Como identificar o ponto cego do carro

por | ago 4, 2016 | Direção Defensiva | 4 Comentários

ponto cego do carroÉ comum ouvir o relato de pessoas que se envolveram em acidentes de trânsito dizendo: “Mas o veículo apareceu do nada!”. E, provavelmente, o motorista está dizendo a verdade. Muitos acidentes acontecem por conta do ponto cego do carro, áreas em que motorista fica sem a visibilidade em torno do veículo.

Mas o motorista não precisa ficar sujeito ao perigo que o ponto cego representa, algumas atitudes simples podem evitar colisões, como, por exemplo, o ajuste dos retrovisores.

Como diminuir o ponto cego do carro?

O ponto cego fica nas laterais dos carros e existem em todos os modelos, não tem jeito. Mas podem ser bastante diminuídos com alguns pequenos ajustes.

O primeiro passo é sentar-se corretamente no banco com os pés alcançando os pedais, mas deixando os joelhos semiflexionados. Com as costas retas e os punhos alcançando o volante, de maneira que os braços também fiquem semiflexionados, ajuste o retrovisor interno do carro de forma que ele visualize a maior parte do vidro traseiro. Não se preocupe se, fazendo isso, você não consiga ver, por exemplo, crianças pequenas no banco de trás. Isso pode acontecer com motoristas mais altos.

O segundo passo é alinhar os retrovisores externos para que eles mostrem mais da via e menos do seu próprio carro, por isso, abra o espelho até que o próprio veículo saia do seu campo de visão.

Ainda está inseguro sobre a dica? Confira uma matéria do Jornal Nacional sobre o assunto.

Com estes ajustes acabamos com o ponto cego?

Infelizmente, o ajuste dos espelhos retrovisores ajudam muito a diminuir o ponto cego do carro, mas não acabam com o problema. Isso porque os carros possuem ponto cego estrutural, ou seja, ponto em que a própria estrutura do veículo esconde parte da via, como pilares, encostos de cabeça etc. Nesses casos, não há como eliminá-lo. Por isso, é importante saber identificar o ponto cego do carro, estar ciente de que a visibilidade poderá ficar comprometida neste ponto e tomar o máximo de cuidado, principalmente, ao tentar mudar de faixa.

Motos são mais difíceis de serem localizadas no ponto cego do carro

As motos representam um risco maior. Por serem menores, elas somem com mais facilidade dos espelhos retrovisores dos carros. Tenha cuidado e redobre a atenção para identificar motos ultrapassando seu carro.

Motoqueiros também sofrem com o ponto cego

Existem dois fatores complicadores envolvendo ponto cego nas motos. O próprio capacete diminui a visão periférica do condutor, pois tem um campo de visão limitado. Além disso, é  comum que os motoristas bloqueiem a visão ao instalar retrovisores menores, diferentes dos originais.

Ponto cego em veículos de carga

A maioria dos caminhões não contam com espelho retrovisor traseiro. Por isso, os veículos mais modernos já se valem do uso da tecnologia para fazer com que a direção seja mais segura. É o caso de retrovisores panorâmicos, que deixam o entorno do veículo mais visível. Outro uso da tecnologia são os sensores e alertas, que avisam a aproximação de veículos menores.