CNH Suspensa: e agora, o que devo fazer se estou com minha habilitação suspensa?

por | fev 16, 2016 | CNH Suspensa | 0 Comentários

Saiba o que fazer quando estiver com a CNH suspensa

Todo e qualquer condutor habilitado está sujeito a cometer equívocos e, com isso, infringir alguma normas de trânsito em vigor. Um momento de descuido, uma ultrapassagem em local inapropriado, pressa ou mesmo a própria falta de conhecimentos das regras de circulação e do significado das placas de trânsito podem contribuir para o cometimento de uma infração, ou pior, que se envolva em algum acidente. Dependendo da gravidade das infrações e do prazo e frequência com que elas ocorrem esses casos podem levar a um acúmulo de pontos na CNH e, por consequência, à suspensão da habilitação do condutor. Estar com a carteira de habilitação suspensa significa a suspensão do direito de dirigir qualquer veículo automotor, durante um determinado período de tempo.

Determinadas infrações, por si só, podem resultar na abertura de um processo administrativo para suspensão do direito de dirigir. O conjunto de outras infrações, gerando a soma de vinte ou mais pontos, também podem resultar no mesmo tipo de procedimento administrativo, impossibilitando você de dirigir, caso esteja com sua CNH suspensa.

Curso habilitação suspensa

Se eu estiver com a Carteira de Habilitação suspensa, por quanto tempo ficarei sem poder dirigir?

Estar com a habilitação suspensa resulta na suspensão do direito de dirigir por um período que pode variar de um mês até um ano, conforme critérios definidos nas Resoluções do CONTRAN. No caso específico da infração por dirigir sob influência de álcool a suspensão está fixada em doze meses (Lei 11.705/08).

Em todas as situações, o Código de Trânsito Brasileiro preserva o amplo direito de defesa. Para tanto, o condutor que está com a habilitação suspensa pode recorrer em três momentos:

  1. Na Defesa Prévia, quando é notificado da Infração;
  2. Nas Juntas Administrativas de Recursos de Infração, quando recebe a notificação da autuação;
  3. No CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito) quando os argumentos apresentados nos recursos anteriores não foram admitidos.

Conheça os limites para não ter sua CNH suspensa

As infrações de trânsito têm classificações próprias e pontuação crescente em função da gravidade do ato. Nas infrações leves são atribuídos 3 pontos, nas médias 4 pontos, nas graves 5 pontos e nas gravíssimas 7 pontos que são computados na CNH do condutor infrator. Ele também poderá ter a Habilitação suspensa em caso de delitos gravíssimos, como por exemplo, conduzir o veículo sob influência de álcool; prática de racha; ou excesso de velocidade em mais de 50% da velocidade permitida pela via.

A partir do momento que o motorista atinge ou ultrapassa a pontuação limite (20 pontos) no período de doze meses, é aberto um processo administrativo no DETRAN de seu estado de suspensão do direito de dirigir. Concluída essa etapa, ele é notificado a entregar sua CNH e informado sobre o tempo de suspensão. Para recuperar seu direito, o condutor deverá cumprir o prazo e efetuar o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores (CRCI).

Como consultar a situação da sua Carteira Nacional de Habilitação

O motorista pode consultar sobre sua pontuação ou se está com sua Carteira de Habilitação suspensa no site do DETRAN de seu Estado. Abaixo relacionamos os links para condutores dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, onde o Instituto ministra, na modalidade online, o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores:

curso online de reciclagem para condutores

Vantagens de realizar o curso online de reciclagem para habilitação suspensa

No curso de reciclagem para condutores feito na modalidade a distância, o motorista tem a comodidade de adequar as atividades da aula conforme o seu horário, podendo inclusive realizá-lo no conforto da sua casa ou de onde julgar mais apropriado.

método de ensino do Icetran segue os parâmetros previstos na legislação de trânsito e, assim como no modo presencial, também exige do condutor o cumprimento da carga horária de 30 horas-aula, sendo:

  • Direção defensiva: 8 horas/aula
  • Noções de primeiro socorros: 4 horas/aula
  • Legislação de trânsito: 12 horas/aula
  • Relacionamento interpessoal: 6 horas/aula

E para se inscrever no curso online de reciclagem para condutores é muito fácil. Basta o motorista acessar ao site do Icetran.

Em caso de dúvidas você pode entrar em contato com o Icetran através dos telefones (48) 3348 0856 (para Santa Catarina) ou 0800 006 9090 (para os demais estados), ou ainda pelo e-mail ead@icetran.com.br

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Situações que levam à suspensão da carteira de motorista - […] ajudar você a fazer a coisa certa, preparamos um post que mostra o que deve ser feito caso sua…
  2. Posso dirigir sem os documentos do carro? - ICETRAN - Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte - […] CNH vencida ou suspensa; […]
  3. Principais infrações que causam suspensão da CNH - Pontos Cardeais Seguros - […] 20 pontos ou mais, no período de 12 meses. Existem também algumas infrações que podem levar à suspensão da…
  4. Falsificar ou adulterar habilitação ou documento do veículo – Portal Na Tela do 190! - […] Drª. Sonia Inglat / foto: reprodução/icetran […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *