Como obter sua carteira digital de trânsito

por | dez 11, 2019 | CNH | 6 Comentários

Carteira Digital de Trânsito

O aplicativo que antes era apenas uma versão digital da CNH agora é um recurso completo para ajudar motoristas no controle das infrações, validade dos documentos, renovação digital, aviso de recalls de automóveis e outros serviços. Confira!

Em Novembro de 2019 o Ministério da Infraestrutura lançou a Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados(Serpro) está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store. 

Agora os motoristas terão em um único lugar todas informações referentes à sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), incluindo avisos sobre vencimento, validade e pontuação por  infrações.

Outra novidade é que o aplicativo enviará notificações sobre recalls, que são as convocações feitas pelos fabricantes de veículos, por exemplo, para que seja feita sua troca ou reparo. É a primeira vez que esta informação chegará diretamente ao proprietário sem necessitar de nenhum intermediário.

Alguns recursos podem ser acessados mesmo sem acesso à internet, como é o caso da CNH, desde que o documento ou o registro de licenciamento do veículo tenham sido baixados previamente.

A CDT substitui o aplicativo CNH Digital, que foi a primeira identificação civil digital válida em todo o Brasil. O serviço pertence ao DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), que administra os dados dos condutores cadastrados (o que já acontecia antes da versão digital do documento).

Carteira Digital de Trânsito é documento oficial de identificação

A Carteira Nacional de Habilitação contida na nova Carteira Digital de Trânsito substitui a versão impressa do documento, possuindo o mesmo valor legal.

Para isso, basta que o documento esteja previamente baixado, ou que o smartphone esteja conectado à internet no momento da apresentação.

A CNH digital pode, inclusive, ser utilizada em em blitz, livrando o usuário de pagar multa de R$ 88,38, levar 3 pontos na carteira e ter o veículo retido por dirigir sem portar a habilitação.

Caso haja algum problema com o aparelho, ou se porventura sua bateria estiver descarregada, será solicitado o documento impresso.

A autenticidade da CNH agora é verificada pela leitura do QR Code gerado pelo aplicativo ou impresso no verso da CNH de papel.

A CDT também pode gerar PDF dos documentos do condutor e dos veículos registrados em seu nome, assinados digitalmente. Eles têm a mesma validade de cópias autenticadas em cartório!

Por questão de segurança, o documento pode ter vínculo com apenas um aparelho celular por vez. Entretanto, em caso de perda, será possível fazer a recuperação eletrônica em um novo dispositivo, dispensando deslocamentos físicos.

Obter sua Carteira Digital de Trânsito é simples e rápido

A princípio o processo de obtenção da versão digital da CNH era parcialmente digital. Afinal, exigia a presença no posto do DENATRAN para validação do registro.

Agora, com o lançamento da CDT, os dados do documento digital podem ser validados eletronicamente no próprio aplicativo.

O sistema utiliza o QR code da versão impressa quando offline, ou assinatura digital se houver conexão com a internet.

Acompanhe agora o passo a passo para cadastrar os seus documentos.  

Cadastro de usuário

  • Uma vez instalado o app abra e selecione: “Entrar com gov.br”
  • Na tela seguinte informe o CPF e selecione “Próxima”. (Tela do Gov.br)
  • Na próxima tela deverá ser informada a senha do usuário. Caso o usuário não possua conta no Gov.br, deverá criar uma conta, após criar a conta deve retornar ao aplicativo e clicar em “Entrar com gov.br”.

Baixar CNHe

  • Após o login, selecionar a opção “Habilitação”, em seguida selecionar “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;
  • Não estando habilitado, o usuário deve optar um módulo de autenticação, são eles: “Validação pelo celular(Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran), Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran).
  • Uma vez optado pela validação facial o usuário deverá:
    • Informar o CEP à época da emissão da CNH Física;
    • Efetuar a leitura do QR Code;
    • Realizar a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo;
    • Ao final da validação facial, informar o número do telefone;
    • Pronto está disponibilizada a CNHe em seu smartphone;

Baixar CRLV

  • Após o login, selecionar a opção “Veículos”, em seguida informar o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (antigo DUT).
  • Selecionar incluir;
  • Pronto está disponibilizado o CRLVe em seu smartphone.

Todos podem ter uma CDT?

Apesar de já estar disponível, o processo de implementação da CDT é gradual. Ele depende da emissão da CNH com o QR Code impresso no verso.

Já podem cadastrar a versão digital todos os motoristas brasileiros que possuem CNH emitida a partir de maio de 2017. As CNHs emitidas antes desta data terão o QR Code somente depois de renovadas, o que deve ser feito no prazo estipulado no documento.

O documento digital já está disponível em todos os estados e pode ser apresentado em blitze, órgãos públicos e no embarque em viagens aéreas.

Os usuários do antigo aplicativo “CNH Digital”, lançado em julho de 2018, só precisam atualizá-lo. A instalação da Carteira Digital de Trânsito será feita automaticamente no celular.

Os demais usuários podem baixar o aplicativo aqui para Android e aqui para iPhone.