Veja como se comportar para dar passagem no trânsito a veículos de socorro

por | nov 8, 2017 | Acidentes | 0 Comentários

Veja como se comportar para dar passagem no trânsito a veículos de socorroVeículos de emergência e escoltados tem prioridade. Portanto, dar passagem no trânsito  para eles é uma regra do bem a ser seguida.

Se você acredita que dar passagem no trânsito a veículos de socorro é mera formalidade ou uma gentileza, é bom você começar a rever os seus conceitos.

Esta é uma situação prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro. E, portanto, pode gerar penalidades para quem infringir esta lei.

Para evitar problemas, conheça o que diz a legislação sobre dar passagem no trânsito a veículos com prioridade.

O que diz o Código de Trânsito sobre os veículos de socorro

Você certamente já deve ter se deparado com uma situação familiar a essa:

Você, dirigindo tranquilamente em uma via pública, nota em seu retrovisor que um veículo de socorro está pedindo passagem. Qual a sua reação?

Posso apostar que você não pensaria duas vezes para dar passagem no trânsito para o veículo.

Mas, saiba que existem formas corretas, regidas pelo CTB, para você fazer isso com segurança.

Para início de conversa, vejamos o que diz o artigo 29, mais precisamente os incisos VI e VII sobre veículos de emergência no trânsito.

Segundo o CTB, são considerados veículos de emergência, os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias.

Entretanto, além destes, devem ter prioridade no trânsito também veículos precedidos de batedores.

A diferença entre eles está que os veículos de emergência, além de prioridade no trânsito, gozam também de livre circulação, estacionamento e parada, quando estiverem em serviço de urgência e devidamente identificados.

Reconhecido aquilo que o Código de Trânsito Brasileiro estabelece como veículos com prioridade, você deve estar se perguntando:

Como dar passagem no trânsito para estes veículos da forma correta?

A resposta é simples.

Qualquer condutor, ao avistar um veículo de socorro ou precedido de batedor – com dispositivos acionados, indicando a proximidade do veículo – deve deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parar, se necessário.

Ao infringir essa normativa, o condutor, estará sujeito à penalidades, obviamente.

Sobre isso, o CTB, no artigo 189, estabelece que, quem deixar de dar passagem no trânsito a veículos com prioridade – quando em serviço e identificados como tal – estará cometendo uma infração gravíssima. E como penalidade, o condutor poderá ser multado.

Mas, há ainda outros pontos importantes na lei. Estes, também diretamente relacionados ao bom comportamento para dar passagem no trânsito a veículos com prioridade.

Conheça um pouco mais sobre este tema.

Dúvidas frequentes sobre como se comportar para dar passagem no trânsito

Como você pode perceber, o Código de Trânsito Brasileiro, estabelece que os veículos de emergência e aqueles precedidos de batedores, terão prioridade no trânsito.

Veja que a regra estabelecida não se limita ao motorista. Portanto esse tipo de veículo têm prioridade sobre ciclistas e motociclistas, mas também sobre os pedestres.

Nos casos em que não houver espaço para dar passagem no trânsito, você saberia como proceder? Vale subir na calçada para abrir espaço? Será que você seria multado?

Se estas são também dúvidas que te afligem, não se preocupe. Elas são mais comuns do que você imagina.

Acompanhe comigo. Darei alguns caminhos para você sair desta situação, e ainda, exercitar seus conhecimentos praticando o bem.

O que devo fazer se eu estiver preso em um congestionamento e um veículo de socorro pedir passagem?

A lei é clara. Você, assim como qualquer condutor, deve deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parar, se necessário. Portanto, com cautela, analise a situação e siga o recomendado dentro das possibilidades, sem provocar acidentes.

Posso avançar pela calçada ou furar o sinal vermelho para permitir a passagem de veículos com prioridade?

Avançar pela calçada, andar no acostamento ou furar o sinal vermelho são infrações de trânsito e por isso é algo que você não deve fazer.

Mas, saiba que, se você foi multado por dar passagem no trânsito para veículos com prioridade, e se sentiu injustiçado, você tem a opção de recorrer desta multa.

Mas lembre-se, o risco não compensa. Mesmo que este veículo esteja socorrendo alguém em estado grave, você deve pensar também na segurança de outras vidas que estão dividindo o trânsito com você.

Portanto, dê passagem a vida, de forma legal e com segurança.

Se eu estiver na condição de pedestre, tenho prioridade sobre um veículo de emergência?

Como falei anteriormente, a regra sobre a prioridade de veículos de emergência e veículos escoltados serve para todos. Inclusive se você estiver na condição de pedestre, não tendo iniciado a sua travessia.

O artigo 29 do CTB também é claro sobre isso. Os pedestres, ao ouvirem o alarme sonoro, deverão aguardar no passeio. E só devem atravessar a via depois que o veículo de emergência já tenha passado pelo local.

Enfim, espero ter contribuído para esclarecer algumas das suas dúvidas.

Caso ainda tenha ficado com alguma questionamento, saiba que o Icetran tem um time de especialistas que poderão te ajudar. Conte com a gente!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Prioridade ou preferência nos cruzamentos: entenda as diferenças - ICETRAN - Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte - […] termo prioridade, segundo o CTB, é aplicado àquelas situações em que veículos de emergência e escoltados, em serviço e…
  2. Entenda as diferenças entre prioridade e preferência nos cruzamentos - […] termo prioridade, segundo o CTB, é aplicado àquelas situações em que veículos de emergência e escoltados, em serviço e…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *