3 dicas para lembrar dos sinais de trânsito

por | maio 25, 2016 | Sinais de Trânsito | 0 Comentários

Dicas para lembrar dos sinais de trânsitoPrecisamos admitir que conquistar a sonhada habilitação para dirigir não é uma tarefa das mais fáceis. E uma parte disso se deve as muitas memorizações que são necessárias tanto na parte teórica quanto na prática das provas de habilitação. Para auxiliar você nesta difícil tarefa, separamos 3 dicas para lembrar dos sinais de trânsito.

Memorizar os sinais e placas de trânsito são essenciais. Talvez, por serem tão importantes, muitas pessoas têm uma dificuldade muito grande em guardar todos os sinais e placas de trânsito, fato que pode levar a uma reprovação no exame teórico da habilitação ou pior: a um acidente no trânsito. Para não correr nenhum destes riscos, siga os nossos conselhos a seguir:

Dicas para lembrar dos sinais de trânsito

Dicas para lembrar dos sinais de trânsito 1: Cores e tipos de placas de trânsito

Para não falhar na hora de decorar e aprender todos os sinais de trânsito é importante saber que eles estão organizados em categorias separadas e cada uma delas possui uma cor e característica de formato dominante. São elas:

  • Placas de regulamentação: Informa aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias urbanas e rurais. são majoritariamente circulares, com um contorno vermelho, fundo branco e com os caracteres e informações na cor preta. Dizem respeito aos limites de velocidade, permissão ou proibição de mãos, guias e se é permitido ou não estacionar em determinado lugar. O desrespeito a estes sinais constitui infrações do Código de Trânsito Brasileiro.
  •  Placas de sinalização de obras: Têm como característica identificar seu caráter temporário; que sejam preservadas as condições de segurança e fluidez do trânsito e de acessibilidade; que os usuários sejam orientados sobre caminhos alternativos. Estas placas de trânsito são todas amarelas, com formato de losango ou retangular, com os caracteres em preto. São geralmente mais intuitivas do que as primeiras, talvez por terem mais informações combinadas com as visuais.
  •  Placas de advertência: Alerta aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais. Estes sinais de trânsito são quase todos em formato de losango de cor amarelo-neon. Indicam o que você pode ou não pode fazer naquele determinado espaço e o que o espera mais à frente (curvas, bloqueios, ruas sem saída e passagem de animais, por exemplo);
  • Placas de indicação e orientação de destino: As Placas de Identificação podem ser nas cores branca ou azul e posicionam o condutor ao longo do seu deslocamento ou com relação a distâncias ou ainda aos locais de destino. As Placas de Orientação de Destino podem ser verdes ou azuis e indicam ao condutor a direção que o mesmo deve seguir para atingir determinados lugares, orientando seu percurso e/ou distâncias.
  • Serviços auxiliares e educativas: As Placas Educativas são brancas e têm a função de educar aos usuários da via quanto ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito. Podem conter mensagens que reforcem normas gerais de circulação. As Placas de Serviços Auxiliares são azuis e indicam aos usuários da via os locais onde os mesmos podem dispor dos serviços indicados, orientando sua direção ou identificando estes serviços. Azuis e retangulares, estes sinais de trânsito geralmente aparecem nas estradas indicando serviços próximos, como hotéis ou abastecimento. Outras aparecem nas vias urbanas, como as que indicam hospitais e estacionamentos. São também muito intuitivas e não precisam de tanta memorização como as duas primeiras;
  • Placas de atrativo turístico: As Placas de Atrativos Turísticos indicam aos usuários da via os locais onde os mesmos podem dispor de atrativos turísticos existentes, orientando sobre sua direção ou identificando estes pontos de interesse. São marrons, quadradas ou retangulares. Estas placas de trânsito sempre estão próximas aos pontos turísticos para indicar como chegar até eles ou a que distância eles se encontram.
  • Outras sinalizações: Além destes tipos principais, ainda existem as placas de Fiscalização Eletrônica, que indicam locais onde as vias são monitoradas ou fiscalizadas com lombadas, radares, etc, e os Dispositivos Auxiliares que têm a função de proteger os condutores nas questões de perigo, alinhamento e alerta.

Dicas para lembrar dos sinais de trânsito 2: Jogos e testes online

Nada melhor do que um bom joguinho ou teste para distrair a cabeça, não é mesmo? Mas, que tal aprender e memorizar um pouco mais sobre as placas de trânsito para mandar bem no seu exame teórico e na hora de dirigir? Existem alguns jogos e testes online que podem ajudar muito na hora de lembrar e entender o que cada placa significa. Nestes tipos de testes, você se empenha em aprender e nem percebe. Uma rápida pesquisa sobre memorização de placas em sites de buscas e você logo encontra alguns deles.

Dicas para lembrar dos sinais de trânsito 3: Cursos de trânsito

O último item apenas tem real serventia, se você já tem algum conhecimento ou já estudou e memorizou um pouco os sinais de trânsito. Se você não tem nenhum conhecimento, é difícil se sair bem, tanto nos jogos online como no exame teórico e na hora de dirigir. Por isto, se preparar bem e memorizar as placas de trânsito são atitudes muito importantes. Existem cursos relacionados ao trânsito, que os alunos não precisam decorar todas as placas para se sair bem. Talvez eles sejam a melhor solução para você na hora de memorizar as placas.

Gostou das dicas e quer conhecer mais sobre os cursos de memorização de sinais de trânsito? Não deixe de conhecer mais sobre o Icetran e nossos cursos.