Para saber como economizar combustível na cidade, é preciso ter talento. Dominar a arte de dirigir com práticas prudentes e que estejam em conformidade com o Código de Trânsito.
Os automóveis são um dos maiores responsáveis pela emissão de poluentes na atmosfera e um dos consumidores mais vorazes de petróleo do mundo.
Fora o prejuízo que essa combinação soma ao meio ambiente, temos outro fator agravante – que é o peso do consumo de combustível no bolso do condutor. Em momentos de recessão, onde economia é palavra de ordem, nem se fala.
Até mesmo uma paixão, como muitos encaram o fato de dirigir um automóvel, precisa passar por ajustes para balancear as despesas.
Para mudar este cenário, boas dicas e atitudes positivas ao volante podem ajudar a diminuir os danos ao meio ambiente e os custos para o seu bolso.
Confira algumas recomendações e saiba como economizar combustível na cidade
Dê atenção aos pneus do seu carro
É como diz o velho ditado, a prevenção é o melhor remédio. Inclusive para a saúde do seu bolso. Quando o assunto é economizar combustível, fique atento ao estado dos pneus do seu carro, eles podem representar nada menos que 20% destes gastos. Certifique-se de estar com os pneus calibrados conforme a recomendação do fabricante e as rodas sempre alinhadas.
Mantenha uma distância segura do veículo à sua frente
Mais uma vez a prevenção é a palavra de ordem. Manter uma distância segura do veículo à sua frente, além de evitar acidentes, é mais uma dica para você saber como economizar combustível na cidade.
Antever possíveis problemas e ficar longe deles, evita manobras bruscas, como acelerações desnecessárias e freadas repentinas, e isso ajuda a poupar combustível.
Desacelere para economizar combustível
Você sabia que um carro, quando está a uma velocidade superior a 90 km/h, aumenta de forma significativa o gasto de combustível? Pois é, um bom motivo para desacelerar e um novo aprendizado sobre como economizar combustível na cidade.
Desligue o ar condicionado
Outro vilão do consumo de combustível é o uso do ar condicionado do carro. Mesmo usado com moderação, o simples fato de estar ligado, já aumenta em cerca de 10% este gasto. Se você mora em uma região onde as estações do ano são bem definidas, pode aproveitar o clima ameno do inverno para economizar combustível e aliviar o bolso.
Troque as marchas no tempo certo
Use a troca de marchas com sabedoria para economizar combustível. O uso do câmbio deve ser suave. Observe o conta-giros e procure mudar de marcha antes de chegar a 2.500 rpm (gasolina) ou 2.000 rpm (diesel). Nessas faixas de rotação, o motor é mais eficiente, e o consumo de combustível menor.
Evite sobrecarregar o carro com peso extra
Tirar alguns quilinhos extras do carro também pode ser uma saída para economizar com combustível. Malas, cadeiras de praia e demais apetrechos que estão ali só ocupando espaço, porque você simplesmente os esqueceu no carro, podem aumentar seus gastos. Estima-se que um peso extra de 48 kg possa resultar em 2% de aumento na sua conta no posto. Por isso, mantenha no carro somente itens obrigatórios.
Dê a partida e saia rodando, porém, sempre com calma
Aguardar alguns minutos o motor do carro “esquentar” é um conselho que o seu avô, provavelmente, já deve ter ouvido e se beneficiado dele algum dia.
Porém, atualmente, como a maioria dos carros funciona com injeção eletrônica, essa prática já não tem serventia. Mesmo porque, ficar ali, acelerando o carro, só vai gerar despesa para o seu bolso, pois a prática aumenta o consumo de combustível.
Ainda assim use o acelerador com moderação logo após a partida. O motor não esquenta instantaneamente, mas vai fazendo isso aos poucos, com o carro em movimento. Por isso, exagerar no acelerador, com o motor ainda frio, vai onerar mais no seu bolso.
Dirija com moderação, prudência e dentro dos limites impostos pelo Código de Trânsito em todo o seu percurso. Atitudes assim, salvam vidas e mostram como economizar combustível na cidade, deixando seu bolso mais leve.