tranquilamente. Mas é preciso dirigir como se fosse de dia, parando nos cruzamentos, nos farois,fazendo o para e sai normalmente como se tivesse carro atrás e na frente do seu. Se nâo puder ir com alguém habilitado e que tenha paciência, vá sozinho(a) mesmo, mas sempre avise alguém da sua missão. Faça isso umas duas ou três noites pelo menos, entre as segundas e quintas feiras , evite sextas ,sábados e domingos pois nestas noites pode ter algum bêbado voltando da balada, aí já viu. nâo é? Quando sentir que já está dominando o carro e mais confiante, treine no trânsito normalmente nas tardes de domingo ou feriados durante o dia. Eu fiz isso. e comigo funcionou! Até já estou pensando em trocar de carro…ha ha ha. Boa sorte prá quem quiser tentar. Valeu?

    Responder
  13. Erica

    Faz 3 anos que tirei minha cnh pois eu tenho medo de dirigir o carro. Em pistas eu tenho.muito medo em rotatorias por ser movimentada. O meu problema e na hora de voltar as marchas. Meu marido esta me ajudando mais eu sinto que.eu fico mais nervosa com ele do meu lado. Eu queria muito.dirigir

    Responder
  14. Rosilene

    Tenho medo de dirigir tirei minha CNH faz 5 meses e não consigo perder o nervosismo na hora que todos estão na pista. Já encarei duas vezes um engarrafamento já peguei bitss mim sai muito bem.o problema é que não passa o medo.sou corajosa enfrento mas o medo não passa alguém pode mim ajuda com alguma dica

    Responder
    • Icetran

      Olá Rosilene,

      Nossa sugestão é que você procure algum especialista que trabalhe com a fobia de dirigir. Essas pessoas ou empresas vão poder te ajudar a encarar e superar o seu medo.

      Responder
  15. Kely

    Gostaria de ler histórias de superação e palavras de ânimo

    Responder
    • Icetran

      Olá Kely,

      Você pode procurar blogs específicos sobre o medo de dirigir, acredito que você vai encontrar bastante conteúdo bacana focado neste assunto.

      Responder
  16. Janaína Santana

    Bom dia! Tenho habilitação há 3 anos, mas não tenho nenhuma pratica no trânsito. Comprei um carro e resolvi tomar aula para habilitados, tomei 10 aulas e ainda não me sinto segura. Mesmo assim essa semana resolvi ir ao mercado e acho que não me sai muito bem, precisei de ajuda para estacionar, fora o medo…… Penso em colocar aquela plaquinha de recém habilitado, para ver se assim as pessoas ficam mais compreensivas, mas não sei se isso piora minha situação…..

    Responder
    • Icetran

      Olá Janaína,

      É uma ótima ideia! Isso pode fazer com que as pessoas se sensibilizem com a sua condição.

      Fique atente para identificar se você não está com o famoso “medo de dirigir”, caso positivo, procure uma empresa especializada no tratamento desta fobia.

      Como é o caso da: http://www.psicotransito.com.br

      Responder
  17. roseli de sales ferreira

    amei os comentarios parece que sao~os meus. medo medo insegurança falta de apoio pois so tenho rapazes e todos dirigi moro na viela dificil de tirar o carro ja comprei 2 carro e vendo preciso de mas comentario para mim sentir mas forte obg a todos

    Responder
    • Icetran

      Olá Roseli,
      Acredite em suas potencialidades, trabalhe seu psicológico e vença as dificuldades. O trânsito precisa de condutores que tenham responsabilidade, como você.

      Responder
  18. Nina

    Tenho medo de paga estrada já fui para praia 2 vezes dirigindo mais com a mão caindo água
    Th canta 13 anos e deixo de viajar com meus filho por medo
    Me da pânico nunca bati em ninguém
    Coisa de louco

    Responder
    • Icetran

      Nina,
      Importante trabalhar na melhoria desta situação, procure o apoio de profissionais da área de psicologia.

