Como cadastrar a CNH Digital direto pelo celular?

por | abr 3, 2019 | CNH | 28 Comentários

Como cadastrar a CNH Digital pelo celular

Funcionalidade lançada no final de 2018 permite que o usuário gere a versão digital da CNH pelo aplicativo, sem precisar ir até o DETRAN

De posse de um smartphone é possível resolver quase tudo remotamente, no conforto do próprio lar. Essa mesma dinâmica funciona também quando o assunto é a CNH Digital. Afinal, agora você pode emitir a versão eletrônica de forma totalmente online. Mas, talvez você já saiba disso, então, que tal agora aprender como cadastrar a CNH Digital direto pelo celular?

O lançamento e os benefícios da CNH Eletrônica

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNHe) está disponível aos usuários desde 1º de julho de 2018.

Trata-se de um aplicativo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) para o DENATRAN que armazena todos os dados da CNH impressa.

A versão digital visa beneficiar condutores, evitando que o condutor esqueça a documentação obrigatória em casa, e passe a ter acesso a ela, o tempo todo, pelo celular.

Mas os benefícios vão ainda mais além. Afinal, a CNH serve de documento de identidade em várias situações. Além disso, o usuário pode gerar um pdf, a partir do próprio aplicativo, que tem valor equivalente a uma cópia autenticada em cartório.

O processo simplificado aumentou a procura

De acordo com os últimos dados divulgados, atualmente mais de um milhão de motoristas brasileiros já estão usando a CNH Digital.

Com o lançamento da nova funcionalidade, que agora permite a validação remota, a CHN Eletrônica teve um pico de adesões. O aumento foi de 85% no número de usuários em apenas um mês, segundo dados da SERPRO, empresa desenvolvedora do aplicativo.

A tecnologia permite que o motorista gere o documento digital totalmente online, ou seja, sem precisar se deslocar até um posto de atendimento do DETRAN ou utilizar a certificação digital.

Para usufruir desse benefício basta baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente nas lojas Android e IOS.

Depois disso, é só seguir o passo a passo para saber como cadastrar a CNH Digital direto pelo celular. É o que você vai aprender a seguir.

Passo a passo para fazer o cadastro direto pelo celular

Se você se interessou pelo assunto e quer saber como cadastrar a CHN Digital direto pelo celular, saiba que tudo é bastante simples. Tudo como manda a modernidade.

Curso online para CNH suspensa

O condutor tem três opções para a emissão do documento CNH Digital:

  1. Pelo celular “sem certificado”
  2. Pelo celular “com certificado digital”
  3. Com comparecimento ao Detran

Ciente das possibilidades, o usuário deve baixar o aplicativo, aceitar os Termos de Responsabilidade e seguir as seguintes orientações.

Dica 1.

Se o usuário escolher a primeira opção – sem certificado – ele deve primeiro usar o seu dispositivo móvel para fornecer o CEP do endereço informado quando a carteira de papel foi emitida. Em seguida ler o QR Code (localizado na parte interna da versão em papel).

Dica 2.

Feito os passos anteriores, o condutor deve fazer a prova de vida, um movimento físico do usuário, como por exemplo piscar os olhos e dar um sorriso. É por meio desses gestos que o App CNH Digital faz biometria facial para confirmar autenticidade do documento.

Dica 3.

Depois de confirmada a validação, o usuário ainda precisa informar o seu celular. Assim, a partir desse momento a CNH Digital passa a ser disponibilizada no seu dispositivo móvel.

Dica 4.

Em seguida, o aplicativo vai pedir para o usuário criar uma chave de acesso de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. Feito isso o documento pode ser acessado pelo celular, inclusive se você estiver offline.

Importante: Condutores que ainda não possuem o documento com o QR Code precisam emitir uma segunda via da carteira de habilitação para conseguir fazer o cadastro da CNH digital.

Pronto! Agora que você já sabe como cadastrar a CNH Digital direto pelo celular, que tal fazer o teste? Não esqueça de voltar e compartilhar a sua experiência com a gente.

28 Comentários

  1. Renan

    Como saber o cep informado na emissão da cnh?

    Responder
    • Icetran

      Renan,
      O documento em si não contempla o endereço. Assim, todas as informações complementares ficam no sistema do órgão de trânsito. Necessário verificar junto ao Detran.

      Responder
  2. FRANCOIS FELIPPE VICTOR AUGUSTUS MALLET

    Como saber o CEP da 1 cnh

    Responder
    • Icetran

      Francois,

      Tanto a CNH como o CLA (documento do veículo) não trazem informações de endereço.

      Responder
  3. Bruno Eduardo de Almeida Simão

    Como saber o cep informado na emissão da CNH?

    Responder
    • Icetran

      Bruno,
      O documento CNH não apresenta CEP. Caso você esteja se referindo ao CPF, esta informação está impressa no próprio documento

      Responder
  4. Douglas Medina

    Como saber o CEP da cnh

    Responder
    • Icetran

      Douglas,
      Sobre o possível CEP solicitado no sistema digital sugiro que entre em contato com o Detran, setor de habilitação, para que possam passar a informação correta sobre o tema.

