Como organizar o porta-malas do carro com segurança

por | nov 21, 2018 | Férias | 0 Comentários

como organizar o porta-malas

Com excesso de peso o comportamento do carro fica diferente, exigindo que o condutor redobre a atenção ao dirigir.

Viajar é algo que todo mundo gosta. Agora, para curtir o passeio com segurança é preciso saber como organizar o porta-malas do carro.

Portanto, se você está planejando as suas férias, tire um tempinho para organizar como vai distribuir as bagagens no bagageiro do veículo.

Aproveite também para conferir as dicas que separamos sobre o assunto!

Como organizar o porta-malas para fazer uma viagem segura

Antes de partir para a arrumação do porta-malas é preciso planejar a organização do espaço. Em primeiro lugar, é preciso pensar em quantos dias você pretende ficar fora.

Além disso, avalie também o número de pessoas que vão compartilhar o veículo com você, as condições climáticas da viagem e por último, o tamanho do bagageiro do carro.

Importante: aproveite essa fase para conferir se os equipamentos de socorro estão em bom estado e armazenados corretamente no porta-malas. Chave de roda, macaco e triângulo são itens obrigatórios. A falta deles rende multa e soma pontos no prontuário do condutor.

Feito esse planejamento, é hora de partir para a prática

Ao colocar as malas no bagageiro do carro, prefira armazená-las nas laterais ou no fundo do porta-malas. No meio delas, você deve colocar os objetos de menor peso, fazendo uma distribuição uniforme.

É interessante também proteger essas malas para que elas não se locomovam. Nessas horas um simples cobertor pode ajudar.

Outra dica valiosa: jamais tire o tampão ou remova a cobertura retrátil do porta-malas para aumentar a sua capacidade ou transportar objetos mais longos. Fazendo isso você está colocando a sua vida e a dos passageiros em risco.

Ao ignorar esses equipamentos é como se você estivesse com todos esses objetos soltos dentro do carro. O que é um perigo, visto que no caso de um acidente ou de uma freada mais brusca eles são arremessados por inércia, multiplicando o seu peso.

Portanto, não esqueça: o lugar correto para transportar as bagagens é no porta-malas do carro.

O peso transportado merece a sua atenção

O peso da carga é outro fator que precisa ser avaliado. Todos os veículos possuem no seu manual a indicação de carga máxima que ele pode transportar. Portanto, para saber como organizar o porta-malas cheque essa informação.

Ultrapassar esse limite representa um risco para os ocupantes, além de promover um desgaste prematuro de alguns sistemas, principalmente nos freios e na suspensão.

Com o veículo mais pesado a atitude ao volante deve mudar

Mesmo sabendo como organizar o porta-malas do carro com segurança e dentro dos limites de peso estabelecidos, é preciso redobrar a atenção ao dirigir.

Isso porque, quando o veículo está mais pesado, ele tende a mudar o seu comportamento, fazendo com que o tempo de resposta seja mais lento.

Neste caso, o potencial de aceleração, a frenagem e o contorno nas curvas diminui drasticamente, enquanto que a carroceria tende a inclinar um pouco.

Com isso, o motorista precisa planejar suas atitudes com mais antecedência, sobretudo ao precisar usar o freio ou fazer uma ultrapassagem.

Para se prevenir e economizar

A correta calibragem dos pneus ajuda a prevenir riscos. Por isso, deve ser feita de acordo com a recomendação do fabricante para quando o veículo estiver carregado.

Para finalizar, lembre-se também que a cada 50 quilos em média que você acrescenta no seu veículo, o consumo de combustível também tende a aumentar. Então, planeje a sua viagem e leve consigo somente o que realmente for precisar.

Gostou de saber como organizar o porta-malas do carro? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário e participe da conversa!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *