7 atitudes seguras e rituais para incluir no trânsito e viver bem

por | jul 24, 2019 | Direção Defensiva | 0 Comentários

atitudes seguras no trânsito

Para evitar os efeitos nocivos do trânsito é preciso cuidar da gente mesmo e manter o respeito pelo outro.

Conseguir se desligar do caos dos engarrafamentos, dos xingamentos e de todo efeito negativo que essas condições podem gerar pode parecer um desafio. Mas, priorizar atitudes seguras no trânsito e encontrar valor nos pequenos gestos que fazemos para manter nosso corpo e nossa mente saudáveis, além de necessário, traz enormes benefícios.

O trânsito se torna mais seguro, poupamos a nossa energia e influenciamos também na qualidade de vida das outras pessoas.

Pensando nesses benefícios, decidimos compartilhar aqui algumas sugestões de práticas para ajudar você a manter a calma no trânsito e viver melhor.

Confira 7 atitudes seguras no trânsito que vão te ajudar a cultivar o bem estar físico e emocional

Independente do papel que você desempenha no trânsito – seja de motorista, motociclista, ciclista ou pedestre – cada um de nós deve fazer a sua parte para criar um trânsito mais humano e saudável.

Afinal, se queremos transformar este espaço em um lugar prazeroso e agradável para passarmos o nosso tempo, a mudança deve começar por nós mesmos.

Mas, você não precisa encarar essa tarefa como uma obrigação. Acima de tudo, enxergue-a como um exercício de auto proteção e cuidado com os outros a sua volta. Assim tudo fica mais leve e gratificante.

Bora dar os primeiros passos?

1 – Escute o seu corpo antes de pegar a estrada

Essa dica é essencial e vai te ajudar a seguir todas as outras. Afinal, precisamos estar bem para encarar o volante.

Portanto, analise o seu estado físico e emocional antes de pegar a estrada e só decida assumir o volante se estiver bem disposto. Do contrário você vai estar colocando a sua vida e a dos demais em risco.

2 – Coloque a sua atenção no momento presente

Se manter focado naquilo que acontece ao nosso redor, mantendo-se longe do celular e de outras distrações que possam tirar a nossa atenção no trânsito é crucial. Evita acidentes e ajuda você a desfrutar do roteiro com calma e alegria.

3 – Mantenha por perto quem te faz bem

Dividir a carona com amigos e pessoas que nos fazem bem é uma grande terapia, e um jeito poderoso de recarregar as nossas energias. O trajeto fica mais animado e essa é uma excelente maneira de você blindar o seu humor e evitar o estresse.

4 – Ouça uma boa música

Em meio a tantos afazeres diários cuidar da sua playlist é talvez a última coisa que você vá dar atenção. Mas, não deveria.

Afinal, ouvir uma boa música enquanto você está dirigindo pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde. Desfrutar desses momentos, principalmente pela manhã, é um presente bem gostoso que você pode se dar e que vai sustentar a sua energia ao longo do dia.

5 – Fique bem na sua própria companhia

Tem horas que a gente precisa ficar um tempo só. Curtir a solitude para colocar os pensamentos no lugar. São momentos assim que ajudam a clarear nossos sentimentos e a nos conectar com a gente mesmo.

Então, porque não aproveitar desse tempo, sozinhos dentro do carro, para fazer isso?

6 – Relaxe alongando seu corpo

Ficar parado em congestionamentos, ou até mesmo, por conta dos movimentos repetitivos que fazemos ao dirigir pode deixar a musculatura do nosso corpo bastante tensa.

Então, aproveite as pequenas pausas no percurso para alongar o corpo. O ato produz endorfina, um analgésico natural do nosso corpo, que gera uma sensação de bem-estar, mesmo apesar do cansaço.

7 – Não se deixe levar pelo mau humor alheio

Muitas vezes a rotina diária, a pressão e as cobranças alheias nos fazem desconectar daquilo que é realmente importante: a nossa saúde física e emocional. E saber manter o equilíbrio em meio ao caos é uma forma de conhecer os próprios limites e nos manter saudáveis. Permaneça na sua vibração e siga no seu ritmo com positividade que está tudo bem.

Se você tiver outra dica de segurança e autocuidado que possa ser incluída no trânsito e queira compartilhar conosco, comente aqui para que mais gente possa se inspirar também.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *