Como ajustar o banco do motorista para dirigir com mais segurança?

por | jul 18, 2018 | Dicas, Segurança | 2 Comentários

Como ajustar o banco do motorista

Saber como ajustar o banco do motorista é importante não apenas para o conforto, mas, principalmente para a saúde e segurança no trânsito.

Não importa se você é recém habilitado ou um motorista experiente, encontrar a posição correta para dirigir é essencial para pegar a estrada.

Esse ritual vai te poupar esforço, tornar sua direção mais confortável e ainda garantir mais saúde e segurança no seu trajeto.

Mas, e você? sabe como ajustar o banco do motorista para chegar na postura ideal?

Se você não faz ideia por onde começar, ou ainda, quer aprimorar suas técnicas sugerimos que você leia esse artigo até o final.

Vamos explicar sobre a importância dessa prática e dar dicas práticas sobre como ajustar o banco do motorista para você guiar com mais conforto e segurança.

Vamos lá?

Por que é importante dirigir na posição correta?

Mais do que garantir o conforto de quem está no volante, dirigir na posição correta envolve a saúde e a segurança dos ocupantes do veículo.

Afinal, quando o banco do carro está bem ajustado, o motorista tem a estrutura necessária para que ele possa contornar com segurança uma possível adversidade.

E ainda, fazendo isso ele garante uma ajuda extra para reduzir o cansaço do corpo, as dores musculares e até se prevenir doenças na coluna.

Portanto, vale prestar atenção nas dicas a seguir e aprender como ajustar o banco do motorista corretamente.

Saiba como ajustar o banco do motorista

Para encontrar a posição ideal cada motorista deve encontrar a sua zona de conforto, por conseguinte, ajustar o assento aos pedais, de forma que os alcance sem esforço, e depois ao volante.

Nesse ritual, a coluna do condutor merece um cuidado especial. A lombar precisa estar bem apoiada no assento, de forma que impeça qualquer sobrecarga para os músculos ou articulações.

Além destes detalhes gerais é possível aprimorar ainda mais essa tarefa.

Tudo é uma questão de ajuste na altura, distância e profundidade entre o corpo e os componentes do veículo. Veja a seguir:

Encontre a altura ideal

Regule a altura dos bancos de forma que a cabeça permaneça alinhada com o painel. Dirigir com o banco muito baixo, de forma que a cabeça fique inclinada pode causar pressão no pescoço e nos ombros, além de fadiga visual.

Caso possa ajustar o assento, procure também não deixá-lo muito alto, para evitar pressão na parte de trás dos joelhos.

Além disso, o apoio da cabeça também precisa estar no lugar certo. Neste caso, o meio do encosto deve ficar na altura da linha dos olhos do condutor. Deixe se possível, uma folga de três dedos do apoio.

Regule a distância

Para saber se você está na distância correta, o motorista deve sentar com as costas esticadas. E nesta posição, conseguir pressionar a embreagem até o fim. No caso do quadril levantar, a distância está mais longe do que deveria.

O joelho neste caso, deve ficar levemente flexionado. E quando em descanso, a planta do pé deve ficar totalmente em contato com o piso.

Posicione o encosto corretamente

Saber como ajustar o banco do motorista preconiza que a coluna deve ficar totalmente em contato com o encosto. O melhor ângulo é entre 100 e 120 graus. Isso porque, o encosto mais reto pode deixar os músculos tensos, causando desconfortos.

Cheque também a posição correta dos seus braços. Ao segurar o volante seus cotovelos devem ficar levemente flexionados, sem que seja necessário deslocar os ombros do banco.

Para concluir

Para além das dicas anteriores, preste atenção também na posição do retrovisor. Eles devem estar mais abertos o possível, mostrando apenas uma pequena parte do seu carro. Fazendo isso, você vai ampliar o seu campo de visão e diminuir os pontos cegos.

E para finalizar, é importante lembrar que não existe apenas uma posição ideal. Com diferentes ajustes você muitas vezes consegue os mesmos efeitos em conforto e segurança.

E isso é até bom, uma vez que a mudança de postura se faz necessária para motoristas que permanecem um longo tempo ao volante. Assim como uma pausa de alguns minutos a cada duas ou três horas e a prática de exercícios físicos regulares.

Agora que você já sabe como ajustar o banco do motorista, é só dar a partida e seguir sua viagem com atenção.

2 Comentários

  1. Marcelo Lopes do Val

    Muito bom saber Desa dica obrigado faz muito bem para saúde vcs sesta parabéns muito legal obrigado

    Responder
  2. Elmo

    Muito interessante essas dicas ,mesmo já dirigindo a muito tempo, sempre fazemos algo errarrdo

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *