Como andar de moto na cidade: dicas para uma pilotagem segura

dicas de como andar de moto na cidadeSaber como andar de moto na cidade é essencial para resguardar a vida e manter a segurança no trânsito. As dicas a seguir comprovam a importância dessa atitude. Confira!

Para ser um bom motorista, o condutor precisa fazer valer na prática as técnicas de direção defensiva e guiar-se de acordo com as leis de trânsito.

Essa é uma questão singular e vale para qualquer pessoa, esteja ela dirigindo um carro ou uma moto. Apesar disso, alguns detalhes podem fazer uma grande diferença para a segurança de quem decide conduzir uma moto e enfrentar o trânsito das cidades.

Isso porque, se por um lado, a moto pode ser mais ágil, compacta e econômica se comparada a um automóvel, de outro, ela oferece mais riscos. Nesta condição, tanto pilotos quanto passageiros estão menos protegidos.

Portanto, se pilotar uma moto na cidade for a sua escolha, continue a sua leitura. A seguir, você vai entender como andar de moto na cidade com segurança e, mais do que isso, vai perceber que tomar essa atitude com consciência é essencial.

Entenda a fundo como andar de moto na cidade

Com o trânsito caóticos das cidades, não é difícil nos depararmos com pessoas que decidem trocar o meio atual de condução por uma moto.

Entretanto, apesar da liberdade, da economia e dos benefícios que ela traz a saúde, pilotar uma moto precisa ser uma escolha consciente. Entenda um pouco mais sobre o assunto:

Você precisa se preparar para enfrentar o trânsito da cidade

Saber como andar de moto na cidade traz como requisito dizer não a qualquer ação que possa tirar o seu foco da direção.

Esse exercício requer habilidades específicas e muita concentração. Por isso, ao se colocar na posição de condutor de uma moto, tenha em mente que você precisa estar atento em 100% do tempo que você estiver sobre a motocicleta.

Em uma frenagem utilize 100% da sua capacidade

Para a frenagem correta você tem que usar, sempre, os dois freios e 100% da sua capacidade. Isso, evitando o travamento das rodas tanto dianteiras como traseiras. Dar prioridade para motos que tenham ABS, neste caso, é recomendado, pois essa preocupação o sistema terá por você.

Manter uma distância segura dos outros veículos é essencial, nesta e, em qualquer situação.

Afinal, mesmo que você esteja a 50 Km/hora na sua moto, estatísticas apontam que, só depois de 10 metros – o que equivale a mais ou menos dois carros – é que o ser humano consegue reagir e efetivamente iniciar uma frenagem. Portanto, qualquer distância inferior a isso, a colisão se torna inevitável.

Transponha obstáculos de forma tranquila e segura

Ao sobrepor um obstáculo, como uma lombada por exemplo, deve-se reduzir a velocidade e transpor os obstáculos de forma tranquila. Nunca deve-se tentar podá-las pelos cantos. Até porque, as beiradas das ruas podem acumular sujeira, pregos e outros objetos que podem vir a furar o pneu da moto.

Parar a moto também exige atenção do motociclista

Ao parar uma motocicleta, principalmente as maiores e mais pesadas, deve-se estacioná-la pensando em como você vai sair do local. Isso, sempre em conformidade com o que prega o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Conforme o artigo 48, o condutor é obrigado a estacionar perpendicularmente a sua moto. Isso equivale a um ângulo perto de 90º, em relação à calçada. Salvo apenas, se o local indicar outra forma de estacionar. É preciso ainda, cuidar para não ficar a uma distância superior a 50cm do meio fio.

Ao infringir essas regras, o condutor está sujeito à multa. Pode somar pontos no seu prontuário e ainda, o veículo fica sujeito à remoção.

Como você pode ver, para saber como andar de moto na cidade é requisito dominar os conceitos de direção defensiva. E, esse pode ser um bom momento para colocar tudo isso em prática.

Se quiser saber mais, continue acompanhando o Blog do ICETRAN. Comece agora mesmo a explorar tudo sobre segurança no trânsito e transporte.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *