Aplicativos de trânsito: conheça 5 aplicativos essenciais para quem está tirando a primeira CNH ou já é craque no volante.

por | abr 26, 2017 | Aplicativos de trânsito | 0 Comentários

Com consciência, bom senso e educação, usar a tecnologia dos aplicativos de trânsito é uma forma inteligente de fugir do estresse e tornar o trânsito melhor para todos.

Celular e direção são coisas que definitivamente não combinam. Quem usa o telefone em trânsito, além de estar cometendo uma infração, pode ter sua atenção desviada e ainda, causar sérios acidentes.

Entretanto, os Smartphones, ora vistos como vilões, podem também funcionar como amigos importantes quando precisamos de mais agilidade. Os aplicativos de trânsito são ótimos recursos para as horas difíceis como tráfego, localizar vagas de estacionamento, pedir um guincho, etc.

A tecnologia móvel, presente no uso dos aplicativos, pode ser uma grande aliada na educação para o trânsito, para obter descontos em multas, controlar despesas com veículos ou ainda, procurar por serviços de resgate em uma eventual emergência.

Tudo isso, desde que o condutor utilize seu Smartphone antes de assumir a direção do seu veículo.

E isso vale para quem estiver tirando a primeira CNH ou para quem já é craque no volante.

Munir-se de informações legais e usar a tecnologia a este favor é sempre benéfico. Ainda mais quando o assunto é trânsito.

5 ótimos aplicativos de trânsito para baixar em seu smartphone

Se você é adepto destas tecnologias, vai gostar das 5 dicas de aplicativos de trânsito que levantamos para tornar o seu cotidiano mais leve e seguro. Acompanhe:

Sistema de Notificação Eletrônica (SNE): interatividade e descontos em multas

O sistema, desenvolvido para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), foi criado com o intuito de facilitar a comunicação de infrações de trânsito pelos órgãos autuadores, tornando-a mais ágil e eficiente, e permite que condutores cadastrados na ferramenta tenham descontos no valor das multas interestaduais de trânsito.

Isso porque o App está de acordo com a Lei Federal 13.281, que define o pagamento da multa por 60% do valor estabelecido, quando o cidadão tiver optado pela notificação eletrônica.

Para usar as funcionalidades, basta criar uma conta pessoal e cadastrar placa e código Renavam do automóvel.

Com este aplicativo de trânsito, o usuário pode conhecer detalhes da multa, reconhecer a infração, copiar o código de pagamento e ainda baixar o formulário de indicação do condutor responsável pela infração.

A ferramenta está disponível para smartphones das plataformas Android e iOS.

App de trânsito Dirija: focado nas leis de trânsito

O aplicativo é uma ótima indicação para pessoas que desejam tirar sua primeira habilitação, mas essencial também para qualquer motorista.

No exercício dos nossos deveres como cidadão está o conhecimento e a compreensão da legislação, o que inclui as leis de trânsito.

E é justamente neste ponto que o App Dirija trabalha. Entre as funcionalidades da ferramenta o usuário vai ter acesso ao Código de Trânsito Brasileiro, podendo estudar as regras de trânsito e o significado de todas as placas.

O Aplicativo de trânsito está disponível apenas para plataforma Android.

App Onde Parei: te leva ao encontro do seu carro

Se você costuma passar por apertos, encontrando dificuldades para localizar onde estacionou seu carro, esse aplicativo foi feito pra você.

O aplicativo utiliza o sistema de GPS do seu celular para marcar a localização em que o veículo foi estacionado, independente do local em que você o tenha parado.

A usabilidade da ferramenta é bem simples. Ao estacionar em uma vaga, o condutor deve abrir o aplicativo e apertar no botão marcar. Ao voltar ao encontro do veículo basta apertar na lupa indicada na tela, para o app mostrar a posição em que seu veiculo se encontra.

O app tem ainda alguns alertas, e está disponível gratuitamente para Android e IOS.

Aplicativo Carrorama: controle dos gastos do veículo na palma da mão

Economia é a palavra da vez do nosso dicionário cotidiano. E foi para ajudar nesta árdua tarefa que o App Carrorama foi criado.

Visualmente agradável e intuitivo, o aplicativo se destina a controlar os gastos que podem envolver um carro ou uma moto. Isso inclui desde a manutenção, até outras despesas como gastos com estacionamento, abastecimento de combustível, financiamento, seguros, impostos, e outras mais.

O aplicativo traz ainda outras funcionalidades como alertas, históricos, relatórios e telefones úteis. É gratuito e está disponível para Android e iOS.

55Guinchos: para localizar e pedir pelo resgate do veículo

Na linha dos serviços colaborativos, o 55Guinchos promete atuar na medida para pessoas que não possuem seguros para carros.

O aplicativo se destina a localizar o serviço de resgate mais próximo do usuário, mostrando em tempo real, o trajeto que o guincho está fazendo até o veículo.

O aplicativo é gratuito, e você só vai pagar caso precise usar o serviço.

Além do guincho, você pode ainda solicitar a troca de pneus, recarga da bateria, pane seca e chaveiro, 24 horas por dia, sete dias na semana.

Mas por enquanto, o app está disponível apenas para smartphones com sistemas Android e cobrem somente o território da grande Sao Paulo – incluindo Guarulhos, Osasco, Diadema e a região do ABC, além da capital.