      Responder
  5. Ariane cristina pereira

    Está pedindo o cep de onde foi emitido a minha CNH , pra eu terminar de abaixar a carteira digital … Mas não sei já coloquei o cep da minha rua … Da minha cidade … E agora tenho só mas 1 tentativa o que eu coloco

    Responder
    • Icetran

      Ariane,
      Provavelmente seja do endereço do Detran, porém sugiro que você entre em contato com o Detran, setor de CNH e confirme qual informação deve ser registrada no sistema.

      Responder
  6. Adenilson

    Não tô conseguindo abrir o aplicativo por não saber o CEP já coloquei e nada eu tirei no sop

    Responder
    • Icetran

      Adenilson,
      Entre em contato com o Detran, setor de habilitação, para obter maiores esclarecimentos sobre o cadastro da CNH digital.

      Responder
  7. Leonardo Martins de Souza da Silva

    Quero fazer minha CNH digital

    Responder
    • Icetran

      Leonardo,
      Para fazer sua CNH digital entre em contato com o Detran, setor de habilitação, para verificar os procedimentos, ou, verifique no “site” do Detran se tem o passo a passo para fazer o documento.

      Responder
  8. Ernandes

    Eu errei cep da minha habilitação tentei cinco vezes como eu faço pra recuperar

    Responder
    • Icetran

      Sobre a emissão de CNH digital, sugere-se entrar em contato com o Detran, setor de habilitação, e pegar todo o passo a passo dos procedimentos.

      Responder
  9. Jones

    Sistema tabajara! Todo mundo com o mesmo problema para saber qual CEP se refere, o da 1° CNH ? Do ultimo endereço atualizado? Ainda assim não se consegue. Sugiro uma melhora no sistema com relação a isso. Caso seja como eu que esta constante mente mudando vai ficar complicado saber qual o bendito cep se quer.

    Responder
    • Icetran

      Jones,
      Sempre sugerimos um contato direto com o Detran, setor de habilitação, para obter orientação adequada sobre como proceder em situações como esta ocorridas em função do sistema.

      Responder
  10. Fabiana Alves Esteves

    Como faço para saber qual CEP coloquei quando emiti minha CNH?

    Responder
    • Icetran

      Fabiana,
      Várias pessoas tem encontrado esta barreira relativa a CEP. Como isto não é normal, preencher Cep na CNH, estamos orientando que entrem em contato com o Detran, setor de habilitação, para obterem uma orientação mais detalhada de como proceder.

      Responder
  11. Marcos

    Vocês tão de brincadeira mesmo. Criam um APP com dinheiro publico, para que possa ter mais agilidade online. O APP tem falhas e vocês pedem que os usuário vá até um Detran pessoalmente para pegar mais informações.

    Responder
    • Icetran

      Olá Marcos,
      Quando sugerimos fazer o contato com o Detran, pode ter certeza que seria a melhor opção para a dúvida levantada. Importante lembrar que, este Blog onde você fez a pergunta não pertence ao DETRAN, mas sim ao Instituto de Trânsito – Icetran, que não tem nenhuma ligação com o poder público. O Aplicativo da CNH digital é do órgão público – Detran. Mas, sempre que pudermos auxiliar sobre temas de trânsito por aqui, estamos a disposição.

      Responder
  12. otto

    muito simples fala que nao funciona chega na hora de colocar o cep e nada vergonha desse país…

    Responder
    • Icetran

      Otto,
      Sempre que não funcionar algo no sistema do Detran, sugiro entrar em contado via telefone, ou pessoalmente, com o setor de habilitação para comunicar o fato e obter orientação adequada. Esta é uma sugestão nossa, Instituto de Trânsito – Icetran, que não somos o órgão de trânsito.

      Responder
  13. Gerson

    Uma orientação por gentileza , fiz a renovação simplificada e minha CNH vai para um endereço q não estou mais , como devo presseguir ??

    Responder
    • Icetran

      Gerson,
      O primeiro passo é atualizar o seu endereço junto ao Detran, ele é importante para outras comunicações feitas pelo órgão de trânsito. Se o seu documento ainda não tiver sido enviado, fica resolvido o problema. Caso já tenha sido, o caminho é entrar em contato com alguém no endereço anterior para pegar o documento.

      Responder
  14. Genildo sacramento

    Vcs estão de brincadeira pedem o CEP da 1 CNH não consta no doc.veicular e nem na CNH e vcs pedem para procurar o Detran e para que serve esse aplicativo se é para procurar o detran o aplicativo não é necessário

    Responder
    • Icetran

      Genivaldo,
      Importante compreender que o Blog é de instituição privada, não tem nenhum vínculo com o DETRAN (poder público). O objetivo nosso é contribuir com informações técnicas de qualidade na área de trânsito, e, sempre que possível auxiliar em dúvidas do nosso público. No caso de sua pergunta, o caminho mais correto é, de fato, fazer contato com o DETRAN (isto porque é o DETRAN quem emite CNH por meio físico ou aplicativo, e esta possível falha no sistema somente pode ser resolvida pelo órgão público).

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *