Calor no trânsito: saiba que cuidados tomar ao dirigir no verão

por | jan 23, 2019 | Saúde | 0 Comentários

calor no trânsito

Com as altas temperaturas, entrar no carro e enfrentar o trânsito requer cuidados. Saiba o que fazer para garantir o seu bem estar.

Com as altas temperaturas do verão driblar o calor no trânsito se torna um desafio. Mas, não é só com o sol escaldante que as pessoas precisam ter cuidados. Afinal, é bastante comum, principalmente ao final do dia, que tempestades aconteçam. Dessa forma, a segurança no trânsito se torna um item obrigatório para quem está nas ruas.

Confira algumas atitudes preventivas e cuidados que você pode tomar para lidar melhor com o calor excessivo no carro e dirigir com total segurança.

Prevenção e cuidados para lidar com o calor no trânsito

Para manter a saúde em tempos onde os termômetros estão nas alturas, sombra e água fresca são um santo remédio.

Agora, quando é preciso entrar no carro e pegar as ruas o motorista pode enfrentar certo sufoco. Mais ainda se o carro estiver exposto ao sol, sem a proteção de uma sombra.

Evitar a situação, nem sempre é possível. Então, descubra algumas saídas que podem ajudar a enfrentar o calor no trânsito, mantendo o carro, motoristas e passageiros longe dos problemas.

Cuidados ao entrar no carro quente

Entrar no carro quando ele está estacionado no sol é uma experiência nada confortável, e perigosa também. O sol cria um tipo de efeito estufa dentro do carro, jogando a temperatura lá no alto, tornando impossível de aguentar o bafo que fica lá dentro de janelas fechadas.

Para enfrentar a situação sem prejuízos à saúde, ao entrar no carro quente, primeiro abra os vidros e saia com o veículo. Só depois ligue o ar condicionado.

Como medida complementar, ao estacionar, use o protetor laminado no painel. Ele ajuda a impedir o aumento da temperatura no interior e protege o carro.

Fique de olho na previsão do tempo

As chuvas de verão são perigos que os motoristas precisam saber como lidar, além do calor no trânsito.

Diante disso, é importante tomar os devidos cuidados para evitar a aquaplanagem. Ou seja, saber conduzir o veículo quando existe água na pista, mas também cuidar para que os pneus estejam em bom estado para circular.

Nada de rodar com os pneus carecas ou com a calibração incorreta, correto? Lembre-se que a vida deve estar em primeiro lugar.

Escolha os melhores horários para dirigir

O calor excessivo costuma baixar a pressão arterial, o que pode gerar sonolência e até desmaios.

Então, para evitar acidentes, não pegue a estrada logo após as refeições ou em horários onde a incidência de sol costuma ser mais intensa.

Tenha também uma garrafinha de água sempre por perto, para manter o corpo hidratado. E não esqueça de usar também itens de proteção solar. Óculos e bonés amenizam a luminosidade, garantindo que o sol não atrapalhe a sua visão.

No mais, use protetor solar, respeite a legislação e só assuma o volante quando estiver descansado. Dirigir com sono tem efeitos semelhantes daqueles ao misturar álcool e direção. Por isso, fique atento!

Mantenha as revisões do carro em dia

Além de cuidar da sua saúde para enfrentar o calor no trânsito, zele também pelo bem estar do seu companheiro de viagem: o seu veículo.

O efeito das altas temperaturas podem superaquecer o motor e deixar você na mão. Para não correr esse risco, mantenha a revisão em dia e acompanhe os níveis de água do veículo.

Agora é sua vez de praticar

Depois de conhecer essas dicas o próximo passo, então, é colocar todas as ideias em prática.

Antes de encerrar uma lembrança: saiba-se que o sol escaldante pode ser ainda pior para os pedestres nas ruas. Então, seja gentil e dê a preferência, sempre colocando a vida em primeiro lugar.

Aproveite o momento para compartilhar com a gente suas experiências. O que você tem feito para driblar o calor no trânsito? Tem alguma recomendação para dividir com nossos leitores? Deixe o seu comentário.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *