campanhas educativas

Você já conferiu os temas e cronograma das campanhas educativas de trânsito de 2020? Então este post é para você.

No último dia de 07 de agosto foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria do Presidente do Conselho Nacional de Trânsito n. 194/2020, que estabelece a mensagem, os temas e o cronograma das Campanhas Educativas de Trânsito de 2020. Estas campanhas deverão ser realizadas nacionalmente de agosto a dezembro.

Vem conferir os temas e cronograma das campanhas para o ano de 2020!

Campanhas Educativas de trânsito em 2020

O tema das campanhas educativas de trânsito deste ano definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e que deve ser divulgada pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, é: Perceba o risco, proteja a vida.

Campanhas educativas de trânsito 2020

Em suma, as campanhas educativas devem ser promovidas em caráter nacional entre os meses de agosto a dezembro. Primeiramente, no mês de agosto o foco foi o uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil.

Já neste mês de setembro, foram definidas ações com destaques para os usuários vulneráveis e o respeito no trânsito. Em outubro, a temática escolhida será ver e ser visto. No mês de novembro os impactos sociais dos acidentes.

Então, as campanhas educativas encerram em dezembro com ações de conscientização sobre o álcool e condução (substâncias psicoativas lícitas e ilícitas).

E como a pandemia do COVID-19 afeta as campanhas educativas de trânsito?

Devido ao período de pandemia, a campanha educativa de trânsito está sofrendo adaptações para garantir a segurança sanitária.

Desta forma, todo o material de orientação está disponibilizado em meio digital e pode ser usado pelos órgãos de trânsito e gestores municipais.

Neste sentido, o DENATRAN impôs que as ações presenciais de conscientização, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com os órgãos de trânsito e do governo federal, ocorram apenas a partir de setembro. Esta foi uma iniciativa para evitar aglomerações. Entretanto, cada Município deve avaliar a sua realidade e promover as adaptações necessárias.

Ademais, o DENATRAN disponibilizou em seu site o material para uso nas campanhas e que pode ser utilizado pelos Municípios. E em caso de dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: educacaodenatran@infraestrutura.gov.br

Cada mês, um tema diferente

Desta forma, confira agora de forma detalhada os temas que estão sendo trabalhados em cada mês:

Em agosto, o tema foi:

Uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil:
O uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil é um importante fator de prevenção de lesões, ressaltando que o uso destes equipamentos salva vidas.

Em setembro são 2 temas:
  1. Usuários vulneráveis 2. Respeito no trânsito:

No mês em que ocorre a Semana Nacional de Trânsito devem ser promovidas campanhas que:

  1. Abordem a vulnerabilidade dos pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência, os quais estão mais expostos ao risco de lesões, em caso de acidente. Ademais, deve-se ressaltar a fragilidade inerente a esses usuários. Ademais, deverá ser feito especial enfoque nos motociclistas e ciclistas, entregadores, em face do crescente número de fatalidades envolvendo estes usuários. E ainda, destaque para o uso de capacete, que pode salvar vidas.
  2. Abordem a relação de violência e conflitos entre os usuários do trânsito, reforçando seu caráter coletivo e abordando a importância de cuidar de si e do outro.
No mês de outubro, o tema é:

Ver e ser visto:

A campanha educativa de outubro deve apontar para a importância de ver e ser visto no trânsito. Neste sentido, o enfoque especial deverá ser nos motociclistas, ciclistas e pedestres, para que vejam e sejam vistos em distância e tempo, suficientes para evitar acidente.

Em novembro, o tema será:

Os impactos sociais dos acidentes

O intuito é  trazer o tema do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito (terceiro domingo de novembro) campanhas devem levar a uma reflexão sobre como as sequelas psicológicas e sociais impactam a vida das vítimas e de seus familiares depois do acidente.

Além disso, promoção de ações para atendimento dos lesionados e de suas famílias pós acidente de trânsito são incentivadas.

Bateu seu veículo recentemente? Saiba tudo o que você precisa saber para não sair no prejuízo quando bater seu veículo.
E em dezembro o tema será:

Álcool e condução (substâncias psicoativas lícitas e ilícitas):
Em decorrência das festas de fim de ano, deve-se alertar motociclistas e condutores sobre os riscos de pilotar ou dirigir após consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas.

Também, incentiva-se a promoção de ações integradas com a fiscalização.

As campanhas educativas de trânsito são de grande importância para a conscientização da população para os perigos do trânsito e a adoção de comportamentos seguros. Precisa se atualizar quanto à estes temas? Então, confira nossos cursos em icetran.com.br, muitos agora em formato 100% online! Educação de forma rápida e prática.

Além disso, disponibilizamos conteúdos semanais sobre trânsito e transporte em nosso canal do YouTube! Os temas são variados com vídeos de 5 a 10 minutos.

Cursos de trânsito

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *