Ultrapassar a velocidade, dirigir ao celular e avançar o sinal vermelho são atitudes que podem gerar multas de trânsito, e tornar a CNH suspensa ao somar pontos à carteira, isso porque o Código de Trânsito brasileiro utiliza este Sistema de Pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De forma geral, todo motorista recebe sua CNH zerada e pode somar, no máximo, 20 pontos em infrações até ter sua carteira suspensa. As infrações variam entre leves (3 pontos), médias (4 pontos), graves (5 pontos) e gravíssimas (até 7 pontos) e cada infração tem abatimento automático após 12 meses da ocorrência.
Com campanhas por todo o país, algumas infrações são bastante conhecidas pelas pessoas. Por exemplo, dirigir embriagado é considerada uma multa gravíssima e torna diretamente a CNH suspensa. Mas, nem todas as regras de trânsito estão em pauta para a sociedade.
Conheça agora as mais incomuns e comuns multas de trânsito e suas pontuações correspondentes e evite ter a carteira suspensa:
1. Não se esqueça dos óculos
A necessidade do uso de lente corretiva para visão é atestada durante o exame médico. Neste caso, vale o que está na carteira. Por isso, ao passar por uma cirurgia de correção, é importante que ela seja comunicada ao Detran, caso contrário, a multa é considerada gravíssima (até 7 pontos).
2. Uso do cinto de segurança ainda é uma das multas de trânsito mais comuns
O uso do cinto é obrigatório, todo mundo sabe, mas ainda assim é considerada uma das penalidades de maior ocorrência. A regra vale tanto para motoristas quanto para passageiros. A penalidade é grave (5 pontos), e apesar de não se configurar como crime de transito, pode ser considerada gravíssima (até 7 pontos) se houver o transporte de crianças sem o item de segurança.
3. Cuidado nos dias de chuva – parte 1
Poucas pessoas se atentam, mas arremessar água em pedestres em dias de chuva é considerado penalidade média (4 pontos). Além da falta de respeito, a ação também prevê multa. Fique atento, você não vai querer ter a carteira suspensa por somar pontos pela falta de atenção com os pedestres.
4. Cuidados em dias de chuva – parte 2
Ainda em condições adversas de clima, citamos outra infração que pode passar desapercebida pelos motoristas. Segundo o Código de Trânsito, não acionar o para-brisas durante a chuva é considerado multa grave (5 pontos).
5. Mãos no volante sempre
Mesmo que o condutor tenha a habilidade de dirigir com apenas uma mão no volante, a regra é clara: manter uma mão no volante só é permitido “quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo ou acionar equipamentos e acessórios do veículo”. Neste caso, a infração é média (4 pontos).
Esta penalidade nos leva, então, a outra mais conhecida: usar o celular ou outro equipamento de distração. Estas multas de trânsito são consideradas médias, e somam 4 pontos na carteira.
6. Buzinar sem motivos
Buzina demais incomoda e muito. Se você não quiser ter somados 3 pontos na carteira, evite buzinar de forma prolongada e sem motivos. Apesar de ser uma infração leve, o artigo 41 versa que o uso sonoro do equipamento (que é obrigatório nos veículos) só deve ser feito de maneira breve em advertências que tenham como objetivo evitar um acidente e fora das áreas urbanas para sinalizar a outro condutor que se quer ultrapassá-lo.
7. Emergências
Uma infração bastante recorrente em noticiários é não prestar socorro às vítimas de acidentes. Por isso, é sempre bom relembrar que a penalidade é considerada gravíssima com perda de sete pontos da carteira. Algo que poucos sabem é que deixar de prestar socorro entra no rol das multas de trânsito que podem tornar a CNH suspensa mesmo sem a soma completa dos pontos!
Outra infração gravíssima, é deixar da dar passagem à veículos de salvamento, socorro e bombeiro usando alarme sonoro e iluminação intermitente. Além disso, aproveitar a passagem desses veículo, seguindo-os, é infração grave (5 pontos).
8. Não esqueça de abastecer
Pouca gente sabe, mas é importante ficar de olho no marcador de combustível. Ficar parado no trânsito por não abastecer o carro é infração média e soma 4 pontos na carteira de habilitação.
9.Cuidado com a bicicleta
O trânsito é lugar de todos, motoristas, pedestres e ciclistas. Assim, é considerada infração gravíssima (7 pontos) não dar preferência à passagem de pedestres e não reduzir a velocidade ao ultrapassar ciclista. Além disso, estacionar sobre ciclofaixa ou ciclovias é infração grave (5 pontos)
Aprender e entender as regras de trânsito não é apenas uma forma de evitar pontos na carteira, mas também de transitar e perpetuar a segurança.
E você? Está com sua carteira suspensa? Acesse a página do Icetran e saiba mais sobre o nosso curso!