      Responder
  19. Rosane

    Tenho habilitação desde 2008, sempre tive medo e muita ansiedade na hora de pegar o carro e encarar o trânsito. Resolvi tomar medicação para me acalmar e deu certo. Comecei a enfrentar os desafios e venci o medo. Agora estou a três anos sem carro e voltou o medo e a ansiedade. Fico nervosa ao dirigir o carro do meu esposo.

    Responder
    • Icetran

      Rosane,
      Nossa sugestão para você em relação a vencer o medo de dirigir é buscar apoio/ajuda de profissionais da área da psicologia. Evite tomar medicação sem a devida orientação médica, mesmo que em tempos passados possa ter – aparentemente – produzido o resultado que gostaria. Você vai conseguir vencer este medo.

      Responder
  20. Vanessa

    Já estou a quase 3 anos habilitada, sei dirigir, mas quando penso no trânsito me da um nervoso, evito ao máximo horários de pico.

    Responder
    • Icetran

      Vanessa,
      Havendo possibilidade, vale a pena procurar profissional na área de psicologia. Alguns trabalham com este tema específico, do medo de dirigir.

      Responder
  21. iracema

    olá bom dia eu tenho cnh.. já faz oito anos e bati meu carro e fiquei com medo de dirigir carro só dirijo moto preciso de uma ajuda meus amigos para perder este medo obrigada a todas

    Responder
    • Icetran

      Iracema,
      Sugiro que você procure o apoio de um profissional de psicologia. Existem vários que desenvolvem trabalho específico para auxiliar as pessoas a perderem o medo do trânsito, de dirigir. Faça uma tentativa.

      Responder
  22. Aparecida DP Ferreira

    Eu tenho um medo incontrolável, tenho CNH desde 97… Sonhava em dirigir… uma moça atropelou minha neta na porta da minha casa, minha neta graças a Deus, ficou bem mas nunca mais tive coragem de dirigir…já tentei mas fico muito nervosa com tremor… tenho muito medo mesmo… parece que vai entrar uma criança na frente do carro… enfim morro de medo.

    Responder
    • Icetran

      Aparecida,
      Sugiro que você procure o apoio de um profissional de psicologia. Existem vários que desenvolvem trabalho específico para auxiliar as pessoas a perderem o medo do trânsito, de dirigir. Faça uma tentativa.

      Responder
  23. Pamela Dantas Rodrigues

    Boa tarde, tenho habilitação há 4 anos, mas só agora estou conseguindo superar meu medo de dirigir, comecei por percursos pequenos, pelo meu bairro, pratico muito a questão do controle dos pedais, da saída em subida, mas tudo isso faço em rua sem movimento, mas tenho muito o apoio do meu marido, que me incentiva e me ajuda muito, isso é muito importante, dirigir ao lado de pessoas que tenham paciência. Agora já estou até circulando em rodovias e já estou enfrentando o transito também, não é fácil, pois as pessoas são muito incompreensivas, mas temos que pensar o seguinte todos um dia passaram por aquele processo, então temos que respirar fundo, se concentrar e manter a calma, que com certeza conseguiremos.

    Responder
    • Icetran

      Oi Pamela,
      Que bom que está conseguindo vencer este medo de dirigir e ampliando sua prática de volante, tornando-se mais segura no trânsito. Se, em algum momento sentir mais dificuldades em relação ao medo, sempre bom buscar apoio de profissionais da área da psicologia que atuam com este tema.

      Responder
  24. Jaine

    Desde 2010 sou habilitada mas eu comprei minha carta.
    Nunca dirigi sozinha e sempre tive muita fobia de dirigir. Passo mal fico suando frio, é um horror.

    Responder
    • Icetran

      Jaine,
      Para a questão do medo de dirigir o caminho é buscar o apoio dos profissionais de psicologia.

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. 4 dicas de direção que podem salvar vidas, inclusive a sua - […] se sente inseguro ao conduzir um veículo ou deseja melhorar suas habilidades no volante sem muito esforço? As dicas…
  2. Como perder o medo de dirigir - A Natureza é Bela - […] Fonte: ICETRAN […]
  3. Dicas de Direção - […] se sente inseguro ao conduzir um veículo ou deseja melhorar suas habilidades no volante sem muito esforço? As dicas de direção a […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *