Carteira suspensa: veja como restabelecer a validade e voltar a dirigir

por | abr 4, 2018 | CNH Suspensa | 4 Comentários

Carteira de habilitação suspensa: passo a passo para restabelecer a validade sem complicaçãoA CNH é um documento cujo porte é obrigatório para quem dirige um veículo. Portanto, quem está com a carteira suspensa precisa resolver essa situação.

O direito de ir e vir é um benefício concedido a todos os cidadãos. Porém, se você deseja gozar desse direito dirigindo um veículo, saiba que, você também tem alguns deveres a cumprir.

Esses deveres incluem o porte de alguns documentos obrigatórios. É o caso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Permissão para Conduzir Veículo Automotor (PPD).

Mas, você sabia que certas atitudes podem levar a suspensão do direito de dirigir?

Quando isso acontece, a CNH fica temporariamente suspensa e você fica impedido de dirigir nesse período.

Imaginamos que, se você está aqui é porque já presenciou ou está passando por este problema no momento. Mas, fique tranquilo.

Criamos este passo a passo para você conseguir resolver sua situação e renovar a carteira de habilitação de um jeito rápido e muito prático. Acompanhe!

Para início de conversa: o que é a penalidade de suspensão do direito de dirigir?

A penalidade da suspensão do direito de dirigir é também conhecida como suspensão da CNH. Ela é uma das penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A suspensão é aplicada pela autoridade de trânsito do DETRAN que, como o próprio nome já diz, suspende temporariamente o direito do motorista habilitado de dirigir.

O prazo estabelecido depende do motivo que levou à suspensão e da gravidade da infração. Portanto, muitas são as situações que podem levar à suspensão da carteira de motorista.

Conheça os 3 principais motivos que levam a suspensão da CNH

Apesar de existirem motivos diversos para que um motorista tenha a carteira suspensa, três deles são os mais comuns. E são eles:

  • Atingir 20 ou mais pontos no prontuário (popularmente entendido como na CNH) no período de 12 meses
  • Exceder a velocidade em mais de 50% do máximo permitido
  • Dirigir sob a influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência.

Portanto, é preciso ficar atento para não acabar cometendo uma infração. Pois, ela pode levar a suspensão do direito de dirigir, e com isso da CNH.

O que fazer quando se está com a carteira suspensa?

Se você recebeu uma notificação do DETRAN para a suspensão da CNH saiba que seu problema tem solução.

Acompanhando as dicas a seguir, você pode resolver sua situação sem complicação. Vamos lá?

Identifique todas as infrações computadas no seu prontuário

Identificar todas as infrações que estão computando pontos na sua CNH é a primeira coisa que você deve fazer.

Lembre-se de dar atenção especial para as infrações que tenham sido geradas tanto nas rodovias federais, quanto estaduais ou municipais. Isso porque, estas podem ter sido emitidas sem que você as tenha assinado ou tido pleno conhecimento.

Verifique se você recebeu pelo correio todas as notificações. Se preferir, pode ainda, consultar pela internet se existe alguma multa registrada no seu prontuário.

Caso você tenha entrado com algum recurso para estas multas, confira também no DETRAN ou junto ao órgão onde você protocolou o recurso o resultado final do julgamento.

Entregue a CNH no DETRAN

Se a notificação do DETRAN informa a suspensão do direito de dirigir, já se esgotaram as fases de recurso, e não há nenhuma multa a ser anulada, entregue a CNH no DETRAN para início do prazo da suspensão.

Feito isso, você deve cumprir o prazo estabelecido longe da direção. Esse período, quando o motivo da suspensão for o número de pontos no prontuário (igual ou superior a 20), pode variar de 6 meses a um ano. No caso de reincidência no período de 12 meses, o prazo passa a ser de 8 meses a 2 anos.

Lembrando que, se a infração for por dirigir sob efeito de álcool, a Lei prevê a suspensão do direito de dirigir pelo período fixo de 12 meses.

Frequente um curso de reciclagem para resolver sua situação

Durante o cumprimento desta pena, você deve frequentar um curso de reciclagem para reaver o seu direito de dirigir, conforme previsto no código de trânsito.

Para estar em dia com o DETRAN e evitar maiores problemas faça seu curso de reciclagem no ICETRAN. O curso é 100% online e você resolve tudo de forma prática, com qualidade no aprendizado, e no tempo adequado.

Ainda ficou com dúvidas sobre como restabelecer a validade de sua carteira suspensa e voltar a dirigir?

Inscreva-se no canal Icetran em Foco no Youtube e fique por dentro! Você pode ainda acessar nosso site para enviar uma mensagem.

4 Comentários

  1. wagner campagnaro

    e o procedimento para CNH cassada!!

    Responder
  2. Geraldo César de Jesus

    A suspensão da minha CNH se deu devido exceder a velocidade em mais de 50% do máximo permitido, e com penalidade de ficar dois meses suspenso.

    Sendo possivel realizar o curso, ser aprovado, em seguida marcar o exame do DETRAN e conseguir recuoerar a carteira antes do prazo de suspensão?

    Responder
  3. Geraldo César de Jesus

    A suspensão da minha CNH se deu devido exceder a velocidade em mais de 50% do máximo permitido, e com penalidade de ficar dois meses suspenso.

    Sendo possivel realizar o curso, ser aprovado, em seguida marcar o exame do DETRAN é possivel conseguir recuperar a carteira antes do prazo de suspensão?

    Responder
  4. Wellington

    estou com 21 pontos na cnh, fiz uma reciclagem em janeiro de 2016 referente procedimento dtran de 2014 e 2015,fiquei suspenso 60 dias, o atendente disse que devo fazer a reciclagem de 2017 porque as multas são duas de agosto de 2016 e uma de fevereiro de 2017, orientando a entregar a carteira para o dtran abrir o procedimento, ficar 30 dias suspenso e fazer novo curso e prova. a pontuação das duas reciclagens e esta terceira foram adquiridas do veiculo que dei para minha filha e esta no meu nome, seria possível o dtran reconhece-la como condutora já que realmente ela está com o veículo?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *